empresa na internetOuvir que “sua empresa precisa estar na internet” já não é novidade para ninguém. Mas a verdade é que esta frase é bastante vaga, não é mesmo? O que seria “colocar minha empresa na internet”? Simplesmente criar um site e pronto? Ter seguidores numa rede social, fazendo panfletagem digital, é o suficiente? Ter um e-mail arroba nome da empresa estampado num cartão de visitas, soa razoável?

A resposta para cada uma das perguntas varia, mas uma coisa que você precisa saber é criar métricas e aplicá-las de uma maneira minimamente profissional. Não basta ter um site na internet, é preciso saber medir e entender o perfil de cada pessoa que acessa-o. Não basta ter seguidores numa rede social se você não sabe o nível de propagação e engajamento que suas postagens geram. Não basta ter um e-mail da empresa se você só recebe SPAM. Dá preguiça entender tudo isso? A boa notícia é que não precisa entender, basta saber da existência das possibilidades e ter os profissionais certos para apoiá-lo.

Crie seu site. Mas crie um de verdade.

empresa na internetMas vamos lá… Suponhamos que acabou de abrir uma empresa e, obviamente, não possui um site ainda. Aquele seu sobrinho ou empregado curioso do mundo da informática, lhe sugere que compre um espaço de hospedagem qualquer que neles haverá uma ferramenta mágica chamada “construtor de sites”. Legal, uma pessoa com o mínimo de conhecimento, irá conseguir montar o seu próprio site! Maravilha! Custo zero! OK, você vai ter um site sim, vai funcionar sim, mas, minha dica é: esqueça isso e crie um site de verdade.

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Para empresas que acabaram de surgir, é legal você obter uma identidade visual antes de criar seu site profissional. Contate uma empresa de publicidade e propaganda para criar sua logomarca. Acredite, é um investimento que vale muito a pena. O consumidor gosta de ver marcas bem feitas e senti-las encaixadas às metas e ao planejamento estratégico da empresa. Um trabalho valoroso quando bem feito.

Com a marca pronta, contrate uma empresa para criar o seu site. Aí é que entra um ponto fundamental que precisa ficar atento: não peça para apenas fazer o seu site e pronto (lembra da primeira pergunta lá de cima?), e sim, criar o seu site otimizado e com métricas para captar e saber o comportamento dos seus visitantes. Uma empresa séria hoje em dia não monta um site e simplesmente te entrega. No mínimo, ela te passará algum guia ou suporte para que seu site continue vivo e não se transforme apenas num contato das páginas amarelas. Se a empresa que contratou não faz nada disso, fuja. Hoje em dia não vale a pena “ter um site e pronto”.

Gere conteúdo relevante e organize seus contatos

Um site, diferente de uma peça publicitária, como um panfleto de rua, precisa ter conteúdo. Não basta colocar sua logomarca bem grande e uma frase “compre conosco, temos os melhores preços”. Se seu site não possui conteúdo relevante, quem irá visitá-lo?

“Ah! Mas, se alguém procurar minha marca na internet, vai achar agora.”. Nem sempre. Ter um site na internet não é garantia disso hoje em dia. O site precisa estar otimizado para aparecer nas ferramentas de busca. Além dessa otimização, precisa ter conteúdo relevante para que, não somente as pessoas achem a sua empresa pelo nome, e sim, achem a partir do que a sua empresa oferece. Isso é o mais importante para a captação de clientes na internet.

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Uma maneira prática de gerar conteúdo relevante é contratar uma empresa que gere isso. Soa algo artificial mas, funciona. O investimento talvez seja um pouco difícil de digerir no início mas, dependendo do seu ramo de negócio, é fundamental e vale muito a pena.

Junto a esse conteúdo relevante, gere meios para captar informações de seus visitantes. Ofereça algum bônus (e-Book, desconto etc) em troca do e-mail e/ou telefone dessa pessoa que visitou o seu site. Pode parecer descartável mas, captar informações de visitantes em partes estratégicas de seu site vale ouro. Mesmo que não saiba ainda o que fazer com estes e-mails captados, crie o seu site com este objetivo em mente.

Os contatos captados devem ser gerenciados em uma ferramenta de CRM (veja alguns ótimos artigos a respeito aqui). O CRM é uma ferramenta fundamental para a captação de clientes na internet.

Redes sociais não são tão simples como parece

Sim, redes sociais e, principalmente, posts patrocinados, ajudam sua empresa a aparecer mais rápido num montante de contatos que você não possui ainda. Mas isso não é simples e, muito menos, garantia de bons frutos.

As redes sociais do momento estão em constantes mudanças nas formas de como as empresas agem sob elas. Sua empresa quer aparecer? Pague. Tem que pagar. Por mais que tenha milhares de contatos pessoais e peça para as pessoas “curtir, comentar, compartilhar” seu post sobre a empresa, isso não vai gerar engajamento. Isso tudo está previsto nos algoritmos internos das redes sociais: eles sabem que seu post é “comercial” e não o coloca pra frente, a não ser que pague.

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OK, você pagou, seu post está gerando curtidas etc. Mas, você planejou em como irá manter sua conta nas redes sociais? Se você quer criar um conta nas redes sociais apenas “para ter e entrar na moda”, não faça isso. Sério. Você precisa manter a conta ativa, gerar conteúdo periódico e acompanhar tendências, senão isso queima filme demais. Pense nisso e tenha cuidado. Rede social é coisa séria e existem profissionais que cuidam ou que irão lhe orientar quanto a isso.

A internet é um universo com diversas galáxias. Marque sua presença e verá que tudo no futuro acontecerá de uma maneira natural. Faça um plano de negócios, invista na internet e tenha paciência pois os resultados não são imediatos, mas, se feitos de uma maneira correta, virão. Não existe mágica, existe estudo constante e investimento. Como sempre disse um professor meu, nesses casos, “o segredo do sucesso é segurar a onda”.

Luiz Otávio
Luiz Otávio F. Tinoco
Cientista da Computação. Arquiteto de sistemas e desenvolvedor web, desde 2000. Especialista em marketing digital.

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