A Consultoria de Recursos Humanos

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de destacar a possibilidade de atuação do psicólogo dentro de uma organização, mais especificamente na participação de consultoria de Recursos Humanos.

Estudo feito a partir do trabalho realizado pelas autoras Gilvania de Lima Pereira e Maria Cristina da Silva. Ambas atuam no setor de Recursos Humanos há mais de 20 anos, sendo graduandas em Psicologia.

As relações entre sociedade, indivíduo e organizações são meios constantes de discussões, e entender este processo é necessário para toda empresa.

Esse papel pode ser devidamente desempenhado pelo psicólogo, o qual irá desenvolver mecanismos adequados para intervir nesse processo.

A importância das relações humanas

Dada a importância de entender-se as relações entre trabalho e pessoas, as empresas estão sentindo a necessidade de entender as questões do homem na sociedade e no ambiente organizacional.

Através da interatividade do individuo e sua cultura, seus valores e crenças, as grandes organizações estão compreendendo a importância da satisfação de seus funcionários.

Isso por que empregados satisfeitos produzem mais e desempenham as tarefas com um nível de qualidade superior.

A satisfação e motivação humana está ligada diretamente ao resultado final do trabalho desenvolvido pela empresa, ou seja, interfere de forma decisiva no sucesso ou fracasso da organização.

Após tal observação determinamos a importância da motivação promovida pela empresa, assim como a satisfação de seus funcionários.

O trabalho deve ser interpretado como uma ação desenvolvida num contexto social, o qual sofre alterações externas, e necessita de ações recíprocas entre o trabalhador e o seu meio de trabalho.

consultoria de recursos humanosNo entanto em alguns casos ocorrem o condicionamento e o mau aproveitamento do funcionário, e esse mal se intensifica a partir da divisão de tarefas e de sua especialização.

Ao tornar o homem dentro da empresa um mero cumpridor de tarefas, fazê-lo perder o seu ponto critico e as suas habilidades, transformando-o em um ser mecânico que trabalha como um autômato.

O papel do psicólogo

O papel desempenhado pelo psicólogo se destaca no momento em que este identifica e compreende que o sucesso da empresa necessita da valorização humana.

Toda empresa é composta de pessoas e necessita diretamente desses indivíduos para cumprir suas tarefas e alcançar suas metas.

Assim, ao identificar a importâncias desses aspectos, a valorização dos talentos dentro de uma organização passa a compor as tarefas desenvolvidas pelos setores de recursos humanos.

O papel desempenhado pelos psicólogos que compõe o setor de recursos humanos é de suma importância, uma vez que este consegue observar as atividades dos funcionários de forma mais complexa.

Ao observar que determinadas tarefas produzem um estimulo maior ou menor, o psicólogo pode alterar atividades e tarefas para modificar esse quadro.

Ao observar, destacar e empregar novas tarefas que proporcionam um estimulo maior nos funcionários, este profissional acaba por se tornar uma ponte de comunicação entre empregado e empresa, tornando assim o ambiente mais harmônico e o trabalho produtivo.

Conheça também:

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Equipe ProLucro

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!