6 dicas para aumentar a produtividade empresarial!Vivemos um cenário econômico que torna a competitividade entre as empresas cada vez mais acirrada. Em uma situação como esta, os olhos dos gestores se voltam para a produtividade empresarial, exigindo que se entregue cada vez mais valor aos clientes por um custo menor e ainda diferenciando-se no mercado.

Este modelo da economia faz as empresas enxergarem a necessidade de serem mais produtivas e eficientes em seus modelos de negócio. Neste artigo, vamos explorar 6 dicas infalíveis que vão te ajudar a aumentar sua produtividade pessoal e da sua equipe de trabalho, para que todos consigam fazer mais em menos tempo.

1. Planeje suas atividades

Para aumentar a produtividade empresarial, qualquer organização deve começar com um bom planejamento de suas atividades.

Reserve os primeiros minutos do seu dia para listar todas as suas tarefas e planejar a execução. Comece pelas mais importantes e evite que imprevistos te atrapalhem.

Alguns especialistas sugerem que este planejamento seja realizado não diariamente, mas prevendo os três próximos dias de trabalho, pois, dessa forma, é possível se adaptar a eventuais contratempos.

O modelo de gestão de projetos “Scrum” sugere que sejam feitas reuniões diárias de 15 minutos com a equipe, em que cada membro deve falar sobre as atividades do dia anterior e quais executará no dia atual. Este modelo é interessante, pois reforça o compromisso do time em cumprir seus objetivos.

Leia mais:   Compreendendo as engrenagens de uma microempresa

O mais importante é que cada indivíduo encontre o modelo que melhor se adapta à sua realidade e nunca deixe de planejar.

2. Mantenha o time motivado

Diversas pesquisas apontam a importância da motivação da equipe, o que impacta positivamente na produtividade pessoal e, consequentemente, na produtividade empresarial.

Para manter um time motivado, crie um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde todos possam se sentir bem. Faça com que todos se sintam realmente parte importante da organização, peça opiniões, valorize as conquistas e forneça feedbacks.

3. Estabeleça metas em conjunto

A criação de metas aumenta o compromisso do time em buscar seus objetivos. No planejamento diário das tarefas, crie metas de atividades para cada dia e deixe as metas de cada membro visíveis.

Este contato visual reforça o pacto de cada colaborador com o time, criando um senso de urgência.

De qualquer forma, é fundamental que essas metas estejam claras e sejam criadas em conjunto com a equipe, para não ser confundida com alguma imposição. Do contrário, o time pode se sentir desmotivado a ter que cumprir metas com as quais não concorda e a produtividade empresarial pode ser afetada.

4. Invista em ferramentas

Existe hoje no mercado uma variedade de ferramentas para facilitar a produtividade empresarial, que vai desde mensageiros instantâneos até complexas soluções de gestão de projetos.

Por outro lado, ferramentas simples e já conhecidas podem ser melhor exploradas, como o uso de calendário e até mesmo de post-its.

Leia mais:   9 indicadores de desempenho para medir o sucesso de sua empresa

O importante é identificar quais as maiores dificuldades da empresa em relação à produtividade empresarial e buscar soluções no mercado que possam suprir esta demanda, sem causar grandes impactos na cultura ou no orçamento da companhia.

5. Crie processos

A criação e a documentação de processos podem ser grandes aliadas para aumentar a produtividade empresarial.

Estes recursos avaliam a melhor maneira de se executar as principais atividades da empresa e cria padrões. Isto aumenta consideravelmente o desempenho da equipe e facilita o treinamento de novos colaboradores.

6. Realize treinamentos e consultorias

Existem empresas especializadas em produtividade empresarial. Por ser um tema crítico e que pode causar diversas barreiras na gestão de um negócio, este tema é comumente tratado em diversos treinamentos e consultorias.

É válido avaliar essas possibilidades, uma vez que treinamentos e consultorias podem ajudar a empresa a estruturar a forma como executa seus processos e a criar um padrão para suas atividades. Isso melhora a forma como as pessoas se relacionam e interagem em seus projetos e otimiza, automaticamente, a produtividade de toda a equipe.

Agora que você já se inteirou sobre como aumentar a produtividade empresarial, que tal pensar em buscar novos clientes? Veja as dicas que preparamos no post “Clientes potenciais: como identificá-los?” e comece já.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?