área de gestão de projetosA área de gestão de projetos é frequentemente associada a grandes corporações ou à área de construção, mas as habilidades necessárias à gestão efetiva de um projeto podem ser úteis a negócios de todo formato ou tamanho. As ferramentas utilizadas por uma gestão de projetos bem sucedida podem auxiliá-lo a organizar o seu tempo de forma mais eficiente, e desmarcar um número maior de metas da sua lista de tarefas.

Um problema comum das empresas pequenas ou independentes é não terem nenhum mecanismo para garantir que o trabalho seja completado da forma mais eficiente possível. É fácil para os proprietários de pequenos negócios pensarem que é melhor completar cada projeto individualmente, sem o desenvolvimento de quaisquer processos. Contudo algumas habilidades básicas associadas à gestão de projetos poderiam auxiliá-lo a realizar tanto as suas metas grandes quanto as pequenas.

Um bom gestor de projetos é capaz de delegar tarefas aos indivíduos mais habilitados a executá-las. Aprender a encontrar as pessoas certas para trabalhar com você é um componente essencial da liderança bem sucedida. A alocação de recursos é algo que os gestores de projetos aprendem em seus estudos, permitindo-lhes equilibrar a carga de trabalho a fim de que todas as tarefas sejam completadas de forma tempestiva pela melhor equipe possível.

Além de distribuir tarefas e manter a carga de trabalho em um nível apropriado, gestores de projetos são também mestres em gerir o seu próprio tempo. Essa habilidade é particularmente útil a proprietários de pequenas empresas, que podem completar a maioria das tarefas eles próprios. É importante que as tarefas sejam completadas com pontualidade, na ordem correta, para atingir as suas metas. Gestores de projetos também são capazes de monitorar o progresso de um projeto, e realizar ajustes no cronograma quando necessários.

Leia mais:   Sinais evidentes de má gerência

Mesmo que o único custo de um dado projeto seja o tempo que você gasta com ele, este é um recurso que precisa ser administrado. Aprender a configurar um orçamento é uma peça central desse quebra-cabeças. Se você é um empreendedor estreante, pode ser que você não disponha de um departamento financeiro para gerir o seu orçamento, portanto é importante aprender a administrar o seu dinheiro no contexto dos objetivos maiores. Isso deve incluir a capacidade de realizar um mínimo de previsões financeiras, e a movimentação de fundos necessária à maximização do seu uso. Além de habilidades de gestão de projetos, habilidades na área da contabilidade podem mostrar-se úteis ao proprietário de um pequeno negócio.

Você planeja trabalhar com free-lancers, ou com a sua própria equipe de profissionais, para acompanhar um projeto até a sua conclusão? Você precisará aprender como comunicar-se com eles efetivamente, para suprir a orientação necessária. Habilidades de gestão de projetos incluem ferramentas tanto administrativas quanto de liderança, para ajudar a incrementar a eficiência da equipe.

Finalmente, a gestão do risco e a solução de problemas são habilidades cultivadas por todo bom gestor de projetos. Eles sabem lidar com eventuais questões que possam surgir, de forma a minimizar os efeitos negativos ao projeto, e criar um plano de ação cabível.

Se você estiver buscando maneiras de fazer crescer a sua empresa, pode valer a pena dar uma olhada nos aspectos fundamentais de gestão de projetos, no sentido de torná-lo um empreendedor mais efetivo.

Leia mais:   Contrariando expectativas: não tenha medo de assumir uma postura diferente

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?