foto_consultoriaEstudo feito a partir do trabalho realizado pelas autoras Gilvania de Lima Pereira e Maria Cristina da Silva. Ambas atuam no setor de Recursos Humanos há mais de 20 anos, sendo graduandas em Psicologia.

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de destacar a possibilidade de atuação do psicólogo dentro de uma organização, mais especificamente na participação de consultorias do setor de Recursos Humanos.

As relações entre sociedade, indivíduo e organizações são meios constantes de discussões, e entender este processo é necessário para toda empresa. Esse papel pode ser devidamente desempenhado pelo psicólogo, o qual irá desenvolver mecanismos adequados para intervir nesse processo.

Dada a importância de entender-se as relações entre trabalho e pessoas, as empresas estão sentindo a necessidade de entender as questões do homem na sociedade e no ambiente organizacional.

Através da interatividade do individuo e sua cultura, seus valores e crenças, as grandes organizações estão compreendendo a importância da satisfação de seus funcionários. Isso por que empregados satisfeitos produzem mais e desempenham as tarefas com um nível de qualidade superior.

A satisfação e motivação humana está ligada diretamente ao resultado final do trabalho desenvolvido pela empresa, ou seja, interfere de forma decisiva no sucesso ou fracasso da organização. Após tal observação determinamos a importância da motivação promovida pela empresa, assim como a satisfação de seus funcionários.

Leia mais:   As Pequenas e Médias Empresas no Brasil e na China: Uma analise comparativa

O trabalho deve ser interpretado como uma ação desenvolvida num contexto social, o qual sofre alterações externas, e necessita de ações recíprocas entre o trabalhador e o seu meio de trabalho.

No entanto em alguns casos ocorrem o condicionamento e o mau aproveitamento do funcionário, e esse mal se intensifica a partir da divisão de tarefas e de sua especialização. Ao tornar o homem dentro da empresa um mero cumpridor de tarefas, fazê-lo perder o seu ponto critico e as suas habilidades, transformando-o em um ser mecânico que trabalha como um autômato.

O papel desempenhado pelo psicólogo se destaca no momento em que este identifica e compreende que o sucesso da empresa necessita da valorização humana. Toda empresa é composta de pessoas e necessita diretamente desses indivíduos para cumprir suas tarefas e alcançar suas metas.

Assim, ao identificar a importâncias desses aspectos, a valorização dos talentos dentro de uma organização passa a compor as tarefas desenvolvidas pelos setores de recursos humanos.

O papel desempenhado pelos psicólogos que compõe o setor de recursos humanos é de suma importância, uma vez que este consegue observar as atividades dos funcionários de forma mais complexa. Ao observar que determinadas tarefas produzem um estimulo maior ou menor, o psicólogo pode alterar atividades e tarefas para modificar esse quadro.

Ao observar, destacar e empregar novas tarefas que proporcionam um estimulo maior nos funcionários, este profissional acaba por se tornar uma ponte de comunicação entre empregado e empresa, tornando assim o ambiente mais harmônico e o trabalho produtivo.

Leia mais:   Existe mobilidade de informação na sua empresa?

 

 

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?