Análise do clima organizacional para melhor qualidade do atendimento

Resenha da Monografia apresentada a Universidade de Brasília (Unb) como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em  Administração, pela autora, Naiana Vieira Neves Barreni, no ano de 2012, sobre clima organizacional.

O objetivo dessa resenha é analisar o clima organizacional em uma microempresa privada, para identificar se este interfere na qualidade do atendimento. “Estudos de clima são particularmente úteis, porque fornecem um diagnóstico geral da empresa, bem como indicações de áreas carentes de uma atenção especial” (SOUZA, 1982, p. 14).

Pesquisa de Clima Organizacional 

Pode-se dizer então que a pesquisa de clima organizacional é um método que pode contribuir para a eficiência da organização, tendo em vista que aplicando a pesquisa o gestor poderá tomar ciência dos fatores prejudiciais que precisam ser extintos e dos fatores favoráveis que podem ser mais evidenciados.

Vieira e Vieira (2004, p. 7) dizem que: Os empresários sintonizados com a realidade atual encaram com bons olhos as pesquisas de clima, pois sabem que o principal capital da empresa são os seus talentos e se eles estiverem satisfeitos, com certeza a empresa tende a ser competitiva.

Os administradores precisam tratar os empregados como pessoas que impulsionam a organização, como parceiros que nela investem seu capital humano e que tem a legítima expectativa de retorno de seu investimento.

Os administradores precisam tratar os empregados com a devida importância, tendo em vista que hoje eles são considerados como parte do capital da empresa, sendo que esse capital tem a capacidade de impulsionar a mesma.

Clima organizacional

Segundo Chiavenato (1999 apud VIEIRA e VIEIRA, 2004, p. 3): ”O fator humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas, por isso a importância do fator humano em plena era da informação, o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham.”

As pessoas é que dão vida a uma empresa, pois as mesmas são responsáveis por todos os processos desde a administração da produção, a divulgação do produto e até a venda pois praticamente todo o processo de uma empresa é feito por pessoas.

Vieira e Vieira (2004, p. 3) dizem que: A tendência que hoje se verifica é a administração com as pessoas, é uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, um objeto servil, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador de decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações, mais do que isso, um agente proativo dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a mais avançada habilidade humana.

Os colaboradores têm alcançado um papel de destaque dentro das organizações, conquistando o direito de expor suas opiniões e ideias, pois agora são considerados parte de suma importância para a empresa.

Um clima organizacional favorável faz com que as pessoas trabalhem mais satisfeitas refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado pelos colaboradores.

É necessário fazer algumas intervenções

-> Impor algumas regras de organização;

-> Planejar e fiscalizar as tarefas executadas pelos colaboradores;

-> Adotar um sistema de recompensa para o funcionário que mais se destacar;

-> Proporcionar cursos ou palestras de aperfeiçoamento em vendas de modo a motivá-los a sempre melhorar a qualidade do seu atendimento;

É possível concluir que o clima organizacional é uma ferramenta de suma importância para manter os colaboradores estimulados e satisfeitos, uma vez que isso é refletido aos clientes.

Seguir trabalho na integra

Conheça mais:

Como melhorar o meu negócio?

5 dicas para economizar recursos financeiros na empresa

 

Equipe ProLucro

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!