5 maneiras de medir o sucesso de um pequeno negócio
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5 maneiras de medir o sucesso de um pequeno negócio (sem usar cifrões)

5 Maneiras de Medir o Sucesso de Um Pequeno NegócioNa próxima vez que você pegar-se perguntando se o seu pequeno negócio está ou não obtendo sucesso, não fique limitado apenas aos números. Eles contam somente um lado da história. Há outros meios de medir qualitativa e quantitativamente as suas realizações. Você pode começar perguntando-se cinco coisas básicas.

1. Eu gosto do meu trabalho?

Se você odeia ir ao trabalho todos os dias, há uma grande probabilidade de que o seu negócio irá sofrer. O seu espírito negativo irá infectar os seus empregados e em seguida contaminará também os seus clientes, arrastando junto o seu negócio para baixo.
Se você não está gostando de ser o proprietário de um pequeno negócio tanto quanto deveria, tire um tempinho para descobrir o porquê. Identifique as origens da sua ansiedade ou desprazer, e então estabeleça um plano para corrigir esse quadro.
Por exemplo, se a contabilidade e a atualização dos seus livros estiverem-no deixando ranzinza, terceirize essas responsabilidades. Talvez você possa contratar um contador em uma base permanente ou temporária. O dinheiro que você gastar na contratação de um administrador talentoso pode bem valer a pena, se isso fizer renascer a sua paixão pelo seu negócio.

2. Eu tenho mais clientes agora, do que quando comecei?

Pense em onde você estava quando abriu as portas do seu negócio pela primeira vez. Você só tinha um pequeno punhado de clientes? Você tem mais clientes agora, do que tinha no dia número um?
Se a sua base de clientes estiver apresentando algum crescimento – ainda que sejam somente meia dúzia de novos clientes por ano – isso é um sinal de que você está fazendo a coisa certa. Pequenos sucessos vão se somando e ajudam-no a identificar o que está funcionando, quando se trata de administrar o seu negócio.

3. Eu tenho clientes leais?

É bom conseguir novos clientes, mas é ainda melhor conservar os antigos. Clientes leais são vitais para um negócio bem sucedido. A franqueza das suas opiniões podem ajudá-lo a identificar pontos fortes e fracos.

4. Os meus empregados estão felizes?

Se os seus empregados, de uma maneira geral, gostam do que fazem e vêm para o trabalho com uma atitude positiva, o seu pequeno negócio tem boas chances de ser um enorme sucesso. Para os empregados, a satisfação no trabalho é algo elusivo (e muitas vezes efêmero).
Empregados felizes revelam mais coisas sobre o seu negócio do que você poderia imaginar. Eles são uma prova de que o seu pequeno negócio está dando às pessoas uma sensação de propósito, de segurança financeira, além de ser um local seguro para elas crescerem e serem desafiadas profissionalmente.

5. Eu estou ajudando a melhorar a minha comunidade?

Finalmente, pequenos negócios de sucesso ajudam a melhorar as suas comunidades em uma variedade de formas – dando emprego aos seus habitantes, oferecendo produtos e serviços essenciais, e aperfeiçoando a estética e a vitalidade do ambiente onde estão sediados.
Há inúmeras maneiras pelas quais o seu pequeno negócio pode tornar-se um membro bem sucedido da sua comunidade, seja através da colaboração com instituições sem fins lucrativos, ou doando uma fração de seus lucros a instituições de apoio aos necessitados da área.
Você não será capaz de ignorar a sua conta de lucros e perdas permanentemente, é claro. Mas é importante lembrar-se que o sucesso do seu negócio é medido em uma variedade de maneiras, e nem todas têm o seu foco em números e cifrões.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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