5 erros de gestão que até empresários experientes ainda cometemÉ comum culpar a equipe, o mercado e até a crise pelo fracasso de uma empresa. Não dá para negar que esses problemas existem, mas, em boa parte dos casos, os erros de gestão são os que mais comprometem a sobrevivência de um negócio. E acredite, até os empresários mais experientes não estão livres deles.

Se a sua empresa não vai bem, talvez seja a hora de uma mudança geral, começando pelas suas atitudes. Para te ajudar, reunimos 5 dos maiores erros de gestão empresarial para que você passe bem longe deles. Confira!

Os principais erros na gestão empresarial

1) Não conhecer o mercado consumidor

Uma equipe inteira trabalha em uma ideia revolucionária, o produto é lançado no mercado e nada acontece. Você já se deparou com essa situação?

Saturação em uma área, falta de funcionalidade do produto ou investimento em estratégias erradas de marketing: são diversos os motivos que justificam esse cenário. Mas até para entender o fracasso é preciso conhecer o mercado e o seu público potencial. Quer um exemplo?

Nos anos 90, a indústria dos EUA investiu em um produto revolucionário, capaz de eliminar qualquer odor: o Febreze. No entanto, o que prometia trazer lucros inimagináveis se tornou um verdadeiro fiasco, até que a equipe de marketing passou a estudar o seu público-alvo. O problema é que os potenciais compradores (fumantes e donos de animais) estavam habituados ao mau cheiro e sequer o notavam, o que fez a estratégia fracassar e o Febreze encalhar nas prateleiras dos supermercados.

Leia mais:   A importância de estudar a concorrência no plano estratégico empresarial

Oito anos depois, com uma mudança de direcionamento, o produto que prometia “eliminar cheiros ruins” passou a ser direcionado para donas de casa, como “um toque de frescor”. O resultado: faturamento de U$ 1 bi por ano.

2) Não admitir falhas

Investir em uma estratégia por anos, sem qualquer retorno, e não aceitar ajuda de outros profissionais e a opinião de clientes são algumas das atitudes que podem levar uma empresa ao fracasso. Enfrentar os problemas, em vez de mascará-los, é uma forma de trazer uma nova perspectiva e mudanças positivas para o seu negócio. Os maiores empresários do mundo já cometeram erros. E você, com certeza, cometerá falhas na sua jornada profissional. O problema está em como você lida com elas.

3) Não inovar

O mercado está mudando, e o perfil do consumidor também. Se há alguns anos as pessoas investiam em um produto que durasse por décadas, hoje há uma busca desenfreada por novidades. Se a sua empresa não acompanha, ou melhor, não dita ao mercado o que será tendência, dificilmente se manterá na liderança.

Ser criativo e inovador é uma exigência na criação de produtos, na forma de lidar com a sua equipe e de divulgar a sua marca. Um bom exemplo para se espelhar são as startups: empresas jovens, com profissionais inovadores, que já revolucionam a área de tecnologia e a forma como as pessoas vivem. Vale lembrar do Facebook e do Google, que começaram como startups e hoje são empresas bilionárias.

Leia mais:   Quais são as perspectivas para sua empresa em 2017?

4) Pensar apenas em resultados a curto prazo

Muitos empresários experientes preferem investir pouco, demitir profissionais ou mudar estratégias de ação a cada mês a esperar por resultados a longo prazo. Tomar decisões sem essa visão pode comprometer todo o potencial da sua empresa. Para que um negócio tenha vida longa, é preciso que você pense em questões como: “quais ações serão benéficas para os próximos cinco anos?” ou “o que será tendência na área?”. É importante prever cenários de crise e o que será sustentável para os próximos anos.

5) Não aceitar ajuda

É muito difícil encontrar um empresário que consiga reunir todas as habilidades exigidas para que uma empresa funcione. É aí que entra o trabalho em equipe. Esteja disponível para escutar as sugestões das pessoas que trabalham com você. Monopolizar todas as funções é um dos erros de gestão mais graves e que pode comprometer o seu faturamento e a sua imagem como líder.

Pedir ajuda de consultores e coachs também é uma forma de alcançar uma boa gestão empresarial, agregar conhecimento e se aperfeiçoar. Esses profissionais são preparados para identificar as melhores ações e ferramentas para um desempenho efetivo e sustentável para o seu negócio.

Gostou das dicas? Agora que você conhece os maiores erros de gestão empresarial, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como identificar o seu perfil como empreendedor.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?