Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Como fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

O planejamento estratégico é um estágio essencial em qualquer processo do desenvolvimento humano. Na verdade, muita gente que jamais ouviu a expressão “planejamento estratégico”, utiliza os seus conceitos em suas atividades cotidianas. Entenda a importância e aprenda como fazer um planejamento estratégico na sua empresa.

Tomemos, como exemplo, a agricultura. Como é do conhecimento de todos, na sociedade pré-agrícola, o homem era um nômade. E ele gastava quase todo o seu tempo em atividades extrativistas destinadas a obter o alimento. Porém, apenas para cada dia. Somente quando uma parcela da população foi deslocada para trabalhar, exclusivamente, na agricultura, algo muito importante aconteceu…

planejamento estratégico de empresas

Conseguiram garantir um abastecimento regular de provimentos. Só assim, foi possível, aos demais membros da sociedade, tomarem novos caminhos. Então, fixaram-se em cidades e passaram a se dedicar às atividades comerciais e científicas. Atividades essas, essenciais à produção de riqueza e ao progresso tecnológico.

Seja qual for a sua atividade, pode até ser que a sua organização comece as atividades sem um planejamento estratégico empresarial. Mas, isso precisa mudar, no momento em que você sente a necessidade de expandir. Ampliar sua base de clientes, contratar mais gente para integrar sua equipe, enfim… No momento em que você decide CRESCER, ter um planejamento estratégico eficiente passa a ser indispensável!

Como fazer um planejamento estratégico empresarial?

Em última instância, ele envolve conceitos e valores eminentemente materiais. Mas, apesar disso, o planejamento estratégico empresarial nasce de uma necessidade. E essa necessidade é, fundamentalmente, abstrata e filosófica: Qual é a missão da sua empresa? Onde você pretende chegar com ela? Quais são os limites da sua ambição? Quantos anos serão necessários para esse sonho tornar-se realidade?

como fazer um planejamento estratégico

Depois de meditar, longamente, a respeito dessas questões fundamentais, o seu plano estratégico empresarial nada mais será do que o “mapa da mina”. Um planejamento inteligente e metódico, destinado ao cumprimento de metas e cronogramas, para que os vários estágios da sua jornada, rumo ao seu sonho de realização pessoal, sejam cumpridos de forma ordenada e racional.

Mas, nenhum planejamento estratégico pode ser estático como uma rocha. Ao contrário, para ser, de fato, eficiente – e pela sua própria natureza – um plano estratégico deve ser, sobretudo, elástico e dinâmico. Ao longo do seu percurso, você voltará a debruçar-se, frequentemente, sobre o seu plano original. Irá reavaliá-lo, corrigi-lo e adaptá-lo à novas realidades. E, em alguns casos especiais, o empreendedor de personalidade pode, até mesmo, arquivar o seu plano, em caráter temporário ou definitivo. Certamente o fará, se concluir que os seus prazos de execução, na atual conjuntura, sejam mais longos do que ele esteja disposto a esperar.

Como aprender com o agricultor a não falir sua empresa?

Voltando à agricultura, ela é uma atividade onde a ausência de um planejamento estratégico é o caminho certo para a ruína. Apesar de, muitas vezes, não possuir um planejamento “no papel”, no interior de seu cérebro o agricultor sabe muito bem o que fazer. Conhece as épocas do ano apropriadas à semeadura de cada tipo de cultura. Conhece também as melhores épocas para suas respectivas colheitas.

O agricultor sabe os cuidados e manejos, indispensáveis, para evitar pragas e quebras de safra. Então, assim como o empreendedor moderno, o agricultor de todas as épocas possui um sofisticado planejamento estratégico, composto de ações específicas, voltadas ao atingimento de suas metas. E o objetivo final é sempre o mesmo: produzir mais e proporcionar melhores condições de vida à sua família.

plano estratégico - como administrar empresas

Certamente, o agricultor também é um empreendedor, com os mesmos anseios. Da mesma forma, ele deseja chegar ao fim de cada ciclo agrícola com sucesso em sua colheita. Ter o volume suficiente para prover subsistência à sua família. E mais: se tudo correr bem, com a geração de uma produção excedente, que ele possa investir no mercado.

Além de perguntar como fazer um planejamento estratégico na sua empresa, é necessário fazer uma autoavaliação. Devido a alguns fatores específicos, talvez será melhor ter ajuda de um profissional especializado, que faz isso todos os dias. Como disse Steve Jobs, certa vez, “concentre-se no que você é bom e delegue todo o resto“. Se isso faz sentido pra você, compartilhe.

Marco Fernandes

Pro Lucro Consultoria Empresarial

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.