responsabilidade-social-1Resenha da pesquisa sobre o balanço social e a responsabilidade social nas empresas, feita por Luciene Fabiano Dantas, aluno da Faculdade Anhanguera de Joinville.

Atualmente a concepção de responsabilidade social faz parte da gestão empresarial, por meio de ações voltadas ao bem estar social, preservação dos recursos naturais e todas as medidas que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Vale ressaltar que o compromisso empresarial não é somente econômico financeiro, mas também, social e ambiental, entretanto, cabe a empresa a escolha de ser ou não responsável social. É através do balanço social, foco deste estudo, que a sociedade pode visualizar o papel social desempenhado pelas entidades. Devido às mutações econômicas e visando acompanhar o cenário atual de mercado, as empresas passaram a incrementar seus investimentos em ações sociais, assim como, na adoção de práticas ambientais sustentáveis, ou seja, ações que aderem o título de “Responsabilidade Social”. Tal compromisso evidencia a ética e a cidadania empresarial, visto que, as organizações socialmente responsáveis conquistam a credibilidade de seus clientes, acionistas, governo, entre outros, além de obter bons resultados econômicos e financeiros.

Portanto, investir na responsabilidade social é uma questão de cidadania e deve ser uma premissa de todos. A elaboração do Balanço Social contribui na formação de uma sociedade democrática. Diante do mercado competitivo as empresas que aderem à responsabilidade social têm um diferencial e consequentemente possuem uma relação de fidelização entre seus usuários internos e externos. A sociedade está cada vez mais consciente quanto às ações das empresas não tolerando a utilização de atividades como exploração da mão de obra infantil, poluição do meio ambiente ou qualquer outro tipo de externalidade negativa visando à maximização dos lucros que é o objetivo principal das corporações.

Leia mais:   Gestão por Competências

O balanço social pode ser considerado uma ferramenta fundamental de gestão, pois contribui com as empresas em ressaltar a responsabilidade social, revelando o comprometimento em prol à sustentabilidade. Sua elaboração e divulgação competem às empresas engajadas com o fim social e um mundo melhor, gerando o reconhecimento e respeito da comunidade e maior possibilidade de retorno.

Diante do exposto, o presente artigo tratou da elaboração do Balanço Social da empresa CISER, sendo analisados minuciosamente os investimentos sociais internos, externos e os projetos futuros da companhia.

Conforme os resultados obtidos, observou-se que a empresa possui uma séria visão estratégica social, pois tem investido em benefícios visando melhorar a qualidade de vida dos funcionários, familiares e comunidade, com ênfase na qualificação profissional de seus colaboradores, contribuindo para os planos de carreira destes, e, consequentemente, trazendo ganhos à companhia, pois é de fundamental importância para o sucesso da empresa contar com a mão de obra qualificada e produtos de qualidade.

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?