A Importância da Liderança no Setor de Produção de uma Organização

 

Resenha do estudo desenvolvido pelo autor, Natanael de Assis Paiva.

No cenário globalizado do século XXI, as empresas, sejam elas públicas ou privadas, precisam de um líder que possam coordená-las e organizá-las.

Na maioria das organizações, não está sendo possível identificar um líder pelo fato da empresa preocupar-se em gerar lucros e, muitas vezes, esquece-se do setor de produção, de onde se gera a lucratividade da empresa.

A partir deste conceito pode-se analisar algumas teorias referente  a liderança, alguns tipos de lideres, conceito de organização e cultura organizacional.

Ser um líder

Líder é a pessoa que através de suas aptidões, consegue influenciar o comportamento de seus liderados a fim de alcançar os objetivos desejados, seja grupal ou organizacional.

A liderança por sua vez, não é apenas um processo de atuação ou comportamento, é um processo de construção da realidade baseado no poder.

Com base neste conceito observam-se alguns tipos de liderança como a transformacional. Aquele cujo líder e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação, o líder possui como característica o carisma, apontando também a confiança nos seguidores.

setor de produçãoNeste aspecto a cultura organizacional tem o papel de individualizar a organização no que diz respeito a suas características na forma de atuar internamente, ou seja, com seus colaboradores e atividades, e externamente na maneira de se portar perante o mercado.

Para compreender melhor como um líder atua dentro de uma organização será exposta a caracterização estratificação social dentro das organizações, a sua definição e sua importância ao longo da história, a fim de tornar mais fácil ao leitor a compreensão de como pode surgir a liderança no setor de produção de uma organização.

A estratificação social são critérios baseados nos quais os grupos humanos se compõem hierarquicamente mediante um diferente destaque social.

Como chama a atenção Machado Neto (1980, p.105), a estratificação propriamente dita nada mais que aquela baseada na raça, cultura, ritmo de vida ou sociedade em que classifica o individuo de acordo com sua idade ou sexo.

Diante disto pode-se dizer que a estratificação social, ressalta que as características das organizações são de particular importância na determinação da renda e mobilidade dos indivíduos.

Liderança x produtividade

O líder, ao orientar as pessoas nos trabalhos, é um agente capaz de fazer com que o comprometimento dos colaboradores aumente e estes se tornem mais produtivos no dia-a-dia.

Espera-se que, a partir de seu comportamento e ação na empresa, os funcionários se sintam parte do processo, como parte ativa de uma construção conjunta pela busca de resultados pré-estabelecidos pelos gestores organizacionais.

É possível identificar também o quanto é relevante a ação de uma liderança carismática, transformacional, que dê oportunidades aos membros da empresa e que trabalhe sob uma abordagem holística, onde todos entendem que a soma de esforços resulta, evidentemente, em conquistas coletivas.

Desta forma o líder, que é formado no setor de produção de uma organização, deve ser a ligação entre as estratégias organizacionais, que acabam muitas das vezes, não levando em consideração os pontos de vista daqueles que, na base de uma estrutura organizacional, constituem a força que move a empresa.

Assim, o líder do setor de produção deve fazer com que as ações de seus colaboradores expresse seu devido valor, sendo de fundamental importância dentro das concepções estratégicas, metas e objetivos de uma organização.

Conheça também:

Plano de negócio para clínicas

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Equipe ProLucro

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!