conferência no skypeTecnologias de vídeo-conferência no Skype facilitam a vida de proprietários de pequenos negócios na hora de entrevistar clientes, trabalhadores remotos, serviços terceirizados e novas contratações que não moram perto. Aqui vão algumas dicas para realizar uma vídeo-conferência bem sucedida, e atrair gente talentosa de virtualmente qualquer parte do planeta.

1. Teste a sua tecnologia.

Antes da conferência ou entrevista, faça uma checagem geral para assegurar-se de que a sua conexão à Internet e o seu software estão funcionando corretamente. Não vá simplesmente abrir o Skype e checar o seu sinal de WiFi; faça uma ligação real para alguém e tenha a certeza de que podem ouvi-lo e vê-lo. Também é uma boa ideia conferir o seu ambiente, para certificar-se de que não haja nada na fita que você não queira que seja visto pelo entrevistado.

2. Evite interrupções e escolha um local tranquilo.

Pode ser que o seu escritório não seja o melhor local para conduzir uma conferência. Se você for do tipo de patrão que pratica uma política de portas abertas, pode ser que você seja interrompido frequentemente por visitantes e funcionários. Uma solução prática pode ser mover o seu laptop para um outro local, ou criar um cartaz de “conferência em curso”, de maneira que fique claro para todos que você está no meio de uma entrevista.

Não esqueça-se de colocar o seu celular no silencioso, além de desativar outras notificações que possam tornar-se distrações potenciais, tais como chats e outros aplicativos de mensagens.

3. Prepare tópicos de discussão e perguntas em série.

Conferências através do Skype são muito parecidas com entrevistas face a face, nas quais você precisa estar preparado para fazer perguntas inteligentes aos entrevistados. O fato de você não estar na mesma sala com alguém não é desculpa para improvisações. Prepare perguntas que façam o entrevistado falar, e que o estimulem a elaborar sobre o tema com mais profundidade.

Leia também:  Como colocar sua empresa na internet de maneira profissional

4. Solicite a anexação de documentos e links.

Aproveite ao máximo a mídia que você está usando, e use as funções de chat e de compartilhamento de arquivos para obter documentos adicionais da pessoa que você está entrevistando. Isso é especialmente útil quando você está contratando autores, designers e outros talentos potenciais, possuidores de portfólios e links espalhados pela web. Você pode salvar os links e conferi-los mais tarde, especialmente se estiver no processo de avaliar vários candidatos a uma posição.

5. Tome notas.

Abra o seu editor de texto ou tenha papel e lápis à mão para rabiscar as suas notas enquanto discute com o seu interlocutor. Você pode anotar perguntas à medida que elas vêm-lhe à mente, caso não queira interrompê-lo, bem como tomar notas para si próprio sobre a impressão geral que a entrevista está lhe causando. Essas notas vão tornar-se imensamente úteis quando a conferência chegar ao fim, e impedirão que muitas informações importantes percam-se no ritmo às vezes acelerado da conversação.

6. Faça contato visual.

Não esqueça-se que ao utilizar um serviço como o Skype, o contato visual com o seu interlocutor acontece quando você olha diretamente para a webcam. Se você estiver a uma distância confortável da câmera, isso não deverá ser um problema. Tenha sempre em mente que quando você olha para o seu monitor – especialmente tratando-se de um laptop muito perto de você – pode ter-se a impressão de que você está desinteressado, ou pior – com um ar sonolento!

Tanto entrevistadores quanto entrevistados devem preparar-se com antecedência, antes de uma conferência no Skype. Isso pode poupar um tempo valioso, e ajudar a manter o foco da conversação.

Leia também:  Como obter presença efetiva na Web e atrair clientes potenciais

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Para posicionar-se em pé de igualdade (ou superioridade) diante de seus competidores, um empreendedor precisa ter acesso às últimas práticas e tecnologias que surgem diariamente. Para fazer face a esse extraordinário volume de informações novas, um bom aproveitamento do tempo - tanto do líder quanto dos subordinados - é essencial. Com a consultoria online, você atualiza o seu know-how sem sair da sua cadeira (e reduzindo custos).

Leia mais

Quer manter-se sempre atualizado?
Deixe seu e-mail e receba as melhores dicas para o seu negócio.