6 estratégias para aumentar as vendas de sua empresa!

Há momentos em que o empresário se vê no dilema entre a queda das vendas e a necessidade de aumentar as receitas.

Seria muito tranquilo se fosse possível aumentar os preços, mas essa estratégia pode se tornar muito equivocada em um mercado altamente competitivo, em que os clientes procuram por qualidade e melhores preços.

Diante dessa situação, o empresário precisa montar estratégias diferenciadas. O primeiro passo é identificar as potencialidades da empresa e quais os seus pontos vulneráveis.

A partir desse ponto, deve-se começar a analisar e tomar decisões. Confira as 6 estratégias que te ajudarão a aumentar as vendas na sua empresa!

1) Organize os processos do negócio

Podem surgir maneiras de aumentar a lucratividade da empresa por meio da redução de custos. A forma de fazer isso é analisando todos os procedimentos adotados pela empresa, desde os fornecedores até o pós-venda. Esses são os processos empresariais essenciais.

Sem eles, não há um produto ou serviço final. Podem ocorrer várias situações, como remanejamento de pessoal, instalação de equipamentos automatizados, alteração das atividades de cada processo. Logo, é uma verdadeira análise interna do negócio.

2) Projete suas estratégias pensando em seu diferencial

Um dos maiores pontos estratégicos para uma organização obter boa participação no mercado é o diferencial do produto, que pode ser, inclusive, demarcado pela economia de experiência. Isso significa que, mais que vender um produto, ela venda uma experiência agradável ao cliente, adicionando serviços.

É encontrar aquele momento mágico que faz os consumidores comprarem um produto sem realmente estarem precisando dele.

3) Tenha um excelente relacionamento com sua clientela

Devemos sempre cuidar dos hábitos e preferências de nossos clientes. Saber quando comprar, em que quantidade, em que situação e quais são suas necessidades.

Para isso ser colocado em prática, é necessário que o empresário invista em um sistema de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e treine seus funcionários para utilizá-lo.

como aumentar as vendas4) Amplie sua atuação geográfica para aumentar as vendas

Se a concorrência está muito acirrada em seu mercado de atuação, procure ampliar a extensão geográfica de seus clientes. Procure por parcerias em outras cidades ou estados.

Crie uma ação de divulgação e propaganda sem grandes necessidades de capital para tal estratégia. Podem ser utilizados meios de divulgação da internet, como links patrocinados no Google e outros provedores desse tipo de serviço, além das redes sociais.

O empresário deve se antecipar a essa estratégia e definir, também, a distribuição e a logística para atendimento ao futuro cliente.

5) Use a localização eletrônica (e-localização) por meio de smartphones

Esse recurso é pouco utilizado no Brasil ainda, mas tem um bom resultado. Normalmente é realizado por intermédio de uma empresa de marketing digital. São serviços para pessoas que estão fora de sua origem, em geral viajantes a trabalho ou turistas.

Conforme eles vão se aproximando de locais como restaurantes, farmácias, lojas especializadas, vão aparecendo sugestões nos celulares. O retorno paga o investimento realizado.

6) Invista na expertise da equipe de vendas

A equipe de vendas não pode se basear apenas nos modelos básicos de estratégias de vendas. Ela precisa ser capacitada para criar um certo relacionamento entre vendedor e cliente, como se fossem íntimos.

Muitas pessoas são fiéis a vendedores que sabem cativá-las. Um bom exemplo disso é o corretor de seguros: o cliente sabe que, se acontecer um sinistro, ele estará ao lado, ajudando a desenrolar os fatos e representando um mecanismo de comunicação entre o cliente e a seguradora. Esse tipo de serviço não tem preço.

Quando o empresário ainda tem dúvidas de como montar suas estratégias para aumentar as vendas, é o momento de procurar um suporte especializado, como a figura de um consultor empresarial.

Muitos comentam que as consultorias são excessivamente caras e não são acessíveis para pequenas e médias empresas, mas os tempos mudaram. Há muitas empresas de consultoria que vendem pacotes acessíveis para PME’s.

Conheça também:

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!