Buscando investidores para bancar a sua ideia

É POSSÍVEL ENCONTRAR UM INVESTIDOR PARA BANCAR A SUA IDEIA OU SEU ATUAL NEGÓCIO?

Sim, encontrar um investidor para bancar sua ideia ou expansão do seu atual negócio é possível desde que:

. a ideia de abertura de uma nova empresa ou de expansão da atual empresa seja viável;
. a viabilidade esteja comprovada por meio de um plano de negócio profissional;
. a proposta a ser feita ao investidor seja atrativa para ele;
. você apresente a proposta para investidores com o perfil adequado.

Além disso, ajuda muito se o negócio tiver as seguintes características:

. estar em um mercado com alto potencial de crescimento;
. ser escalável, fácil de multiplicar;
. trazer uma ou mais inovações;
. ser difícil de ser copiado; e
. ter bom potencial de ser vendido no futuro.

QUE RISCOS TENHO DE COMPARTILHAR MINHA IDEIA COM OUTRAS PESSOAS?

Se for uma invenção de fato original, o ideal é que você tenha pelo menos o início do processo de patente ou registro junto ao INPI. Se você tiver iniciado, o risco é muito baixo. Se não tiver, o risco existe, ainda que não seja alto, mas recomendamos registrar antes.

Por outro lado, se você não tem e/ou não consegue uma patente e por isso não mostra sua ideia para ninguém, ela só sairá do papel se você bancar todos o investimento.

Esse é o maior dilema dos inventores. Mostrar ou não mostrar?

No caso de planos de uma nova empresa ou de expansão da sua atual empresa que não utilizam ideias patenteáveis o risco é muito baixo.

Em todos os casos, quando os contatos avançam, é recomendável assinar um contrato de confidencialidade com quem você vai detalhar a ideia e o plano de negócio. Isso praticamente elimina os riscos, ainda mais se você procurar apenas empresas e pessoas idôneas.

E ONDE BUSCAR UM INVESTIDOR?

SEU NEGÓCIO É INOVADOR E ESCALÁVEL?

No caso de ideias inovadoras e escaláveis, você pode tentar programas de startups. Pesquise na Internet. A vantagem deles é que avaliam ideias com plano de negócio apenas preliminar. Mas eles são muito restritivos e adotam poucas pessoas. E são lentos e burocráticos. Mas colocam todo ano dezenas ou mesmo centenas de novos negócios no mercado.

Mas você também pode ir atrás de investidores locais, como no caso de negócios comuns. Veja a seguir.

SEU NEGÓCIO É “COMUM”?

Arrumar investidor para empreendimentos comuns, como confecções, restaurantes, pequenas indústrias, agronegócio, prestação de serviços e similares passa por buscar outro perfil de investidor. Na prática, os investidores mais comuns são:

. Seus pais;
. Outros parentes;
. Amigos;
. Pessoas indicadas por conhecidos e parentes.

Mesmo essas pessoas devem ser tratadas com o mesmo profissionalismo de um investidor desconhecido. Jamais, mas jamais mesmo, apresente um plano de negócio que não seja profissional. Confiança só se perde uma vez.

Mas o ideal mesmo é fugir disso aí e ir atrás de um investidor profissional ou pelo menos já seja um empresário.

Empresários locais são a melhor fonte de captação de investidores para negócios comuns. Muitos empresários locais estão abertos a novas oportunidades de negócio e eles gostam de estar por perto. E a maioria não investe em coisas que não conhecem, como startups inovadoras.

Como a primeira impressão é que fica, só chegue neles de forma totalmente profissional.

COMO COMEÇAR ESSA JORNADA?

Fazendo um plano de negócio com auxílio de especialistas em planos de negócio. Não subestime isso. Não perca seu tempo.

Sem um plano de negócio feito de forma profissional (confiável) as chances de sucesso na busca de investidores são perto de zero. É o plano que vai comprovar ou não a viabilidade. Se for viável, vai em frente. Se não for viável, altere ou abandone e parta para outra oportunidade.

Não interessa a você e nem ao investidor entrar em uma canoa furada. A primeira função do plano é te proteger.

OS TÓPICOS DE UM PLANO DE NEGÓCIO

Um plano profissional contém obrigatoriamente:

. Descrição do produto, empresa e mercado;
. Detalhamento da concorrência (ela sempre existe de alguma forma)
. Investimento de implantação com cronograma físico-financeiro;
. Folha fixa;
. Demais custos fixos;
. Custos variáveis como mão de obra variável, matéria prima, mercadorias etc.;
. Ficha técnica de custos e precificação dos produtos (bens ou serviços);
. Painel de indicadores;
. Projeção de crescimento;
. Fundamentação da projeção de venda;
. Fluxo de Caixa;
. Painel do Investidor: aportes x retorno

O plano de negócio tem que provar que sua ideia ou plano de expansão é viável. Para você e para o investidor.

A PESQUISA DE MERCADO

Em geral, o ponto mais importante para um investidor tende ser as projeções de venda, ou seja, quanto vai vender, por quanto e para quem ao longo dos próximos cinco ou dez anos. A fundamentação da projeção de venda é essencial. Não pode apenas lançar números na planilha. Apoie essas estimativas em dados de mercado pesquisados. A maior parte das pesquisas pode ser feita de fontes secundárias, mas em alguns casos é fundamental fazer uma pesquisa direta. Se quiser saber mais sobre pesquisa de mercado, vá em nosso blog e pesquise. Tem bons artigos lá sobre o tema.

COMO A PROLUCRO PODE TE AJUDAR NESTA BUSCA?

A ProLucro pode fazer seu plano de negócio e te assessorar em:

. Identificar potenciais fornecedores para o seu caso específico;
. Te orientar como abordá-los;
. Te assessorar no processo de negociação e contratualização da operação.

Se quiser orçar um plano de negócio conosco, clique nesse link:

ORÇAR UM PLANO DE NEGÓCIO PARA INVESTIDORES

 

E NÃO SE ESQUEÇA DA MENSAGEM MAIS IMPORTANTE!

Investidores não investem em ideias, eles investem em planos de negócio que comprovam a viabilidade delas. E em pessoas capazes de implantar o plano. Sem um plano profissional em mãos, a chance de captar um investidor é quase zero.

 

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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