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5 lugares onde grandes ideias estão escondidas, e como explorá-las

5 lugares onde grandes ideias estão escondidas, e como explorá-lasEstudar o mercado é uma das melhores maneiras de achar ideias para novos produtos. Se fizer as perguntas certas e observar atentamente, você encontrará oportunidades de invenção por toda a parte. Quando você estuda o mercado em busca de ideias, nem é preciso perguntar a si mesmo se as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto, e se o necessitam e querem.

Quando você arrebata uma ideia do nada, é preciso descobrir se há realmente uma necessidade ou um desejo por esse produto. Lembre-se: você não tem que reinventar a roda para sair-se com uma grande ideia. O consultor Stephen Key afirma que “sustentou a sua família por décadas fazendo pequenos melhoramentos em ideias já existentes.”

Ele sugere cinco lugares onde procurar a sua oportunidade de ouro (pesquisa de mercado):

1. Com os seus competidores.

O que os líderes da sua indústria estão planejando para o futuro? Que rumo a indústria vai tomar? Estas são grandes questões, mas elas podem ser respondidas em parte checando-se as novas patentes registradas por seus competidores. Conferindo as inovações feitas pelos outros pode ser um grande caminho para estimular a sua criatividade.

2. Comentários de consumidores sobre produtos.

Confira os comentários no Amazon.com e outros websites. O que os consumidores estão dizendo sobre os produtos da sua indústria? Quais são as suas reclamações? O que eles gostariam que fosse diferente? Você pode ser capaz de bolar uma solução melhor para um problema específico e persistente, pelo qual você sabe agora que o público está disposto a pagar.

3. Em feiras de negócios.

Feiras de negócios são grandes locais para descobrir oportunidades de invenção. Elas sempre têm uma seção especial para novos produtos. É o primeiro lugar que Key visita quando chega. A excitação e a energia em uma feira de negócios são palpáveis. É impossível não escutar os oradores, fazer novos relacionamentos, aproveitar os eventos especiais e não motivar-se. Há sempre pelo menos um com foco nos problemas que atormentam a indústria. Será você aquele que encontrará uma solução?

4. Nas gôndolas do seu varejista local.

Converse com os gerentes e empregados da loja em uma hora tranquila, e pergunte-lhes que tipo de problema os consumidores estão tendo. O que eles procuram quando entram na loja? Eles estão satisfeitos? Essa gente sabe o que está vendendo e o que não está. Há tanto conhecimento a ganhar-se, simplesmente abrindo a boca e perguntando. Invista em novos relacionamentos e explore esse conhecimento para disparar a sua brainstorm.

5. Nos resultados das suas buscas no Google.

Há muitos artigos publicados online por autores que desenterram todas as minúcias de uma indústria. Por exemplo, se você estiver tentando inovar na indústria de embalagens, fique por dentro do que está acontecendo simplesmente buscando “novas tendências de embalagem” em seu motor de busca preferido.

Identificar oportunidades maduras para inovação é apenas o primeiro passo. Você precisará ainda por a sua criatividade em ação e encontrar soluções para os problemas que você perceber, inspirado pelas novas tendências em sua indústria. Todas estas dicas têm algo em comum: para continuar a ter grandes ideias novas, você precisa estar atualizado e pesquisar a indústria na qual está interessado.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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