Como escolher um nome para a sua empresaO que representa um nome? Representa muito quando se trata do sucesso de uma pequena empresa. O nome certo pode fazer o seu negócio ser comentado na cidade inteira. Um nome errado pode condená-lo à obscuridade e ao fracasso. De forma ideal, o seu nome deveria transmitir a especialidade, o valor e o caráter único do produto ou serviço que você desenvolveu.

Alguns experts acreditam que os melhores nomes são abstratos, uma página em branco sobre a qual criamos uma imagem. Outros pensam que nomes deveriam ser informativos, para que os consumidores percebam de cara qual é o seu negócio. Alguns acreditam que nomes cunhados (vindo de nomes inventados) são mais memoráveis do que nomes que utilizam palavras já existentes. Outros já pensam que eles são fáceis de esquecer.

Na realidade, qualquer nome pode ser efetivo se for apoiado pela estratégia de marketing adequada. Há alguns pontos que você deve considerar, a fim de dar ao seu pequeno negócio o nome mais apropriado e efetivo.

Recrute a Ajuda de Um Expert para Começar

Bolar um bom nome para o seu negócio pode ser um processo complicado. Você deve considerar o recurso a um especialista, principalmente se estiver em uma área na qual o nome da sua empresa possa influenciar o sucesso do seu negócio. Existem elaborados sistemas para se criar novos nomes, e é bom contar com pessoas acostumadas a lidar com leis de marcas registradas. Eles poderão orientá-lo quanto a más escolhas de nomes e explicar por que outros nomes são melhores. Ao contratar uma firma especializada, o serviço geralmente incluirá outros trabalhos de identidade visual e de design gráfico como parte do pacote.

Leia mais:   Meus adoráveis corruptos

O Que Está Contido em um Nome?

É uma boa idéia decidir primeiro o que você deseja comunicar com o seu nome. Ele deve reforçar os elementos-chave do seu negócio. O seu trabalho de desenvolvimento de um nicho, bem como a declaração da sua missão, ajudarão a destacar os elementos que você deseja enfatizar em seu nome.

Quanto mais o seu nome comunicar aos consumidores sobre o seu negócio, menos esforço você precisará para explicá-lo. Segundo os experts, os empreendedores devem dar prioridade a nomes reais ou combinações de nomes, em vez de nomes fabricados. As pessoas preferem nomes com os quais eles podem identificar-se e compreender. Essa é a razão pela qual os profissionais universalmente condenam sequências de números ou iniciais como uma má escolha.

Por outro lado, é possível que um nome às vezes seja significativo demais. Armadilhas comuns são nomes geográficos ou genéricos. Um exemplo hipotético é “Belo Horizonte Laptops.” E se a companhia desejar expandir os seus serviços para fora da cidade? Que significado terá esse nome para consumidores vivendo a milhares de quilômetros de distância? E se a companhia decidir diversificar, e passar a oferecer outros produtos além de laptops?

Como pode um nome ser tão significativo quanto amplo? Nomes descritivos dizem alguma coisa concreta sobre um negócio – o que ele faz, onde está localizado, e assim por diante. Nomes sugestivos são mais abstratos. Eles têm um foco naquilo em torno do qual gira um negócio.

Leia mais:   Cadeias Produtivas: Como Desenvolver

(Este é um tópico excitante, que pode prolongar-se por um espaço bem mais amplo do que estas poucas linhas. Em breve, voltarei a ampliar essa discussão. Acesse o nosso Facebook e envie seus comentários.)

Atualização: acompanhe a parte 2 aqui.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?