clientes potenciaisNa maioria absoluta dos casos, você não terá a competência e os recursos necessários à execução de uma pesquisa de mercado, e desejará em vez disso confiar essa tarefa a uma firma especializada. Dependendo da complexidade da informação de que você necessita, você concluirá que este foi um dinheiro muito bem investido.

Grupos focais.

Um grupo focal é constituído por 5 a 12 clientes potenciais que dão a sua opinião em uma entrevista grupal. Os participantes precisam fazer parte do seu mercado-alvo – por exemplo, homens solteiros de 18 a 25 anos, mães que trabalham fora, etc. Para encontrar participantes, você deverá buscá-los em locais onde espera-se que eles frequentem em maior número, e convidá-los a responder algumas perguntas. Ainda que entrevistas de grupos focais sejam informais, os entrevistadores devem ter preparada uma lista de perguntas capaz de auxiliar a dirigir a discussão. Nesse estágio, é apurado se o produto ou serviço é algo que eles pensariam em comprar, o preço máximo que concordariam em pagar, onde procurariam preferencialmente encontrar o produto, se gostam da embalagem proposta, etc. Essas perguntas centram-se em objetivos pré-determinados, tais como futura precificação e até mesmo a escolha de um nome apropriado para o seu negócio.

Muitas vezes, os entrevistadores necessitarão de habilidade para fazer falar os entrevistados mais tímidos, do contrário somente os mais falantes serão ouvidos.

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Entrevistas telefônicas.

Esta é uma maneira relativamente barata e rápida de obter-se informação de consumidores potenciais. Para isso, é fundamental que o entrevistador tenha em mãos um script preparado, para evitar improvisações. A maioria das pessoas não gosta de perder muito tempo no telefone, por isso o pesquisador profissional sempre trabalhará com perguntas simples, breves e formuladas com clareza.

Entrevistas por mala direta.

Para consultar um público mais amplo, o profissional que você contratar certamente utilizará um sistema de mala direta. A sua pesquisa poderá ser tão simples quanto um cartão-postal, ou tão elaborada quanto uma carta explicativa, acompanhada de um questionário e envelope para resposta. Questionários vão limitar-se a uma única página, contendo não mais do que 20 questões. De forma ideal, malas diretas devem ser simples, estruturadas preferencialmente no formato de múltipla-escolha, contendo no máximo duas perguntas que exijam respostas escritas.

Entrevistas por email.

A maioria dos princípios empregados nas entrevistas de mala direta podem ser também utilizados em pesquisas por email. Cuidados especiais serão reservados às instruções de como responder, e agradecer antecipadamente pelas informações fornecidas. A vantagem de se contratar um profissional especializado é não precisar preocupar-se em obter listas de email de clientes potenciais, pois você desejará que o seu questionário seja enviado para o maior universo possível de entrevistados.

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Uma abordagem menos sofisticada para buscar-se consumidores potenciais é selecionando-os aleatoriamente em uma lista telefônica. Seja qual for o método utilizado na coleta das informações, o pulo do gato da pesquisa de mercado é a utilização inteligente do material reunido no levantamento. A pesquisa mais sofisticada do mundo não vale de nada, se você ignorar a informação e o feedback supridos pelos consumidores ou, pior ainda, não souber interpretá-los corretamente. Daí a conveniência de contratar-se uma firma especializada, em vez de meter-se a reinventar a roda – o que acaba saindo muito mais caro.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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