Entenda a importância da Pesquisa de Mercado

Informação: o bem mais precioso

A importância da pesquisa de mercado nasce do fato de estarmos em tempos de alta competitividade. As empresas que pesquisam mais dados e informações que as ajudam a entender melhor clientes, concorrentes, tecnologias e processos conseguem uma excelente vantagem competitiva perante a concorrência. E a informação é tida hoje como o bem de maior valor, mais precioso, de uma empresa.

Na era dos computadores, celulares e Internet, a informação (ou o conhecimento) se transformou na mais importante ferramenta empresarial. Estamos na Era da Informação. E é isso leva à grande importância Pesquisa de Mercado, pois ela é um dos meios mais eficazes de se obter esse conhecimento.

A Pesquisa de Mercado

O termo Pesquisa de Mercado é classicamente usado no estudo de oferta e demanda de um dado setor da economia. No artigo “O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado” pode ser vista uma abordagem mais conceitual e neste artigo focamos a importância da pesquisa de mercado.

Conhecer o posicionamento da empresa

Como sua empresa está posicionada em relação aos concorrentes e clientes é uma das informações mais preciosas a serem obtidas com uma pesquisa de mercado. É muito útil saber a posição da empresa em diversos rankings: volume de vendas, qualidade, tecnologia, preferência e imaginário dos consumidores etc.

E pode e deve ser fragmentado por produto, região, tipo de consumidor etc. Plano Estratégico e, principalmente, Plano de Marketing feitos sem pesquisa é muito impreciso e pode levar a sérios erros.

Verificar a satisfação dos seus clientes

Avaliar junto aos clientes a qualidade dos seus produtos (bens ou serviços) e seu atendimento é uma das finalidades mais básicas de uma pesquisa de mercado. Você pode, e deve, investir em análises internas, auditorias periódicas ou testes com uma amostra de pessoas.

Mas um fato é que nada disso vai lhe trazer melhores informações do que a própria opinião dos seus clientes obtida em uma pesquisa direta.  Com os resultados, você entenderá como o seu público-alvo está percebendo o que tem sido oferecido por sua empresa. E permitira rever seus produtos com foco em garantir que os mesmos estejam adequados ao que esses clientes querem.

Identificar novas oportunidades

Uma boa pesquisa de mercado não leva em consideração apenas o que já é ofertado, mas também o que os clientes começam a demandar. Mesmo que de forma pouco clara até mesmo para eles. Assim, não deve-se fazer apenas perguntas objetivas e sobre o que já existe, mas explorar de forma mais ampla necessidades ou desejos não atendidos satisfatoriamente pelo mercado.

Esses dados, depois de filtrados e devidamente analisados, podem ser fontes de novas e interessantes possibilidades. Você pode identificar demandas por novos produtos, formas de atendimento e disponibilidade orçamentária de compra.

Observar de perto a concorrência

A pesquisa de mercado também é importante por permitir que seja realizada uma melhor observação da sua concorrência. É fundamental comparar seus produtos com os deles. E que preços estão praticando. E que atendimento oferecem. E quanto conseguem produzir. E para quais caminhos o seu segmento está se direcionando. Conhecer a concorrência é fundamental em tudo na sua empresa. No planejamento e na prática.

A importância da Pesquisa de Mercado: enorme

E agora, entendeu a importância da pesquisa de mercado? Se quiser se aprofundar um pouco mais, recomendamos ainda:

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