avaliação de empresa como funcionaA determinação do valor de uma empresa é uma tarefa baseada em diferentes critérios, que envolvem, principalmente, os benefícios futuros que esta pode proporcionar, ou seja, o lucro que ela poderá gerar. Mas como é feito este cálculo? Que metodologias podem ser utilizadas para definir qual é o real valor de um negócio? Vamos agora entender melhor como funciona a avaliação de empresas e como este processo ocorre.

O que é a avaliação de empresas?

A avaliação de empresas é uma metodologia para determinar quanto vale determinado negócio. Para isso podem ser utilizados diferentes métodos que permitem avaliar com precisão qual o real valor de mercado de uma empresa, ou ainda simular diferentes cenários caso a direção da empresa fosse trocada.

Este cálculo pode ser feito em processo de compra e venda de uma parte ou da totalidade do negócio, para valoração dos ativos da empresa ou ainda para assessoramento nos processos de reorganização societária. Vamos agora conhecer os principais métodos de avaliação de empresas:

Método contábil

O método contábil é aquele baseado, simplesmente, no valor do patrimônio líquido de uma determinada empresa. Mas como você já viu, uma empresa é muito mais que isso, pois o que realmente deve ser levado em consideração é a possibilidade de retornos que uma empresa pode oferecer. Desta forma, este modo, apesar de ainda existir é pouco utilizado.

Leia mais:   5 atitudes para melhorar o clima organizacional da sua empresa

Liquidação

Também é considerado um modo simples de avaliação, pois somente leva em consideração os bens menos os direitos, ou seja, não leva em consideração carteira de clientes ou até mesmo a marca, que em alguns casos tem mais valor do que a própria empresa.

Fluxo de caixa descontado

É considerado um dos métodos mais completos, e leva em consideração diversos fatores como imobilizado, valor de lucros, marcas, carteira de clientes, entre outros que poderão auxiliar no reconhecimento dos futuros benefícios econômicos que a organização pode gerar.

Múltiplos de mercado

Esta metodologia é feita com base em empresas semelhantes ou ainda com base em outras transações semelhantes já realizadas. Este método apesar de bastante atualizado necessita de algumas alterações para adequar a operação à empresa que está sendo avaliada, já que apesar de utilizar empresas do mesmo setor, deve-se levar em conta que existem diferentes características entre elas.

Valor patrimonial

A avaliação pelo valor patrimonial é aquela que, feita em empresas de capital aberto, leva em consideração o valor das ações desta no mercado, ou seja, o preço de cada ação multiplicado pelo número de ações disponíveis. Também poderá ser usadas por empresas de capital fechado, que utilizam o valor contábil dos ativos de uma determinada empresa como base de cálculo, sendo que estes poderão ser avaliados pelo custo corrente ou ainda por seu valor de mercado.

Leia mais:   5 maneiras de medir o sucesso de um pequeno negócio (sem usar cifrões)

Método ProLucro

Como todos as metodologias são limitadas, a ProLucro utiliza três delas e ao fim propõe uma média ou uma delas. A primeira metodologia é similar às aplicações financeiras, ou seja, considera-se exclusivamente a rentabilidade sobre o capital investido. A segunda considera o patrimônio líquido, o resultado operacional e o nível de risco da atividade. E a terceira é o Fluxo de Caixa

Descontado, ainda que esse poucas vezes seja realmente útil na avaliação de pequenas empresas. O Método ProLucro permite ainda avaliar com mais precisão valores intangíveis, bem como simular realidades prováveis se a empresa tivesse uma administração mais efetiva.

Como a avaliação deverá ser feita?

A melhor metodologia que consiste na melhor forma de avaliação de uma empresa, independentemente do objetivo, deve ser feita por empresas especializadas na área que poderão tornar o processo mais ágil e confiável.

A avaliação deve ser um processo detalhado, levando em conta o maior nível de detalhes possível, para que o valor determinado seja o mais próximo do real, e para que esta supra as necessidades de quem o solicitou.

Você viu o que é e como funciona a avaliação de empresas. Agora que tal conhecer nossos serviços nesta e em outras áreas e que podem agregar valor ao seu negócio. Assine a nossa newsletter e saiba um pouco mais sobre as opções para o crescimento de sua empresa.

Nome
E-mail

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?