investidores para bancar a sua ideiaEncontrar os fundos necessários para dar a largada em um negócio constitui por si só um negócio à parte. Há várias firmas de investimentos especializadas unicamente na busca de idéias brilhantes onde possam apostar. A aquisição de fundos requer planejamento e uma cuidadosa execução, de modo a criar-se uma ideia na qual outros possam acreditar.

Todo negócio viável necessita de um plano de negócios que descreva o tipo de companhia que você deseja criar, incluindo uma declaração da sua missão e uma mesa executiva. Comece com um anúncio de alto nível, delineando aquilo que a sua empresa espera realizar, e como o seu produto ou serviço irá beneficiar a sua base de consumidores. Pense no sumário inicial como um cabeçalho, ou como o objetivo em um currículo. Trata-se de um enunciado do que você pretende cumprir, em uma única frase.

Você provavelmente desejará ainda apresentar projeções de onde a sua empresa presumivelmente estará dentro de cinco ou dez anos. Apoie essas estimativas com dados mercadológicos, demonstrando que há uma demanda para aquilo que você está vendendo, quem tem mais chances de estar comprando o seu produto ou serviço, e talvez algumas idéias para convencer o consumidor a levar uma quantidade maior do que pretendia a princípio. Isso ajuda a sugerir ao investidor potencial que você possui um negócio sólido com uma direção definida, e que você tem planos concretos para vender um produto do qual os seus clientes precisarão.

Leia mais:   A notícia ruim boa

Uma pesquisa de mercado irá dizer-lhe quanto dinheiro está investido na sua indústria, e dar-lhe alguma idéia de para onde esse dinheiro está indo. Recorra a dados publicamente disponíveis para fazer a maior parte da sua pesquisa de concorrentes, como os recursos investidos em publicidade, ou quaisquer levantamentos com dados sobre o seu mercado-alvo. É também uma boa idéia começar a definir essa base de consumidores, com idade ou nível de renda como parte dessa descrição. Tente formar um quadro o mais preciso possível do seu consumidor ideal.

Um investidor que venha ajudar a bancar a sua empresa pode ajudá-lo a cumprir essas metas, mas você precisa estar preparado a ouvir. Lembre-se que o dinheiro é apenas uma parte da equação. Um bom investidor suprirá anos de experiência que serão de grande valia.

A Internet é um bom lugar para encontrar financiamento para pequenos negócios, mas não é o único. Comunidades online de investimentos são bons locais para falar-se de negócios, e ouvir conselhos daqueles que estão por dentro. Você pode ainda checar a sua câmara de comércio local, ou aconselhar-se com familiares e amigos.

A obtenção de fundos de um banco geralmente requer um bom histórico de crédito, e um plano de negócios bastante sólido. Essa fonte de financiamento soa estável, mas ela pode não ser confiável a longo prazo. Por exemplo, taxas bancárias podem variar de acordo com o seu ranking creditício, e o empréstimo pode não ser grande o suficiente para cobrir todas as suas despesas.

Leia mais:   Aprenda a escutar: Como responder a queixas de clientes

A mensagem da sua empresa é algo crucial, se você planeja de fato encontrar investidores. Essa é uma gente ocupada, portanto você precisa encontrar um meio de explicar-lhes o seu negócio de forma sucinta. Pode ser que o tempo que irão conceder-lhe seja limitado, e nesse caso você deve limitar-se à informação estritamente essencial, em uma apresentação de slides. Os candidatos a investidores irão ler os seus argumentos detalhados mais tarde, portanto concentre-se em causar um impacto neste momento.

Tente cronometrar a sua apresentação, para remover toda a gordura que puder. Quinze minutos é uma quantidade de tempo razoável para a sua apresentação mas se puder ser menos que isso, será melhor ainda. Se você utilizar slides, inclua neles somente a informação mais essencial, e jamais leia em voz alta o que estiver escrito nas lâminas.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?