Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

A estrondosa falência da agência de viagem britânica Thomas Cook em setembro de 2019 foi mais um doloroso capítulo desta já longa e firme marcha da economia para o mundo virtual.

A Thomas Cook tinha 178 anos de existência, 22 mil funcionários e centenas de agências em todo mundo. Ela literalmente deixou na mão 600 mil turistas espalhados por todo o mundo. O governo britânico teve que fazer um esforço de guerra para repatriar tanta gente tão rápido.

Atualmente pouco mais de 10% dos britânicos compram pacotes de viagens presencialmente, visitando lojas. A Thomas Cook não se preparou para isso. Morreu.

A Prolucro foi mais esperta, pois implantou sua consultoria online há 5 anos. Hoje ela representa 95% da nossa operação e nos trás 80% da clientela. O resto é indicação e clientes recorrentes.

E como vão os shopping centers?

Outro exemplo aqui pertinho. Os shopping centers do Brasil estão só agora tateando uma saída de uma profunda crise. Na contramão da tendência do comércio mundial, houve uma explosão de ofertas de lojas físicas sem empreendedores interessados. É claro que a crise potencializou o problema, mas só potencializou.

O e-commerce cresce em ritmo acelerado. As estatísticas falam de 12% a 25% ao ano, depende do ponto de vista. De qualquer forma, são números impressionante para uma economia que flerta o tempo todo com a recessão. Ou seja, é lá que estão a maioria das oportunidades, ainda que não seja fácil lucrar com um e-commerce. Tem que planejar bem, há muita ilusão nisso.

Qual a solução que os shoppings estão dando ao problema?

Muita pesquisa e muito planejamento estratégico. Reparem que as praças de alimentação e as lojas de serviços estão aumentando nos shoppings. E até animais de estimação, antes impensáveis em shoppings, hoje já circulam livremente na maioria.

Ou seja, o foco agora é naquilo que as pessoas só podem fazer presencialmente, o que fez de lazer e serviços pessoais a saída. Sim, é claro que o comércio tradicional ainda é a maioria, mas está ameaçado. As lojas físicas vão durar muitos e muitos anos ainda. E há quem diga que nunca vão acabar.

Eu tenho dúvidas, é difícil prever o mundo para daqui 10 anos, quanto mais 20. Com o advento da Internet 5G e a evolução da holografia, até a presença física pode se tornar virtual. Você poderá experimentar uma roupa em casa em 5 ou 10 anos.

O que é ponto pacífico. É o e-commerce que vai continuar a expandir aceleradamente nos próximos anos e as lojas físicas tendem a uma estagnação ou mesmo lenta diminuição.

O que vem de novo no mercado online: a holografia e a hegemonia dos celulares

Por falar em holografia, ela ameaça até mesmo o entretenimento presencial. A operadora de telefonia Spirit prepara óculos de realidade virtual que permitirão você literalmente ir a um estádio ver um jogo ou um show, mais uma revolução do mercado online. Mas não se preocupem com os artistas, pois eles vão ganhar mais dinheiro ainda. E você vai poder ver shows em todo mundo.

E para complementar, temos a revolução dentro da revolução: os dispositivos móveis.

Dispositivos móveis é o nome que dão aos celulares, mais especificamente os smartfones, e aos tabletes. Sua participação nos acessos á rede só aumentam. Boa parte das pessoas, em especial jovens, praticamente não usam computadores, sequer têm.

Ou seja, seu negócio tem que caber em uma tela de celular. Isso requer mais tecnologia ainda em interface, organização dos produtos e muita reputação. A vida dos picaretas está ficando difícil. Pelo menos entre aqueles que querem ter um negócio duradouro.

E você, meu caro empreendedor, onde está posicionado no mercado online?

Ainda encontro clientes que acham que não vão precisar participar desta loucura de forma contundente, se limitando a ter um site. Eles resistem ao mercado online. Aqueles com mais de 60 anos, talvez 55 anos, e que sua aposentadoria não depende de seu atual negócio, acho que estão corretos. Mas verão suas empresas morrerem.

Quem é mais jovem, ou ainda não garantiu sua aposentadoria, esqueça. Mesmo que já tenha um bom site, faça anúncios no Google, evolua permanentemente. A web é um rio que te puxa para baixo. Para ficar parado é preciso remar. Para subir o rio, remar muito.

Uma vantagem desse acelerado mundo novo é que sempre é possível recomeçar nele. Novas tecnologias criam oportunidades todos os dias. Uma pessoa mais velha só precisa de motivação e comprometimento para renascer no mercado.

O problema é que motivação e comprometimento não combinam com pessoas mais velhas. Ou combinam? Combinam com você?

Caso não, embarque mais cedo. Vai doer menos. Pare, pense, pesquise. E faça um bom Plano Estratégico Empresarial.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro
Consultoria online: você ainda vai utilizar uma.

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.