6 principais erros em gestão de equipes que você não deve cometer

Você, gestor de uma equipe, com certeza já se deparou com algumas ações que desmotivaram seus liderados e não surtiram em bons resultados.

Mas será que você sabe identificar quais foram esses erros? Fazer uma análise da sua forma de gerir pessoas e buscar um plano de ação rápido e eficiente é importante para poder recuperar a confiança de sua equipe e, assim, conduzir seus colaboradores ao desenvolvimento.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos os seis principais erros em gestão de equipes e a solução para cada um deles. Continue a leitura e elimine-os definitivamente da sua empresa! Vamos lá?

Não admitir falhas

Errar é humano, e todos sabem disso — inclusive sua equipe. A diferença entre as pessoas está na forma como cada um lida com esses erros. Os funcionários valorizam os gestores que têm a humildade de admitir seus enganos e que buscam melhorias.

Quando o gestor erra e insiste em suas falhas, a equipe fica desmotivada por acreditar que o próprio líder não procura o aperfeiçoamento e que só sabe apontar as falhas dos outros.

Não inovar

A inovação no processo de gestão de equipes é fundamental para manter os funcionários engajados. O gestor deve estar atualizado quanto às novas tecnologias e ferramentas de gestão de pessoas: as características dos trabalhadores estão mudando rapidamente, assim como o mercado e os clientes.

Nesse contexto, a empresa que melhor se adequar a essas transformações e criar procedimentos inovadores irá se destacar no mercado.

Não planejar

O planejamento é um fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional. A empresa que se deixa levar pelo mercado e suas tendências, sem planejar aonde quer chegar, dificilmente terá destaque e será competitiva.

Faça um planejamento para você e sua equipe de curto, médio e longo prazo, orientando seus colaboradores para atingir os objetivos traçados.

Não ser um exemplo

Um bom líder deve estar alinhado aos valores da empresa e agregar valor em cada atividade que executa. Os funcionários se desmotivam quando veem que seu líder ensina de uma maneira e cobra por determinados resultados, mas, na hora de agir, é totalmente contrário ao que diz.

Contudo, quando o gestor é condizente em suas atitudes, ele faz com que sua equipe seja mais integrada e mais confiante no trabalho e na gestão.

gestão de equipes Criar uma equipe dependente

Procure treinar sua equipe para que ela consiga realizar as atividades sem que dependam de você. Assim, você poderá supervisionar as atividades de forma mais eficaz, pois não estará sobrecarregado.

As atividades centralizadas por parte dos líderes demonstram falta de confiança na equipe, limitando tanto seu trabalho quanto o crescimento de seus liderados.

Não estabelecer metas claras

A comunicação clara das metas conduz seu time a bons resultados e, portanto, elas devem ser estabelecidas para todos os funcionários da equipe, independentemente do cargo que cada um ocupa na empresa.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados: para que gerem bons resultados, as metas devem ser alcançáveis, específicas, temporais, relevantes e mensuráveis.

O papel de gerente já não tem mais espaço nas organizações que buscam crescimento em um mercado que está cada vez mais dinâmico, perdendo seu lugar para os gestores que exercem o papel de líder.

A forma como o líder gera sua equipe reflete na motivação de seus colaboradores, na produtividade da equipe e nos resultados da organização. Para fazer isso de forma eficiente, é necessário constantemente buscar conhecimento e melhorias em sua capacidade de gestão de pessoas.

Conheça também:

Plano de negócio para clínicas

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!