9 indicadores de desempenho para medir o sucesso de sua empresaO acompanhamento de indicadores é importante para que se possa analisar os resultados e avaliar se eles estão próximos do objetivo que foi traçado. Também é possível, por meio deles, identificar possíveis falhas que prejudicam os processos e o alcance das metas.

Independentemente de um indicador de desempenho ser operacional, ou voltado para a alta gestão, eles possuem a mesma importância, pois é por meio deles que a liderança pode enxergar melhor seus processos de trabalho e obter uma base sólida para criar ações mais assertivas.

A seguir, falaremos sobre os tipos de indicadores de desempenho existentes e quais deles são importantes acompanhar em uma gestão. Continue acompanhando e saiba mais!

Quais são os tipos de indicadores de desempenho?

Indicadores de produtividade

Mostram a relação entre os recursos aplicados em determinada atividade e as saídas que ela proporciona. Um dos mais comuns é o cálculo da produtividade homem/hora, ou seja, a capacidade que cada pessoa tem de trabalho em uma hora.

Indicadores de qualidade

Eles estão ligados ao processo produtivo, visto que ajudam a visualizar alguma inconformidade que possa ocorrer na execução das atividades, ou qualquer outro desvio do padrão estabelecido. Um exemplo bem comum é a medição do nível de avarias dos produtos e o comparativo com o índice que foi estabelecido como aceitável.

Indicadores de capacidade

São muito parecidos com os indicadores de produtividade, porém, nesse caso, eles servem para mensurar a capacidade que determinado processo tem de resposta. Um exemplo disso é o cálculo da quantidade total de itens que podem ser embalados em um dia.

Indicadores estratégicos

Esses indicadores são mais voltados para a definição de estratégias e criação de um planejamento, pois auxiliam no acompanhamento de como os resultados da empresa se encontram, comparando aos objetivos que foram definidos previamente. Assim, é possível visualizar, com maior precisão e de forma prática, qual é o cenário atual e o cenário previsto.

capacidade de gerar vendaTaxa de sucesso em vendas

Esse indicador mostra o percentual de vendas que são concretizadas, com relação a quantidade de negociações que foram realizadas. Quanto maior for esse número, melhor, pois ele indica que os esforços estão sendo compensatórios. Caso o resultado seja insatisfatório, é preciso rever o processo de vendas e definir os treinamentos que a equipe precisa para minimizar o ponto fraco.

Faturamento

O faturamento é o valor total que uma empresa arrecada em decorrência de suas vendas. É um dos principais indicadores para se acompanhar em uma empresa, pois, por meio dele, é possível avaliar o desempenho do setor de vendas e se é necessário investir mais na venda de um produto que possui um valor maior, garantindo um resultado melhor, por exemplo.

Custos

Esse também é um dos indicadores de desempenho mais importantes para acompanhar em uma empresa. Os custos são necessários para manter a empresa funcionando, porém, quando estão muito elevados, comprometem a lucratividade e podem levar a empresa a operar com prejuízos.

Lucratividade

É o valor que “sobra” depois que todos os compromissos são honrados. Uma empresa sem lucro não consegue se manter no mercado por muito tempo. Por outro lado, quanto maior a lucratividade, mais competitivo o negócio se torna.

Satisfação dos clientes

Garantir a satisfação dos clientes é fundamental para a perenidade da empresa, pois são eles que geram a receita. Esse indicador pode ser calculado por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo.

Apesar de ser de extrema importância, nem sempre a criação e o acompanhamento dos indicadores de desempenho é simples de se fazer, principalmente quando se trata de alinhar às estratégias e buscar o sucesso do negócio. Por isso, contar com a orientação de profissionais capacitados é fundamental.

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