Como explorar ao máximo a sua campanha de emails transacionais

Em primeiro lugar, o que são emails transacionais? Em sua definição mais simples, eles são todas aquelas mensagens de email entre você e seus atuais clientes ou assinantes, as quais são disparadas através de interações com o seu site, serviços ou aplicativos.

Estes não são emails promocionais diretos, e sim acusações de recebimentos, confirmações de pedidos, emails de agradecimento, avisos e notificações de atualização tais como trocas de senha, etc.

Essa qualidade é onde o poder dos emails transacionais realmente está; por serem de uma natureza eminentemente prática, em vez de puramente promocionais, a frequência com que eles são abertos e lidos pelos seus assinantes pode chegar a mais de 100% (por que eles são frequentemente abertos múltiplas vezes pelo recipiente).

Com tais índices de abertura e leitura, você não pode absolutamente deixar escapar a oportunidade de tirar vantagem dessa poderosa linha de comunicação com os seus usuários, e aproveitá-la ao máximo para incrementar as suas vendas.

Caixas de Correio Superlotadas, Promoções Ignoradas

O quanto é duro atrair a atenção dos leitores dos seus emails promocionais, em meio às suas caixas postais transbordando de mensagens, é algo difícil de ser exagerado.

Mesmo se você estiver realizando um grande trabalho na composição de conteúdo valioso para os seus emails, e criando cabeçalhos que atraem a atenção dos leitores, os números trabalham contra você: 191 bilhões de emails são enviados e recebidos a cada dia em milhões de caixas postais, e mais de 108 bilhões deles são emails de negócios, criando uma maciça overdose de entulho no interior de cada conta de email.

Esse excesso equivale em média a 47 mensagens por caixa postal em todo o mundo, e dessas 47, cerca de 27 possivelmente são emails de negócios.

Por causa desses números, é fácil compreender por que tantas campanhas de emails promocionais possuem taxas tão baixas de abertura e leitura, e por que cada possível beirada é uma oportunidade que você não pode deixar escapar.

Como Emails Transacionais Sobressaem Em Meio Ao Entulho

Por causa da sua própria natureza, como mensagens que realmente oferecem informações valiosas e relevantes aos assinantes da sua lista, emails transacionais têm uma chance muito maior de serem abertos repetidas vezes, ao contrário de mass-mailings promocionais do tipo nesletters periódicas.

Os seus usuários já possuem uma clara e relevante razão para abrirem mensagens transacionais, e por isso as mensagens desse tipo trazem em seu bojo uma qualidade de auto-promoção.

Os números a esse respeito falam por si mesmos: as taxas médias de abertura e leitura para a maioria das mensagens transacionais chegam consistentemente a mais de 100%, uma enorme diferença da média típica de abertura e leitura de 15% para os envios de mass-mailings promocionais.

Além disso, as médias de cliques no interior de mensagens transacionais também são surpreendemente boas, girando em torno de 17%, em oposição às típicas margens de 3% para links inseridos em mensagens de mass-mailing.

Com esses números, você está diante de uma verdadeira mina de ouro de oportunidades promocionais, que muitos mail-marqueteiros deixam passar completamente.

Porém, para obter uma vantagem real das excelentes conversões que os seus emails transacionais já estão lhe dando, com a lista dos atuais usuários do seu site, você precisa assegurar-se de que os passos promocionais adicionais sejam específicos e efetivos, sem arruinar a experiência do usuário.

campanha de emailsPrimeiro de tudo, para que o interesse genuíno das suas mensagens transacionais não se perca, você precisa manter intacta a natureza essencialmente transacional da sua mensagem.

Isso significa que o foco dos cabeçalhos precisa continuar em torno da ação específica que motivou o envio original do email (o recibo de um pedido, uma confirmação de renovação, etc.).

Também, a mensagem central dos seus emails transacionais deve continuar em torno da transação em si, não torne-a secundária em favor de algum tipo de oferta promocional.

Porém, indo um pouco além desses requisitos essenciais, você pode e deve dar certos passos estratégicos para fazer as suas mensagens transacionais funcionarem como ferramentas de vendas.

Para começar, marque os seus emails com uma mensagem de marketing clara e sedutora, capaz de atrair a atenção para a periferia da sua mensagem transacional central. Experimente diferentes modelos de email, e use uma plataforma analítica para rastrear as suas taxas de conversão ao longo do tempo.

A seguir, não deixe de personalizar os seus emails o tanto quanto possível na direção do histórico de compras anteriores do cliente específico que está sendo alvo do mailing.

Isso também significa realizar vendas cruzadas, incluindo ofertas de novos ítens na área de interesse do comprador, e não deixar de incluir personalizações simples e cruciais, tais como a inclusão do nome do usuário nas mensagens que lhe forem dirigidas.

Essas duas modificações em mensagens transacionais têm incrementado o número de cliques em até 41%, e um aumento nas vendas de 20%, respectivamente.

Indo mais adiante, transforme os seus emails transacionais de boas-vindas em uma série de mensagens trazendo um propósito específico em cada uma delas. Fazendo isso, em vez de enviar uma mensagem transacional única e volumosa, tem-se conseguido criar um aumento de retorno de 13% ou mais.

Adicionalmente, faça com que cada uma das suas mensagens torne-se socialmente amigável, com links para as suas contas de mídia social. Esse passo pode incrementar as suas taxas de cliques em até 55%.

Finalmente, não esqueça de dizer um sincero “muito obrigado” a seus clientes em cada uma e toda mensagem que você lhes enviar. Isso sozinho pode fazer uma diferença positiva de 35% em termos de taxas de cliques!

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