Quanto vale uma consultoria empresarial? Essa pergunta me é feita frequentemente e a primeira resposta até que é bem simples, vejamos:

“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante. Ou seja, a empresa deve pagar ao consultor apenas uma fração daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.

Algumas vezes isso é fácil de medir. Se o consultor consegue baixar o custo fixo, ou de produção, ou ainda aumentar as vendas, basta calcular o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. No entanto, há outros benefícios não mensuráveis de imediato. Eles são de retorno em médio e longo prazo e só se tornarão mensuráveis após um dado tempo. Ou seja:

Os resultados de um trabalho de Consultoria devem gerar um resultado superior ao valor investido

Assim, o foco de uma consultoria empresarial é contribuir na busca por se alcançar as metas da empresa, retornando o investimento já em curto prazo, mas também em médio e longo prazo. Além das metas objetivas, em especial as financeiras e econômicas, há as metas subjetivas, como clima organizacional e qualidade de vida dos sócios e equipe.

Em trabalhos mais amplos ou complexos, o ideal é ser feito uma etapa inicial a preço fixo. Aí, quando couber uma continuidade, parte da remuneração do consultor ser condicionada ao atingimento de metas. Esta é a famosa Taxa de Sucesso.

Ocorre, porém, que poucos serviços de consultoria fazem necessária a continuidade. Isso ocorre por que uma boa consultoria permite que o empreendedor dê continuidade na implantação só com sua equipe. E tem casos de serviços específicos, como por exemplo:

Plano de Negócio

O Plano de Negócio é o projeto executivo de uma ideia, onde o empreendedor analisa sua viabilidade sob todos os aspectos. Quanto vale uma consultoria empresarial para elaborar um plano de negócio? Em geral seu custo fica na faixa de 1% a 2% do valor do investimento, podendo chegar a 4% em projetos de pequeno valor. Mesmos nestes casos se justifica, pois o que mais vale é a segurança.

O Plano de Negócio indica novos caminhos, às vezes a desistência da ideia. Ele é um instrumento de diminuição de riscos, um espaço onde os erros saem mais baratos. Isso elimina o risco de descobrir que o negócio não daria certo só depois de ter perdido o dinheiro investido. E também é uma maneira objetiva e clara para você conversar com seus sócios, investidores, bancos, agências governamentais etc.

Avaliação de Empresa

No caso de Avaliação e Empresa, o custo do serviço tende a ter um valor percentual bem mais baixo, quase sempre menos que 1% do valor da empresa, Isso é desprezível frente à responsabilidade do serviço. Uma avaliação mal feita pode inviabilizar o negócio se ficar acima do mercado. E dar prejuízo ao empresário se sua empresa for vendida por um valor abaixo do mercado. Então, quanto vale uma consultoria empresarial nestes casos? Se você tiver que avaliar, vale o que for necessário pagar.

Plano Estratégico Empresarial

O Plano Estratégico Empresarial é para quem já tem uma empresa e quer melhorar os resultados dela. Neste caso é um pouco mais complexo saber quanto vale uma consultoria empresarial. O que eu recomendo fazer para o seu negócio, especificamente, é:

  • Liste os benefícios que quer obter;

  • Transforme isso em valores financeiros ao longo de um ano, mesmo os que tratem de valores intangíveis;

  • Determine o percentual que estaria disposto a pagar para um profissional que te entregue tudo isso, algo entre 5% e 20%, quanto maior o valor, menor o percentual;

  • Leve sua demanda para duas ou mais empresas de consultoria e peça propostas;

  • Avalie ao longo do processo quais empresas transmitem segurança em te entregar o que você precisa;

  • Avalie se o valor cobrado por elas está dentro do que está disposto a pagar;

  • Caso sim, escolha a empresa que te deu mais confiança e vá em frente.

Afinal, quanto vale uma consultoria empresarial?

Se for uma boa empresa de consultoria, vale muitas vezes o que custa ao cliente. A chance de uma boa empresa de consultoria não se pagar é muito baixa, ou seja, suas chances de lucrar com a operação são muito mais altas. Se quiser mais sobre o tema, sugiro ler esse esclarecedor artigo:

Consultoria em Pequenas Empresas – Qual Contratar?

E se você não sabe fazer algo que precisa, sua questão não é contratar ou não consultoria, mas sim, escolher o melhor custo x benefício entre elas, ou seja, uma boa empresa de consultoria pode ser tudo que sua empresa precisa nesse momento.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!