Abertura de empresa: evite os 4 erros mais comuns

Começar um novo negócio e abrir uma empresa não são coisas tão simples quanto parecem. É preciso realizar um bom planejamento e evitar ao máximo certos deslizes que podem acabar com suas chances de sucesso logo no início.

Dessa forma, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, é necessário evitar os quatro erros mais cometidos pelas pessoas na hora de tocar diversos empreendimentos. Confira quais são:

Não fazer um plano de negócios

O maior erro de muitos empreendedores é não se planejar bem e não ter em mãos um plano de negócios. Quem é novo no ramo corporativo precisa ter, pelo menos, um plano básico para começar a atuar.

Conhecer o seu mercado, o conceito de seu negócio, os concorrentes e sua vantagem competitiva já é um bom começo.

A partir desse ponto, é possível estruturar o seu planejamento e detalhá-lo, melhorando a forma que sua empresa será implementada no mercado e aumentando suas chances de sucesso.

Informações tecnológicas, equipamentos necessários e recursos financeiros também devem estar especificados no plano de negócio. Ao sentir dificuldades em estruturar esse documento, procure uma consultoria especializada, como a Pro Lucro.

Desconhecer o seu concorrente

Outro erro muito comum dos empreendedores é ignorar que existem no mercado outros empreendimentos do mesmo segmento. Desconhecer o seu concorrente e não saber quais são as estratégias e o diferencial competitivo dele é praticamente fatal para o sucesso do seu negócio.

Antes de abrir sua empresa, então, analise o seu concorrente criteriosamente. Em alguns casos, estes oferecem mais vantagens que o seu produto ou serviço, então é preciso ser humilde e saber quais são essas vantagens.

Somente assim você conseguirá encontrar formas para melhorar sua atuação e estar à frente deles.

Analise detalhadamente os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e também os seus. A partir disso, você terá mais chances de se introduzir no mercado de forma positiva e garantirá seu crescimento ao longo do tempo.

Não saber quem é o seu consumidor

O público não é mais passivo e está muito exigente em relação ao custo benefício dos produtos e serviços que adquire. Não estudar e analisar os gostos e exigências dos consumidores é um erro que pode acabar com qualquer empresa.

abertura de empresa

O primeiro passo para conhecer bem o seu público é delimitá-lo, já que é preciso ter um foco para que você possa trabalhar em cima dele e alcançar seus objetivos. Após definir quem serão os consumidores que você pretende alcançar, o trabalho de análise pode começar.

Conheça o perfil, os gostos e a classe econômica à qual o seu público pertence. Sem essas informações, é impossível conseguir bons resultados.

Quando você conhece e se aproxima dos seus potenciais clientes, fica muito mais fácil colocar o seu produto no mercado e conseguir um bom retorno.

 Não investir em sua equipe

Para alcançar o sucesso nos negócios, é preciso ter uma equipe envolvida e motivada. Muitas empresas acabam deixando treinamentos e incentivos de lado, apenas cobrando resultados de seus funcionários.

Isso pode causar um grande desânimo durante a rotina de trabalho, o que causa impactos negativos nos resultados ao final do mês.

Uma boa equipe começa nas contratações. Escolha funcionários que tenham vontade de trabalhar e queiram crescer profissionalmente.

Além disso, oferecer treinamentos, boas condições de trabalho e outras vantagens são ótimas formas de evitar o desinteresse da sua equipe.

Conheça também:

Os 6 erros mais comuns na criação de um planejamento estratégico

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

 

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!