como fazer pesquisa de mercado?Em tempos de alta competitividade, todo artifício legal que uma empresa puder usar a seu valor é extremamente válido. No entanto, muitas ainda pecam nas coisas mais básicas. É bastante comum, por exemplo, que mesmo no momento de abertura do negócio os empreendedores não façam uma análise fundamental: a pesquisa de mercado.

Ela pode ser útil para que os processos e serviços estejam de acordo com as demandas do mercado e até para que o planejamento de curto, médio e longo prazo fique mais preciso. Quer descobrir as melhores dicas sobre como fazer uma pesquisa de mercado? Confira no post de hoje:

Una os métodos quantitativos aos qualitativos

Muitas pesquisas empregam apenas uma grande amostragem, se preocupando somente com os números. Outras são mais específicas e buscam coletar dados finos e precisos, com perguntas descritivas. Ambas têm suas vantagens, mas para largar na frente é preciso se aproveitar de ambas: quando você tem informações refinadas e em grande quantidade, fica possível desenvolver e aperfeiçoar seus métodos, conseguindo uma interpretação muito próxima da realidade.

Pesquisas que unem dados quantitativos e qualitativos podem ajudar os empreendedores a compreender os problemas que enfrentam e, em muitos casos, contribuirão para identificar novas oportunidades de negócios.

As opções na Internet

Ainda que limitada, pois traz problemas de distorções de amostragem, a internet possibilita conseguir um número elevado de respostas. E você tem diversas maneiras de conseguir isso. Questionários online ou um mailing com perguntas a serem respondidas podem ser ferramentas interessantes, que o ajudarão a ter uma boa perspectiva do que o seu público espera. Existem também diversos softwares que podem ajudar fazer esse diagnóstico e apresentar dados consolidados sobre o que falam da sua empresa e até mesmo da concorrência.

Leia mais:   Intraempreendedorismo: como ele pode ajudar a sua empresa a crescer?

Valorize a importância das redes sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas importantes para se aproximar dos consumidores. Elas estão recheadas de opiniões espontâneas, sinceras e com uma amostra absurdamente grande. Se você quer entender muito do seu mercado, essas plataformas devem ser pesquisadas. Elas têm presença constante na vida das pessoas e a empresa que se valer disso vai dar um salto à frente da concorrência. Com essas informações, você aprende o que seu público deseja, realinha suas estratégias e pode melhorar seus produtos e serviços para oferecer o que as pessoas realmente querem.

Conte com uma consultoria

Contar com a ajuda profissional pode ser uma excelente ideia para quem quer descobrir como fazer uma pesquisa de mercado. A missão dos consultores é ampla e inclui a realização de um diagnóstico preciso, além do oferecimento de propostas pautadas no amplo conhecimento sobre os clientes e as peculiaridades do mercado. Esse serviço pode ajudar na implementação de um modelo de gestão preciso, apoiado por indicadores, e oferecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para aprimorar o desempenho, os processos e a produtividade.

Descobriu como fazer uma pesquisa de mercado é importante para qualquer empreendimento? Tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer fazer uma sugestão? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?