a-importancia-de-elaborar-um-plano-de-negocios-300x240Elaborar um Plano de Negócios é extremamente providencial, pois ele é um instrumento pelo qual a empresa representa o seu negócio a fim de buscar o apoio externo que todo empreendimento necessita principalmente no início.

Plano de Negócios é como um retrato da empresa e deve revelar suas metas, caraterísticas principais do empreendimento- o que o torna competitivo e inovador, onde o negócio se localizará e que importância terá isso para seu desenvolvimento e relacionamento com canais de distribuição, e sua importância mercadológica.

Entendendo um pouco sobre o Plano de Negócios

Um Plano de Negócios deve conter Plano de Marketing, Plano Financeiro, Pesquisa de Mercado e Análise de Viabilidade.

Ele deve conter estratégias de venda, descrevendo a qualidade do produto ou serviço (e por que representa um sucesso de vendas), descrever a equipe do empreendimento com suas qualificações, experiências e metas, e descrever também em quanto tempo o empreendimento se expandirá.

É preciso ainda detalhar no Plano de Negócios como a empresa utilizará seus recursos, o que significa dentro de uma abordagem empresarial esperada pelo investidor: “fazer muito com pouco” e a empresa dessa forma apresentará sua politica de custos.

Para o investidor, a importância do Plano de Negócios passa por aspectos como a empresa desenvolverá o negócio de forma sustentável, ou seja, com saúde financeira. Por isso é importante constar no Plano de Negocio instrumentos como planilhas financeiras, indicadores e outras ferramentas numéricas, se necessárias quanto ao ramo de negócio.

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As planilhas devem especificar pontos relevantes como Investimento fixo, custos fixos e variáveis. Alguns cálculos financeiros também podem vir anexos como o Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição.

O Plano de Negócios e sua importância na prestação de serviços

No Plano de Marketing deverá conter aspectos importantes sobre o desenvolvimento de Marketing como o Marketing Mix, que contém os quatro componentes importantes que são os 4 p’s do Marketing: Preço, Praça ,Promoção e Produtos.

Para os negócios de serviço também compõem o plano mais dois Ps que são Intangíveis e Pessoas. Esses outros Ps são importantes para a área de serviço, pois intangíveis constitui o local onde se dá o serviço. Nesse momento é importante detalhar no plano se as instalações oferecem ao cliente uma visita agradável e se o local tem a funcionalidade que o serviço necessita para ser bem oferecido, como também constar os aspectos básicos como segurança, limpeza e automação necessária,e os demais aspectos como o conforto, a decoração e outros capazes de tornar o serviço um diferencial para o cliente.

O Plano de Produção também é importante para o desenvolvimento do produto ou serviço na visão do Leitor externo do Plano de Negócios, que constará a Produtividade, os sistemas de qualidade e as ferramentas de qualidade utilizadas no negócio.

No detalhamento do Plano de Produção é recomendável constar fatores como Gestão de Recursos Humanos, sabendo que a gestão de Pessoas é crucial para manter a Produtividade e Qualidade de produtos e serviços, como também as vendas.

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Deverá então estar descrito no Plano de Negócios como a empresa pretende gerir sua força de trabalho. Assim, deverão ser considerados no Plano, aspectos como contratação de funcionários, quantos funcionários serão contratados direta e indiretamente, efetivamente ou de forma temporária, os sistemas de remuneração e métodos de motivação.

Atualmente a gestão de pessoas tem sido um aspecto importante na análise dos negócios. O que o interessado pelo Plano de Negócios deseja saber é se o gestor do negócio é capaz de gerir seu empreendimento com uma responsável gestão de pessoas.

Outro ponto importante também a ser verificado é quanto á gestão de Fornecedores. O Plano de Negócios talvez não transpareça como é o Poder de Negociação do empreendedor, mas algumas descrições podem dar uma pista de como será o relacionamento do empreendedor com os fornecedores.

O plano deve então, de forma sucinta, revelar como a empresa comprará, descrevendo as suas formas de pagamento, sua gestão de material e de estoques e quais os critérios que a empresa usará para a aceitação de fornecedores.

Um instrumento precioso na Gestão de Estoques é a Curva ABC, que descreve quanto se gasta com materiais essenciais na produção, os materiais meios-termos e menos essenciais.

Falando mais sobre gestão, voltaremos a questão estratégica.

Mostre conhecimento sobre o negócio na apresentação do Plano de Negócios e faça uma Matriz de Ansoff. A matriz revela como a empresa se posicionará diante do mercado, ou seja, como o seu produto ou serviço se posiciona e quais as estratégias da empresa para oferecer o produto ou serviço.

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A matriz é composta de quatro dimensões: Penetração, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produto e Diversificação.

Por exemplo, quando se fala em Penetração de Mercado, a empresa poderá exemplificar como o produto/serviço influenciará na mudança de clientes, quais serão os clientes regulares, como irá proceder para ampliar o número de clientes e quantos nichos de mercado o seu produto /serviço é capaz de atender.

Na dimensão Desenvolvimento de Mercado, o Plano de Negócios pode mencionar como a empresa conquistará mais clientes e também uma fatia de mercado do concorrente.

Concorrência também constitui um aspecto importantíssimo para os leitores do Plano de Negócios, pois serve de apoio para o Marketing, ajudando na definição da estratégia, diversificação, inovação e atendimento aos clientes.

Com todos esses aspectos financeiros, mercadológicos e de gestão os interessados você terá uma visão do negócio e a empresa conquistará clientes, subvenções financeiras, investidores e parcerias importantes. Então deu para entender a importância da elaboração de um bom Plano de Negócios?

Por:  Vinícius Gonçalves
Portal Novo Negócio (link)

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