delegar terefas na empresaCom o desejo de ver sua empresa crescer mais rápido, muitos empreendedores abraçam a ideia de tentar executar o maior número de tarefas possíveis. Muitas vezes isso se deve ao medo de que, ao delegar as tarefas, acabe-se perdendo o controle sobre o negócio.

No entanto, é preciso compreender que a centralização demasiada pode comprometer o bom andamento das operações e isso pode acabar custando caro aos projetos: os prazos podem acabar deixando de serem cumpridos e o resultado pode não ser tão bom quanto seria se o gestor pudesse focar em uma coisa de cada vez.

Por isso, delegar as tarefas de forma eficiente é uma habilidade importantíssima ao gestor. Confira, a seguir, nossas dicas sobre como delegar tarefas na empresa e manter o controle do negócio!

Analise a sua equipe

Para delegar tarefas sem medo e sem erros, é fundamental conhecer a sua equipe, seus funcionários, suas experiências, suas qualidades e seus talentos para poder relacioná-los às necessidades de cada posição dentro da empresa. O RH poderá colaborar nessa análise, oferecendo as ferramentas adequadas para observar os perfis dos colaboradores para que o líder possa tomar boas decisões.

Se a empresa for de pequeno porte e ainda não contar com uma equipe de RH, é possível contratar uma consultoria ou então fazer cursos de capacitação. Até mesmo nas microempresas as tarefas podem ser distribuídas. Aliás, é até ideal que os colaboradores sejam capacitados para realizar tarefas além das suas, assim não haverá problemas quando alguém precisar tirar férias, se ausentar por um dia ou ocorra alguma demissão.
De qualquer maneira, tanto em uma empresa grande ou pequena, é fundamental que o líder conheça a sua equipe. A melhor forma de conhecer a equipe, seus pontos fortes e seus pontos fracos, é se comunicando ativamente e se atentando à forma como cada um desempenha as funções que lhe são designadas.

Leia mais:   7 Indústrias que vão bombar no futuro próximo

Tenha um plano de desenvolvimento

Depois de analisar a sua equipe e quais tarefas podem ser delegadas e a quem serão delegadas, é preciso montar um plano de desenvolvimento, que servirá para identificar quais as áreas que precisam de mais aprimoramento. O plano de desenvolvimento não significa também eliminar toda iniciativa de proatividade dos seus colaboradores, mas é preciso ser bem claro sobre o que o gestor precisa e espera de cada colaborador. Assim, o gestor poderá delegar mais tarefas e conseguirá manter o seu foco no desenvolvimento do negócio.

Seja um “líder-coach”

Coach é um termo em inglês que significa “treinador”. O gestor normalmente passa ordens para seus funcionários e explicar como executá-las. O líder-coach irá valorizar o funcionário, estimulá-lo a mostrar suas competências e qualidades, lhe oferecerá um pouco de independência. É importantíssimo que, quando delegar tarefas, o gestor saiba ouvir ideias daqueles que recebem as tarefas e que juntos criem soluções e possibilidades de inovação.

E se acontecer um erro? Isso é comum, principalmente no começo. É preciso seguir em frente, oferecer capacitação e ensinar o colaborador, se for possível, para que o erro não torne a acontecer.

Acompanhe a execução das tarefas delegadas

Mesmo que o gestor tenha delegado as tarefas, é importante que ele procure acompanhar a execução das tarefas, intervindo se for necessário, para não acabar se frustrando com o resultado final. O gestor não deve ser complacente com erros na execução das tarefas. Tampouco deve deixar de delegar. Seu papel deve ser o de ajudar a identificar o problema e eliminá-lo.

Leia mais:   É possível mudar a realidade de meu município?

Lembre-se de que o começo envolverá uma grande curva de aprendizado do colaborador. Portanto, é fundamental criar um plano de desenvolvimento bem claro, com os prazos, o material necessário, a forma ideal de executar o processo e, ainda, ser o líder que ensina, que orienta e norteia o time.

Que tal começar a delegar tarefas na sua empresa agora que você aprendeu a como fazê-lo adequadamente? Gostou do nosso post? Então aproveite e aprenda como descobrir o seu perfil de empreendedor!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?