IndústriasOs constantes avanços tecnológicos, assim como as mudanças de hábitos que esses avanços estimulam junto à população, são uma fonte inesgotável de oportunidades de novos negócios. Nos dias de hoje, um diferencial de sucesso é a capacidade de “farejar” essas oportunidades e implementá-las antes de eventuais competidores.

Em um recente artigo publicado nos Estados Unidos, o consultor Mike Michalowicz dá sete dicas de indústrias que já estão em franca ascensão, gerando bilhões de dólares em seu rastro:

1. A indústria de transportes e mudanças.

Nunca estivemos tão móveis quanto estamos agora, e essa tendência não apenas prosseguirá, mas continuaremos a assistir a um aumento na quantidade de gente que opta por uma relocação. À medida em que nos tornamos cada vez mais flexíveis em termos de onde somos capazes de realizar o nosso trabalho, o número de pessoas que se mudam continuará a crescer – se você trabalha em casa, você de fato pode trabalhar de qualquer lugar. Estamos menos presos do que nunca a um espaço físico específico.

Como você pode capitalizar com essa tendência? Mesmo se você não possuir uma frota de caminhões rodando, olhe para o seu próprio negócio e verifique se você não tem serviços que possam ser disponibilizados diretamente a pessoas recém-chegadas em sua área (ou que estejam em vias de ir embora). Seja criativo!

2. Tecnologia “vestível”.

Google Glass. iWatches. Telas flexíveis e vestíveis. Nossos dispositivos técnicos estão cada vez mais portáteis e vestíveis, e essa evolução introduzirá uma infinidade de acessórios e maneiras de customizar esses dispositivos. Mantenha-se no topo da nova tecnologia, e pense em acessórios como estojos customizados para transportar Google Glass, ou capas substituíveis que alteram a aparência do último iQualquerCoisa.

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À medida que nossos dispositivos passarem a fazer parte do nosso look, você encontrará pessoas que desejarão personalizar seus novos brinquedos.

3. Férias inéditas.

Águas cor de turquesa e drinks tropicais… a praga das mesmas fotos de férias de sempre nas mídias sociais é parte da tendência que demonstra que os viajantes em férias estão buscando algo diferente da norma. Locais exóticos, excursões aventureiras e destinações fora do comum estão em ascensão.

Mesmo que a sua empresa não esteja localizada em Bora Bora, você pode olhar à sua volta para identificar áreas que são “quentes” para viajantes únicos, e encontrar meios de faturar com isso. Invista nos viajantes que frequentam a sua área, seja ela um circuito de vinhos ou um ponto de escaladas de montanhas, e você aumentará a sua base de clientes.

4. Impressoras 3D.

Eu já teria me cansado de bater nessa tecla, se isso não fosse tão importante e tão excitante! Isso em breve estará em toda a parte. Uma das mais intrigantes tendências é o desaparecimento de consumidores que encomendam o produto em si – digamos, uma peça de reposição para a sua cafeteira modernosa – e que preferem os serviços da companhia que vende a fórmula para que o consumidor imprima o item em casa em sua impressora 3D.

Se você puder encontrar um meio de comercializar a sua receita 3D para as mercadorias que você vende, você estará na vanguarda dessa revolução.

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5. Treinamento online.

Desde diplomas tradicionais a updates de softwares, você pode encontrar a educação online em qualquer nicho, e à medida em que a tecnologia fica melhor, o mercado não vai parar de crescer. Utilizando técnicas de marketing da informação, combinadas com a flexibilidade do Skype e de outras tecnologias, se você puder encontrar um meio de comercializar o seu produto educacional inédito, você poderá lucrar com essa tendência.

Pense fora da caixa. Mesmo que você venda bens tangíveis, você poderá ser capaz de traduzir a sua expertise em tutoriais para outros que desejem imitar o seu sucesso.

6. Entrega local = manufatura local.

Mesmo que a Amazom.com tão cedo não seja capaz de usar drones para entregar os livros que você vende, as opções de entrega estão crescendo diariamente. Parcerias entre companhias internacionais e entregadores locais envolvem redução de custos e opções locais de suprimento em um estalar de dedos.

Se você está ligado em participar dessas entregas locais, ou em capitalizar na rapidez com a qual você pode encomendar e receber produtos, você está bem posicionado.

7. Cuidado de idosos.

Você tem ouvido sobre essa tendência por grande parte da última geração, mas ela continua a aumentar dramaticamente e não irá diminuir enquanto estivermos vivos. Não é apenas o cuidado físico da população idosa que apresenta uma oportunidade, entretanto. É a fatia de mercado que é gerada por esse fenômeno demográfico.

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Tenha isso em mente: os cientistas acreditam que a primeira pessoa a viver até os 120 anos de idade tem uma grande probabilidade de já estar viva hoje, e as empresas que ignoram esses consumidores estão deixando lucros enormes para trás. Olhe cuidadosamente para o seu negócio, para certificar-se de que você não está deixando passar esse importante – e crescente – mercado.

Para concluir, é sempre bom lembrar que não basta ter uma ideia genial para obter-se sucesso em um novo empreendimento. Se a sua ideia for mesmo boa, ela precisará ser implementada com inteligência, com uma prudente análise não apenas das vantagens como também das dificuldades que você encontrará nesse novo negócio. Por exemplo, ao sair na frente, negócios pioneiros sem dúvida levam vantagem sobre competidores retardatários. Por outro lado, você poderá enfrentar a desconfiança tanto de investidores potenciais quanto dos próprios consumidores se o seu produto for uma novidade ainda não testada.

Num momento como esse, o aconselhamento de profissionais gabaritados pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua grande ideia. A ProLucro possui anos de experiência na orientação de como Abrir um Novo Negócio, na realização de uma Pesquisa de Mercado destinada a avaliar a receptividade do seu novo produto junto ao público consumidor, e na elaboração de um Plano de Negócio feito sob medida para atender à sua necessidade específica.

Marco Fernandes

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