Conheça a importância da inovação em tempos de crise

Existe o mito de que em tempos de recessão econômica, toda empresa deve cortar os investimentos em desenvolvimento de novos produtos e serviços. Essa afirmativa não é correta assim, pois a inovação em tempos de crise se torna ainda mais necessária.

As pessoas e as empresas estão buscando nesses períodos de escassez financeira soluções inovadoras para seus problemas, o que traz a máxima de que na crise surgem as melhores oportunidades — e acredite: elas surgem mesmo!

Se você prestar bem atenção, é nesses momentos que as pessoas falam mais sobre suas necessidades, e se a sua empresa souber se aproveitar disso, estará muito à frente da concorrência.

E para te mostrar como dar esse passo, o post de hoje trará algumas dicas sobre como você pode implementar uma cultura inovadora na sua empresa e se beneficiar disso. Acompanhe a seguir!

Inovação em tempos de crise

Inovação é quando um serviço, produto, processo, método de marketing ou sistema organizacional novo — ou significativamente melhorado — é lançado no mercado e tem boa aceitação, ou seja, gera lucros para o empresário. Para ser inovador, é preciso fazer diferente, mas também é necessário que os seus clientes comprem a ideia.

O primeiro passo para inovar é fazer uma pergunta, e essa deve estar de acordo com os propósitos da empresa. Por exemplo: “Como posso diferenciar meu produto do meu concorrente?”; “Como melhorar o posicionamento do meu produto?”; “Como diferenciar o meu atendimento ao cliente?”

Fazer plano de negócios ou planejamento estratégico

Para conseguir implementar a inovação em tempos de crise é preciso, em primeiro lugar, investir algum tempo em planejamento. Se você ainda não abriu sua empresa, certamente você precisará de um plano de negócios.

Se o seu empreendimento já está funcionando, faça um planejamento estratégico. Esses dois documentos altamente estratégicos irão direcionar o seu negócio para as metas e para os planos de ação que ajudam a alcançar a vantagem competitiva.

Gerar mais ideias

Nem toda ideia se transforma em inovação, mas toda inovação começa por uma ideia. Por isso, a geração de ideias é tão importante dentro da empresa! E ela deve ser feita de maneira sistemática.

Seja por brainstorming, seja por caixa de sugestões, as ideias coletadas precisam ser processadas, analisadas e o gestor precisa dar um retorno para a pessoa que fez a sugestão.

As pessoas precisam saber que não serão julgadas e que não existe certo ou errado: o importante é contribuir!

Analisar os riscos

Quanto mais inovador for um processo, produto ou serviço, mais riscos ele envolverá. A inovação em tempos de crise também precisa de cautela. Por isso, é importante, quando houver um produto ou processo inovador em desenvolvimento, investir em análise de riscos.

Teste o seu produto antes de lançá-lo ao mercado, pois os investimentos em marketing e em produção são bastante altos, sendo importante saber se ele terá aceitação dos clientes.

 Inovação em tempos de criseFazer parcerias

Quando duas ou mais empresas trabalham juntas em prol de um objetivo comum, os recursos (financeiros, humanos, intelectuais) se unem para formar algo muito mais consistente do que seria se fosse um só empreendimento.

Os empresários precisam estar abertos a parcerias, seja com outras empresas, com institutos de ensino e pesquisa, universidades etc.

Ouvir o cliente

A inovação em tempos de crise requer, mais do que nunca, que a empresa ouça o que o cliente quer dizer. Para que a empresa consiga fornecer as melhores soluções, é necessário antes saber quais são os problemas do mercado. Por isso, estar atento para o que os clientes dizem é tão importante.

A inovação em tempos de crise é necessária para a empresa que quer sobreviver e ter vantagem sobre os concorrentes.

Para isso, é necessário planejamento e mão na massa. Ainda tem alguma dúvida ou quer fazer algum questionamento? Então deixe o seu comentário e participe da conversa.

Conheça também:

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!