Nome para a sua empresaConforme prometido, expandimos aqui a discussão em torno do importante tópico de dar-se um nome apropriado à sua empresa e ao seu negócio. Leia a primeira parte aqui.

Considere “Braziltour,” um nome desenvolvido por uma empresa especializada para ajudar a promover pacotes turísticos com destino ao Brasil. Ainda que não se trate de uma palavra existente no dicionáro, o nome é significativo e os consumidores são capazes de reconhecer imediatamente aquilo que está sendo oferecido. Melhor ainda, “Braziltour” evoca a excitação de uma viagem ao estrangeiro.

Ao escolher um nome para o seu negócio, tenha essas dicas sempre em mente: busque um nome que apele não apenas a você próprio, mas também ao tipo de cliente que você está tentando atrair; busque um nome confortador ou familiar que inspire memórias agradáveis, para que os consumidores reajam ao seu negócio em um nível emocional; não pegue um nome que seja longo e confuso; fique longe de trocadilhos inteligentes que somente você é capaz de compreender.

Em uma época que quase toda palavra existente na língua já foi registrada em nome de alguém, a opção de cunhar-se um nome está se tornando mais popular. Alguns exemplos são Acura e Compaq, que foram desenvolvidos pela firma especializada NameLab.

Nomes cunhados podem ser mais significativos do que palavras já existentes, diz o presidente da NameLab, Michael Barr. Por exemplo, “Acura” não possui uma definição no dicionário mas a palavra sugere engenharia de precisão, exatamente como pretendia a companhia. A equipe da NameLab criou o nome Acura a partir de “acu,” uma sílaba que significa “preciso” em muitos idiomas. Ao trabalhar com sílabas significativas (que os lingüistas chamam morfemas) como “acu,” Barr diz que a companhia produz novas palavras que, além de significativas, são únicas.

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Barr admite, no entanto, que palavras fabricadas não são a solução certa para toda situação. Novas palavras são complexas e podem criar uma percepção de que o produto, serviço ou companhia sejam complexos, algo que talvez não seja verdade. Além disso, pessoas sem prática nesse tipo de cunhagem de nomes podem esbarrar em algo além das suas habilidades.

Uma solução mais fácil é utilizar novas formas de se soletrar uma palavra já existente. Por exemplo, a NameLab criou o nome Compaq quando uma nova companhia de computadores trouxe até eles o seu novo computador portátil. A equipe pensou na palavra “compacto” e sugeriu a marca Compaq, a qual eles acreditavam ser menos genérica e mais fácil de ser notada.

Depois que você reduzir o foco a quatro ou cinco nomes que sejam memoráveis e expressivos, você estará preparado a conduzir uma busca de marcas registradas. Nem todo nome de negócio precisa tornar-se uma marca registrada, desde que o órgão cadastrador o aceite e você não esteja tomando nenhum nome registrado por outra entidade qualquer. Mas você deve considerar antes a contratação de um advogado especialista em marcas registradas, ou pelo menos uma firma especializada, para ter certeza de que o seu novo nome não seja uma violação da marca registrada de um outro negócio.

Para ilustrar o risco que você corre se tropeçar em uma marca registrada já existente, considere isso: você é dono de um novo negócio manufatureiro que está prestes a embarcar os seus primeiros pedidos, quando uma obscura empresa aparece do nada e acusa a sua empresa de violar a sua marca registrada. Isso envolve você em uma batalha judicial que leva o seu negócio à falência. Tudo isso poderia ter sido evitado se você houvesse buscado o auxílio de um especialista. O dinheiro extra gasto agora por você poderá poupar-lhe inúmeras dores de cabeça e despesas maiores mais à frente.

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Se você tiver sorte, você acabará com três ou cinco nomes que passaram em todos os testes. E agora, como fazer a sua decisão final?

– Reveja todos os seus critérios iniciais. Qual nome se enquadra melhor em seus objetivos? Qual nome descreve com mais precisão a empresa que você tem em mente?

– Alguns empreendedores chegam a uma decisão final confiando em seus próprios instintos, ou realizando uma pesquisa de consumidores, ou através de testes em grupos focais para ver como os nomes são percebidos. Você pode esboçar uma idéia de como cada nome aparecerá em uma placa ou no seu material de escritório. Leia cada um dos nomes em voz alta, prestando atenção ao som produzido, se você antevê anúncios no rádio ou telemarketing em seu futuro.

– Tenha em mente que firmas profissionais de criação de nomes devotam algo em torno de seis semanas a seis meses ao processo de nomeação. Você provavelmente não terá esse tempo todo, mas planeje gastar ao menos umas poucas semanas na seleção de um nome.

Assim que a sua decisão for feita, comece a construir o seu entusiasmo pelo novo nome imediatamente. O seu nome é o primeiro passo rumo à construção de uma forte identidade empresarial, feita para durar por todo o tempo em que você estiver no mercado.

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Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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