5 novidades do mundo dos negócios que você precisa conhecer!O mundo como um todo está mudando em velocidades cada vez maiores, mudando rapidamente muitas coisas que sabíamos sobre a vida e, principalmente, sobre o mundo dos negócios. Muitas práticas  empresariais que eram comuns há 10 anos, já caíram em desuso ou simplesmente não existem mais, forçando gestores e empreendedores a se adaptarem aos novos tempos.

É como o meteoro que eliminou os dinossauros do planeta terra. Toda forma de vida que não esteve apta a viver diante da mudança ambiental pereceu, mas há plantas e animais muito mais antigos e que continuam por aí até hoje.

No mundo dos negócios é assim, ou você evolui ou vira mais uma estatística. Se você é um gestor ou empresário, certamente já percebeu isso, e sabe que se adaptar não é uma escolha, é a única saída. Pensando nisso, listamos 5 novidades do mundo dos negócios que você precisa conhecer melhor e dominar para se tornar o protagonista em meio a tantas mudanças. Confira:

1 – Responsabilidade socioambiental

Uma das principais mudanças no mundo dos negócios de hoje é que as empresas precisam demonstrar preocupação com as causas ambientais e ações voltadas para reduzir o seu impacto no meio ambiente, da mesma forma que as pessoas já estão fazendo. Além disso, as lutas contra o trabalho escravo, contra a exploração infantil e contra a corrupção também ganham bastante visibilidade para o público consumidor, que nunca esteve tão atento e exigente quanto agora.

Leia mais:   Controle Financeiro: Otimizando a Gestão do Seu Fluxo de Caixa.

Se a sua empresa possui programas de coleta seletiva de lixo e reciclagem, redução do consumo de água, energia e impressões em papel, assim como ações de valorização da comunidade e das pessoas como um todo, crie uma maneira de mostrar ao mercado. E, se sua organização ainda não conta com nada disso, é hora de pensar muito sério a respeito. Sua marca só tem a ganhar.

2 – Novas formas de comunicação

Esqueça o mundo onde rádio, TV e jornal eram os únicos canais de comunicação que realmente importavam. Agora, a internet, a conectividade móvel e as redes sociais viraram o jogo, e nesses novos veículos de comunicação digital, o consumidor é quem dá as cartas.

Considere que há um potencial formador de opinião em cada esquina e que temos um cenário onde as mídias digitais estão em todos os lugares. Remodele a sua comunicação empresarial em função desta nova realidade.

3 – Busca constante por melhorias

Quando você acredita que sabe de tudo, é o momento em que mais precisa de atualização e orientação especializada. A Microsoft não seria o que é hoje sem a visão de negócios de Steve Ballmer para auxiliar o genial Bill Gates, por exemplo.

Da mesma forma, você deve contar com o suporte das consultorias de negócios para dizer se você está seguindo o caminho certo ou se é necessário recorrer a alguns ajustes estratégicos para proporcionar perspectivas de crescimento e expansão dos seus negócios.

Leia mais:   Plano de Negócio ou Estudo (Análise) de Viabilidade de Negócio?

Quando se fala de empreendedorismo, é muito melhor avançar como uma equipe alinhada do que ficar para trás como um herói solitário.

4 – Centralizar é coisa do passado

Outro erro clássico de empresários que ergueram sozinhos os seus negócios: a centralização. Uma única pessoa tem poder para realizar tarefas, tomar decisões e cuidar da empresa como um todo. Isso, consequentemente, limita o crescimento da empresa, matando qualquer projeto de expansão.

Delegue funções e responsabilidades às pessoas certas para permitir o crescimento da sua amada empresa. Não seja ciumento e faça o melhor para o seu negócio.

5 – O poder nas mãos do consumidor

É preciso ouvir ao seu consumidor, atender suas expectativas, oferecer um excelente atendimento ao cliente e gozar de boa reputação diante do mercado. Reconhecer isso é o primeiro passo para a adaptação necessária à evolução da sua empresa no mundo dos negócios.

Hoje em dia, as empresas também trazem muitas novidades para o mercado, através de inovações tecnológicas e criativas. Conheça a importância da inovação em tempos de crise e saiba como crescer mesmo quando todos estão encolhendo. E não perca nossos próximos artigos no blog!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?