A capacidade de liderança é um talento inato, ou pode ser desenvolvida?

A capacidade de liderança constitui um papel vital em qualquer organização. Ela envolve a definição dos rumos de uma equipe e a sua comunicação às pessoas, motivando-as, inspirando-as e capacitando-as a contribuir para o esforço rumo ao sucesso organizacional.

A liderança requer um foco estratégico e a aplicação de técnicas comportamentais para construir-se o comprometimento e fazer a sua gente realizar um trabalho melhor.

Os ingredientes da liderança efetiva são complexos, e uma maioria de estudiosos concordam que eles dependem da situação específica de liderança, da dificuldade das tarefas, do grau de autoridade do líder e da maturidade e capacidade dos subordinados.

Habilidades de liderança muitas vezes levam tempo para se aprender, pois são multifacetadas, comportamentais e dependentes de contextos específicos.

Tornar-se um líder efetivo é um desafio para muitos empresários iniciantes, mas é algo recompensador na medida em que pessoas melhor orientadas realizam um trabalho mais efetivo e atingem a excelência de desempenho em equipe.

Uma compreensão dos princípios de pensamento estratégico, definição de direções, comunicações e motivação é um bom ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades, e de um estilo de gestão capazes de ajustar-se à sua personalidade e situação específica de liderança.

Líderes de sucesso no mundo dos negócios muitas vezes apresentam atributos de positividade, confiabilidade e pró-atividade; uma clara visão das metas do negócio; um firme comprometimento em alcançar metas definidas; uma habilidade de efetivamente comunicar a sua visão; um comprometimento com a sua equipe e a sua organização; habilidades de planejamento e de desenvolvimento de estratégias; um foco na motivação e na definição de direções claras; a adaptabilidade para envolver-se com as visões e necessidades dos membros da sua equipe; uma habilidade de inspirar os empregados a cumprir as suas metas; um comprometimento com a felicidade e bem-estar de sua equipe; além de honestidade e abertura para com a sua equipe.

O desenvolvimento de uma capacidade de liderança requer que você compreenda as suas próprias forças e debilidades, e a sua disposição em estar continuamente aperfeiçoando as suas habilidades e conhecimentos, à medida que você ganha experiência.

Ao desenvolver a sua compreensão de liderança, você estará melhor equipado para inspirar e motivar a sua equipe no sentido de obter resultados para a sua organização.

Ao considerar a extensão pela qual líderes já nascem feitos ou podem ser construídos, há muitas visões diferentes. Comumente acredita-se que certas pessoas sejam líderes naturais, particularmente com referência a certas figuras históricas de vulto.

Porém, se isso fosse inteiramente verdadeiro, não faria sentido para o resto de nós tentar aprender a ser líderes. Muita gente vê-se erguida a cargos de gestão, onde habilidades de liderança são úteis ou mesmo vitais para o sucesso, e então aprendem e desenvolvem as capacidades necessárias para ser um líder.

Uma visão consistente com as teorias modernas, é que a liderança envolve uma combinação de traços de personalidade, e muitas habilidades e capacidades específicas aprendidas ao longo do tempo e obtidas por meio da experiência.

Uma habilidade efetiva de resolver situações complexas talvez seja um dos mais importantes traços de um líder. Porém, isso não quer dizer que líderes sempre sejam a pessoa mais esperta na equipe, ou que tenham o mais alto conhecimento técnico.

A liderança de sucesso permite que as habilidades e conhecimento específicos do líder – e de cada um dos membros da sua equipe – sejam combinados da melhor maneira de modo a permitir a definição de direções efetivas, e a tomada de boas decisões.

O caráter, personalidade e atitude de uma pessoa podem auxiliá-lo a assumir um papel de liderança. Porém, a experiência sugere que muitos estilos diferentes de liderança podem ser aplicados com sucesso por líderes, no sentido de ajustar-se melhor às suas personalidades e diferentes situações de liderança.

capacidade de liderançaEmbora algumas pessoas possam sentir-se mais inclinadas e estar melhor preparadas para assumir papéis de liderança, uma compreensão das funções de liderança permite-nos desenvolver habilidades e capacidades para construir um estilo bem sucedido de liderança, adaptado ao nosso próprio caráter e nossos próprios talentos.

Parte do kit básico da boa liderança pode ser auto aprendida, mas muitas habilidades úteis serão adquiridas por meio da experiência reunida ao longo do tempo.

Você pode ser influenciado pelos seus pais, professores, empregados ou colegas, bem como através da observação do comportamento e estilo de outros líderes de sucesso, ou buscando o seu conselho.

Através da observação e da análise, você pode desenvolver o seu próprio estilo de liderança, baseado naquilo que provou ser efetivo para outros. Para construir as suas habilidades de liderança, você pode ainda buscar o feedback da sua equipe, e jamais deixar de aprender com os seus próprios erros.

Como líder, há sempre mais a aprender ao lidar-se com novas situações e gente diferente. As suas observações, treinamento, experiências e personalidade irão todos auxiliá-lo a moldar a evolução do seu estilo de liderança.

Alguns dos mais importantes aspectos da liderança são um vigoroso comprometimento em definir objetivos efetivos e claros, bem como entusiasmo e comprometimento no desenvolvimento do desempenho do seu pessoal.

Conheça também:

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Equipe ProLucro

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!