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4 maneiras de saber se a sua ideia de negócio é “pé quente” ou uma perda de tempo

4 maneiras de saber se a sua ideia de negócio é "pé quente" ou uma perda de tempoAntes de lançar o seu fantástico produto/serviço, certifique-se de que você tem nas mãos uma ideia vencedora, e não uma mera perda de tempo. Ainda que não exista uma bola de cristal para dizer-lhe se o seu projeto vai ou não vai funcionar, você pode empregar um sistema bastante confiável para determinar se você deve investir tempo, talento ou recursos adicionais para continuar o desenvolvimento da ideia.

A consultora Stacia Pierce sugere que você responda às seguintes questões para avaliar as perspectivas de sucesso da sua ideia:

1. A sua ideia tem uma missão ou visão?

Uma boa idéia atrai e inspira pessoas a querer juntar-se em torno da grande causa. Qual é a sua meta final? O quê dá-lhe motivação para querer perseguir essa idéia? Você será capaz de insistir nessa idéia se surgirem dificuldades pelo caminho? Por que dificuldades certamente surgirão. Você precisa estar apaixonado por essa ideia, para fazê-la realizar-se – custe o que custar.

2. Existe um mercado para a sua ideia?

As pessoas gastam o seu dinheiro com produtos e serviços que solucionam problemas para elas. O problema precisa ser grande o suficiente para que a pessoa se dê o trabalho de resolvê-lo. Invista o seu tempo para pesquisar a sua ideia e o seu mercado, veja se alguém já tentou isso antes e se teve sucesso em suas tentativas (pesquisa de mercado).

Mesmo que a sua ideia já tenha sido tentada antes, você deve acrescentar um traço inovador que o posicione acima dos seus competidores. A Dominos não inventou a pizza, nem foi a primeira pizzaria dos Estados Unidos a fazer entregas em domicílio, mas foram os primeiros a fazê-lo no prazo máximo de 30 minutos. A linha de esmaltes Superstar Nail decolou rapidamente após o seu lançamento, por que a sua fórmula de secagem rápida solucionou o problema da longa espera até que as unhas secassem.

3. A sua ideia é escalável?

Uma boa ideia de negócio deve ter espaço para expansão. Mesmo que você comece pequeno, você precisa de um plano para posterior expansão. No mundo dos negócios, nós frequentemente andamos em zig-zag. Não existe uma linha reta, mas certamente devemos partir de um alicerce sobre o qual possamos construir e expandir com o tempo, à medida que o mercado cresce e muda.

4. A sua ideia é lucrativa?

Para ter sucesso nos negócios você precisa fazer dinheiro. Os seus produtos e serviços devem requerer um baixo investimento e oferecer uma alta margem de lucro. Quanto mais rápido a sua idéia transformar-se em dinheiro, maior é a chance que você tem de ter sucesso em seu empreendimento. Faça uma pesquisa para descobrir o custo médio de tocar um negócio similar àquele que você deseja abrir. Também, considere o seu ponto ideal de preços. Ao reservar um tempo para contabilizar os custos logo de início, você estará poupando tempo e dinheiro mais tarde (planejamento estratégico empresarial).

Para a maioria das startups, você deve estar preparado para fazer algum tipo de investimento ao abrir as portas. Entretanto, se os custos da sua startup forem um fardo muito pesado, não será fácil insistir nesse negócio por um tempo prolongado.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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