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Todo o empreendedor, no início do seu negócio, gerencia a venda de um serviço e ou produto de forma praticamente manual. No entanto, o mundo das vendas é competitivo e dinâmico. Novidades surgem, os clientes aumentam e mudam incansavelmente suas escolhas.

Além disso, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Logo, qualquer erro no seu planejamento estratégico pode fazer com que sua empresa tenha prejuízos por causa de uma ineficiente gestão de vendas.

E para te contar como aumentar seu volume de vendas e otimizar os seus serviços, convidamos você a conhecer 7 ferramentas para sua empresa no post de hoje. Descubra a seguir!

1. Mapa de oportunidades

Trata-se de um software de controle visual. Ele é importante, uma vez que sua estética permite visualizar as oportunidades para sua companhia. Em outras palavras, trata-se de cruzar as referências de clientes com produtos e/ou serviços por eles comprados ou que possam ser vendidos ainda.

Por mostrar uma série de dados, ele provoca o vendedor a sair da zona de conforto e trabalhar estratégias para atrair mais clientes, tornando-se mais produtivo.

2. Agenda produtiva

Por mais que sua gestão de vendas seja lotada de ações, ela precisa ser direcionada para evitar perda de tempo dispersão e, consequentemente, a redução do número de itens vendidos.

De acordo com a ferramenta, o vendedor faz sua agenda na medida em que faz seu mapa de oportunidades. Dessa forma, é possível criar mais compromissos relativos ao fechamento do negócio.

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3. Pipeline

Trata-se de um software que avalia o funil do processo de vendas. Na entrada do funil estão os clientes em prospecção. Em seguida, são analisadas as seguintes etapas:

  • Qualificação no contato inicial;
  • Levantamento das demandas, isto é, das necessidades dos compradores;
  • Apresentação de proposta;
  • Negociação;
  • Fechamento.

O diferencial da ferramenta é sua capacidade de analisar quantos clientes saíram na saída do funil, ou seja, no fechamento do negócio. Se sua empresa tem uma saída baixa, é possível tomar as melhores decisões para atrair maiores visitas, propostas, negociações e aumentar o fechamento de vendas.

4. Forecasting

O programa faz a previsão de vendas da sua companhia. Nele é possível saber em que semana do mês atual ou dos próximos meses o negócio com um determinado cliente será fechado.

O software é muito importante para as empresas que querem se destacar no mercado. Com o programa é possível controlar o período em que irão fechar as vendas em andamento. Logo, se tem previsões mais assertivas, e as organizações podem programar todo o investimento periódico em estoque e outras necessidades para otimizar o modelo de venda e entrega.

5. Sugar CRM

Esse mecanismo oferece recursos de automação em marketing, vendas e suporte técnico. Seu diferencial é que além de acelerar o processo dos negócios, ele também evita erros que são cometidos pelas falhas humanas.

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Com essa característica, o Sugar CRM provê economia ao otimizar processos antes feitos por colaboradores. Do mesmo modo, torna mais rápido e eficiente o fechamento de vendas.

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6. Boomerang

Trata-se de um plugin que faz o agendamento de envio de e-mails. Em versões pagas ele realiza todos os procedimentos de tracking de abertura, além de fazer toda a integração com o CRM.

Com essa ferramenta, fica mais fácil aumentar o número de leads e agilizar os contatos iniciais para o fechamento do negócio.

7. Newsle

O Newsle é uma ferramenta que te avisa caso algum contato de alguma rede social da sua empresa como LinkedIn, Gmail ou Facebook estiver na mídia. Com isso, é possível aperfeiçoar a captação de leads qualificados, tornando-os clientes potenciais.

Conte sempre com um consultor

Todas as ferramentas aqui apresentadas existem em versões gratuitas e pagas. Por mais que muitas delas podem ser fáceis de manusear, o ideal é contar sempre com um consultor qualificado, pois ele pode te ajudar na escolha dos melhores fornecedores no mercado, dando as melhores estratégias inovadoras para colocar seu empreendimento dentro dos padrões para alavancar suas vendas.

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