Como fazer a sua startup destacar-se da concorrênciaParabéns por dar este salto e correr atrás do seu sonho de abrir um novo negócio. Mas como muitos empresários experientes lhe dirão, abrir um negócio é a parte fácil – levá-lo adiante é que pode tornar-se uma coisa complicada. Como aumentar as chances de que a sua empresa sobreviva e prospere? Para isso, é essencial que você destaque-se de seus competidores.

Uma das principais razões pelas quais algumas empresas não decolam, não é por serem mal concebidas ou estarem fadadas ao fracasso – elas não obtêm sucesso simplesmente por que ninguém consegue notá-las em meio às outras. O sucesso nos negócios significa afastar-se do rebanho, e erguer o pescoço acima dos competidores.

O que faz o seu negócio diferente dos seus concorrentes? É importante que você tenha uma compreensão clara, fria e imparcial de como a sua
empresa irá cavar um nicho em uma determinada paisagem empresarial. Não basta simplesmente dizer que você terá “um serviço melhor de suporte ao cliente” ou “uma seleção mais ampla de produtos.” Em vez disso, concentre-se em coisas específicas, destacando que “toda chamada dos clientes será respondida de forma não-mecânica” ou que a sua loja tem “mais de 5.000 produtos que não contêm glúten.” Para vencer você deve definir com clareza a maneira exata pela qual a sua empresa servirá os seus clientes de uma forma que os outros não estão servindo.

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Depois de determinar exatamente o que tornará o seu negócio diferente dos outros, está na hora de desenvolver a linguagem que permitirá ao consumidor e seus clientes potenciais compreender de imediato o que você faz, e por que eles deveriam fazer negócios com você. Crie uma plataforma de comunicação que inclua um slogan, uma mensagem primária e uma mensagem secundária, que transmitam aquilo que a sua empresa tem a oferecer. Então, utilize essa plataforma como ponto de partida para toda a sua comunicação e marketing.

O nome do seu negócio e a sua marca são ambos ítens cruciais no processo de destacar-se dos seus concorrentes, e é importante que você proteja esses ativos – uma boa razão para que você invista no serviço de um advogado ou consultor especializado em marcas registradas, para auxiliá-lo na navegação desse processo. Um estudo recente feito nos Estados Unidos concluiu que somente 57% dos indivíduos que preencheram o formulário de uma marca registrada sem a ajuda de um advogado conseguiram aprovar a sua marca, enquanto 83% daqueles que utilizaram um advogado tiveram sucesso no registro. Um especialista pode auxiliá-lo com o processo de nomeação – garantindo que o nome escolhido por você seja claro e esteja disponível – bem como concluir com sucesso o processo burocrático envolvido na operação, portanto resista à tentação de uma abordagem do tipo “faça-você-mesmo” e recorra a uma ajuda especializada.

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Quando consumidores estão decidindo onde querem gastar o seu dinheiro, e com quem desejam fazer negócio, eles precisam sentir-se confortáveis e confiantes de que estão tomando uma decisão inteligente. Como você é um iniciante, pode ser que você sinta que não dispõe de muitas “provas” de que o seu negócio é confiável, mas pode ser também que você tenha mais argumentos do que pensava inicialmente.

Algo tão simples quanto uma página “Sobre A Nossa Empresa” em seu website, que liste a sua história profissional e seus empreendimentos anteriores, pode ajudar a aliviar preocupações. E se você tem usuários-beta ou consumidores de primeira hora que ficaram satisfeitos com o seu produto ou serviço, peça-lhes para fornecer um pequeno testemunho que você possa publicar em seu website. Além disso, coberturas positivas na imprensa sobre as suas realizações profissionais podem dar-lhe um grande empurrão no sentido de fazer os seus consumidores potenciais sentirem-se mais confortáveis em arriscarem-se a experimentar o seu produto ou serviço.

Abrir um novo negócio e tocar um negócio bem sucedido são duas coisas completamente diferentes. Mas ao destacar-se da concorrência por meio de uma nítida diferenciação, pelo desenvolvimento de uma sólida plataforma de comunicação, por meio de um investimento em uma marca inteligente, e fazendo o consumidor potencial sentir-se confortável com o seu produto/serviço, as suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

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Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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