5 dicas para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo

Trabalhar requer muito mais do que apenas concentração e conhecimento. Certamente, um bom rendimento no expediente está intimamente ligado ao bem-estar do profissional. Dessa forma, se existe algo que influencia este fator, é a condição do ambiente de trabalho. De fato, um espaço intimidador, pouco atrativo e mal cuidado, costuma levar a um baixo rendimento.

Também leva ao descontentamento dos colaboradores e gera um desequilíbrio no clima organizacional. Então, é fundamental ter alguns cuidados. Confira a seguir 5 dicas fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo!

1. Cuide das instalações do Ambiente de Trabalho

Cuidar da infraestrutura é o primeiro passo para garantir um bom ambiente de trabalho. Um local fechado, com pouca luminosidade natural e circulação de ar prejudicada são propícios para a disseminação de doenças contagiosas.

Procure providenciar um ambiente agradável e lembre-se que a ideia de não possuir janela, para evitar distrações, não é uma boa saída. Afinal, a sensação de entrar em um cubo fechado com a luz do dia e sair com o sol indo embora é algo que deixa muita gente infeliz.

É importante frisar que atividades específicas requerem ambientes propícios. Isso significa que cada trabalho exigirá um tipo de ambientação. Por exemplo, uma academia precisa de muito mais ventilação e luminosidade do que um Data Center.

2. Atente-se aos aspectos humanos

Um ambiente de trabalho saudável não está relacionado apenas com as instalações. As relações sociais são fundamentais para definir o rendimento e satisfação dos trabalhadores. Por isso, nesta segunda parte analisaremos como as interações podem ser aproveitadas para ampliar os resultados e a felicidade de todos.

Dê a cada um sua devida importância. O líder deve transparecer para sua equipe que o trabalho de cada um é fundamental. Alguns funcionários trabalham desmotivados e podem contaminar os demais. É o caso dos que não se sentem contemplados pelos gestores, ou que não tem o reconhecimento necessário. Procure sempre reforçar que todos são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos.

3. Crie a cultura do diálogo

Em vez de estruturar a hierarquia de maneira verticalizada, procure ampliar a autonomia das equipes e liberdade criativa. Funcionários que sentem que há uma abertura para falar com os superiores e apontar quais são seus descontentamentos sem ter medo de ser desligado também sentirão liberdade para propor novas ideias.

E é diante dessa situação que podem surgir grandes inovações. Cada funcionário, mesmo que ele não ocupe um cargo alto, é capaz de oferecer algo positivo. Então, não feche os canais de comunicação.

4. Conheça e ajude a criar um clima organizacional agradável

Um gestor de equipes deve conhecer o conceito de clima organizacional. Tratam-se de propriedades do ambiente de trabalho que são percebidas de maneira direta ou indireta pelas pessoas que circulam pelo ambiente.

Em outras palavras, é como o ambiente é sentido pelos colaboradores, o que faz com que ele funcione como indicador da satisfação da equipe em relação ao trabalho, à cultura da empresa e outros fatores como maneiras de se comunicar, ações do RH e valorização profissional.

Uma empresa que está em processo demissional, desligando colaboradores sem sobreaviso, ou que é muito engessada e burocrática, provavelmente terá um clima organizacional mais tenso do que uma empresa que adota uma comunicação mais aberta e transparente e que se preocupa com a felicidade dos seus funcionários.

5. Permita a mobilidade no Ambiente de Trabalho

Muitas empresas controlam severamente a movimentação de seus colaboradores. Existem relatos de empresas que regulam as idas ao banheiro e as pausas entre uma tarefa e outra. Um controle muito rígido e que beire o autoritarismo é, além de antiético, prejudicial para o relacionamento entre equipes e gestores.

Funcionários que se sentem confortáveis para fazer uma pausa e recuperar as energias, trabalharão de maneira mais produtiva e harmoniosa. O oposto ocorre com aqueles que se sentem presos e controlados.

Essas são algumas dicas valiosas para valorizar o ambiente corporativo e garantir a harmonia entre os colaboradores. Agora que você sabe o que fazer para ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, que tal ver alguns dos nossos cases de sucesso?

 

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!