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7 coisas que grandes empreendedores não fazem

Sete Coisas Que Grandes Empreendedores Não FazemNos dias de hoje, todo mundo que tem um MacBook e um blog pensa que é um “empreendedor.” Bem, aqui vai um carinho meio rude para a geração empreendedora: chamar a si mesmo de Presidente não o transforma em um presidente, e um pequeno exército de seguidores no Twitter também não irá transformá-lo em um líder.

Como um sábio disse certa vez, “Há empreendedores e há Empreendedores.”

Não se deseja aqui detonar as suas esperanças e os seus sonhos, mas a verdade é que a vasta maioria simplesmente não está preparada para serem empreendedores ou líderes. As pessoas não gostam de ouvir isso, mas é a pura verdade. E quanto mais cedo você compreender que não será a segunda encarnação de Mark Zuckerberg, tanto melhor.

Não me leve a mal. É ótimo tentar alcançar as estrelas. Como dizia Robert Browning, “A busca de um homem deve exceder o seu alcance.” Mas aqueles que cresceram na indústria high-tech, e trabalharam com centenas de verdadeiros Presidentes e Empreendedores por décadas, lhe dirão prontamente que esses títulos têm sido tão abusados que tornaram-se quase sem sentido.

Na visão do consultor de gestão Steve Tobak, ainda que não haja um modelo tamanho-único para o verdadeiro empreendedor, existem de fato algumas coisas que eles parecem ter em comum. Isso poderá surpreendê-lo, mas o que coloca-os em um grupo à parte não é uma lista de lavanderia contendo atributos especiais. São as suas ações. O que torna-os únicos é aquilo que eles fazem e, talvez mais importante ainda, aquilo que eles NÃO fazem.

1. Eles não pensam em uma rotina equilibrada de trabalho.

Eles são, em sua maioria, viciados em trabalho. Isso significa que o seu trabalho vem na frente de tudo. É para isso que eles vivem. Eles não são uma gente despreocupada e amante da diversão, que vive para o fim de semana. Eles vivem para fazer aquilo que amam, e isso se chama trabalho.

2. Eles não tentam ser aquilo que não são.

Provavelmente, o mito mais danoso do mundo dos negócios que surgiu nas últimas décadas é o da “marca pessoal.” Você não é um produto, e você não é capaz de mudar quem você é. Além disso, verdadeiros empreendedores não pensam em si próprios. Eles pensam em suas idéias, e em como transformá-las em grandes produtos e serviços. E eles conseguem.

3. Eles não fazem isso pelo dinheiro.

Eles não ficam choramingando por darem duro para ganhar uma mixaria. Eles simplesmente trabalham. E como eles são apaixonados pelo que fazem, e são focados como um raio laser, o dinheiro eventualmente acaba chegando, e chegando para valer.

4. Eles não têm um “trabalho regular.”

Grandes empreendedores não se limitam a simplesmente molhar o pézinho na água. Eles pulam de cabeça sem pensar nas pedras submersas. Eles não fazem um pouquinho disso e um pouquinho daquilo. Quando eles topam com algo que pensam ser realmente quente e excitante, eles entram de corpo e alma.

5. Eles não cedem ao medo.

Eles não prestam atenção naquelas vozes em suas cabeças – você sabe, aquelas que ficam agourando que tudo vai sair errado. Eles não são destituídos de medo, veja bem. Ninguém é. Eles simplesmente não permitem que os seus temores impeçam-nos de correr riscos. Eles de fato escutam algumas vozes, entretanto: a voz da razão e de seus instintos.

6. Eles não têm visões grandiosas.

Ainda que alguns tenham ilusões megalomaníacas de que estão destinados à grandeza – uma profecia que, com frequência, força a sua realização – na maioria das vezes, eles não têm uma visão grandiosa de suas próprias empresas. Zuckerberg, por exemplo, sequer estava tentando fundar uma empresa. Ao criar o Facebook, ele simplesmente desejava comparar a aparência de seus colegas de escola. Hoje, aos 29 anos de idade, ele acumulou uma fortuna pessoal de 25 bilhões de dólares (Zuckerberg recebe hoje um salário simbólico de 1 dólar/ano como presidente do Facebook).

7. Eles não possuem mentores virtuais.

A maioria das pessoas segue todo tipo de escritores, blogueiros e tweeters nos dias de hoje. Isso é ótimo, mas para ser alguém na vida, para realizar grandes coisas, você precisa de mentores reais, no mundo real. O ex-presidente da Intel, Andy Groove, foi o mentor de Steve Jobs. Este, por sua vez, orientou os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. Por trás de todo grande empreendedor há pelo menos um grande mentor. Um mentor de verdade.

Acima de tudo, empreendedores de verdade não se auto-intitulam “empreendedores.” Eles não fazem aquilo que todo mundo está fazendo. Eles não seguem o status quo, a sabedoria convencional ou seja lá o que for que estiver na moda. Eles abrem o seu caminho próprio e único. Eles são líderes de seus próprios destinos. É isso que os impulsiona. E é por isso que eles são vencedores.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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