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Como dizer ‘Eu sou o melhor’ sem precisar falar nada

Como dizer 'Eu sou o melhor' sem precisar falar nadaA auto-promoção é um imperativo no fortalecimento da sua marca, diz a empresária e consultora Anna James.

“Eu uma vez apresentei um jogador de basquete ao presidente de uma grande agência esportiva. Eles pouco disseram além do próprio nome.” Depois, ela perguntou ao atleta por que ele não mencionara que fora contratado por duas vezes por times profissionais, uma informação que teria causado um impacto real durante a conversa. O jogador timidamente explicou que teria sido “esquisito” ficar gabando-se de suas realizações.

Sem gabar-se um pouquinho, você desperdiçará oportunidades, como aconteceu com esse atleta. Anna James sugere seis passos para desenvolver a sua estratégia própria de auto-promoção, e como dizer a todos que você é o melhor, sem falar isso explicitamente:

1. Identifique o que você já fez e as coisas nas quais você é bom.

Enumere as suas realizações, inclusive as coisas nas quais você trabalhou duro de verdade, mas fracassou. Esse é o seu mapa de desempenho pessoal, ilustrando até onde você chegou, e aquilo que você pode promover. Você fez a parte difícil – aproprie-se dela. A vida inteira dizem para a gente que a modéstia é fundamental, e que devemos trabalhar em silêncio até alcançarmos o nosso objetivo final, mas lembre-se que temos todo o direito de celebrar as vitórias que colhemos pelo caminho.

2. Pratique a sua comunicação.

Há várias maneiras de transmitir a mensagem “Eu Sou O Melhor,” sem precisar dizer isso diretamente. Comunique-se de uma forma não-agressiva ao promover a sua mercadoria, usando frases tais como “Eu sou apaixonado,” “Eu estou envolvido” e “Eu fiz [isso]” ou “Eu trabalhei duro [naquilo outro].” As pessoas respondem bem ao esforço e ao entusiasmo, não à gabolice.

3. Diga a todo mundo.

Pense nisso da seguinte maneira – se você tem trabalhado 16 horas por dia para construir um negócio lucrativo, você não acha que conquistou o direito de vocalizar o seu sucesso? Compartilhar quem é você e qual é a sua vocação com o resto do mundo não é uma bravata – é simplesmente a afirmação de um fato. Iniciando essa conversa com “Olá, eu faço isso” vai abrir-lhe caminho para novas oportunidades.

“Minutos depois de conhecer-me você descobrirá que eu sou uma escritora free-lancer apaixonada, e que eu recentemente garanti um fantástico contrato através da recomendação do meu advogado. Um amigo dele precisava de um escritor, e ele lembrou-se de mim imediatamente.” Você nunca sabe as conexões que as pessoas possuem, portanto promova junto a todo mundo aquilo que você é capaz de fazer.

4. Esteja preparado para provar o que você diz.

Agora que você já disse às pessoas o que você tem feito e qual é a sua marca, você tem que sustentar o que diz com provas concretas. As provas são o seu próprio trabalho, e as pessoas vão querer vê-lo. Atualize o seu website e canais de mídia social com frequência.

Por exemplo, quando você estiver tentando arregimentar o apoio de um estrategista de mídia social, e o link dele no Twitter está quebrado, campainhas começam a dar o alarme.

5. Seja criativo.

Prove que você se destaca da multidão, promovendo-se de uma maneira diferente. O administrador de produtos online Philippe Dubost, por exemplo, converteu o seu currículo para o formato de um anúncio no Amazon.com, onde o produto colocado à venda era ele próprio. A peculiar tática de auto-promoção de Dubost capturou a atenção de um popular programa de TV, e ele recebeu mais de 100 ofertas como resultado.

6. Seja generoso.

Aquele que é o melhor em um determinado campo frequentemente compartilha a atenção com os outros. Promova e encoraje outros que estejam fazendo um bom trabalho, e ofereça a sua ajuda àqueles que a demandam. Desenvolva uma comunidade em torno do seu trabalho e compartilhe com liberalidade, pois a generosidade é a forma mais sincera de ser lembrado.

O chef Jamie Oliver, mundialmente famoso, é conhecido por compartilhar a sua especialidade com qualquer um que quiser escutá-lo. Esse tipo de participação em sua indústria é super valiosa para a sua marca. As pessoas ficam felizes ao investir nele, pois sentem que ele é devotado a eles.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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