presença efetiva na webComo já destacamos em outras ocasiões, ao publicar o site da sua empresa na Internet, você terá dado apenas o primeiro passo no sentido de ter uma presença efetiva na Web, e lá atrair clientes potenciais para a sua página. Com toda a probabilidade, você estará disputando a preferência do internauta com uma plêiade de concorrentes, e precisará sobressair-se de alguma maneira para vencer essa competição.

Certamente, os visitantes não serão capazes de adivinhar o seu endereço na Web, e a maneira mais comum de você ser encontrado pelos internautas é através de um dos vários motores de busca existentes no mercado. “Motores de busca” são sites do tipo Yahoo!, Microsoft Bing, Amazon.com, eBay, onde as pessoas digitam o assunto que lhes interessa, e vêem exibida uma, ou várias páginas, de resultados para a sua busca. De fato, o motor de busca mais famoso e mais popular continua a ser o Google, que reúne um número de usuários bastante superior àqueles mencionados acima.

Com certeza, se o seu site não houver sido configurado por especialistas, ele dificilmente aparecerá em um acesso convencional a um motor de busca. Há uma briga de foice permanente para ocupar o topo das páginas de busca e, devido aos interesses milionários envolvidos nessa competição, os critérios adotados pelo Google e por serviços equivalentes vêm passando por constantes aperfeiçoamentos, destinados a coibir os abusos praticados por anunciantes empenhados em encabeçar essas listas a qualquer custo. Ao contrário do que possa parecer, é possível, com paciência e competência, ocupar os primeiros lugares da lista sem precisar recorrer a truques baixos. Com o suporte de uma consultoria séria, a sua página pode vir a ocupar uma posição de destaque, sem correr o risco de acabar sendo penalizada por práticas condenáveis.

Leia mais:   Uma estratégia de vendas destinada a voltar-se contra você

Em alguns casos, poderá valer a pena adquirir o espaço nobre que é vendido por esses motores de busca que, em troca de tarifas de valor variável, poderão exibir a sua página em posição de destaque por um certo período de tempo. A médio e longo prazo, porém, você deverá esforçar-se para subir no ranking pelos próprios méritos do conteúdo da sua página, pois diversas pesquisas indicam que os internautas dão um valor muito maior a esse tipo de página, em comparação àquelas promovidas por espaço pago.

Ao ter o privilégio de aparecer com destaque em uma busca dessa natureza, espera-se que você tenha tido o cuidado de desenhar uma página atraente, para que, ao lá chegar, o visitante não a abandone sem sequer ler o seu anúncio. Cada uma dessas etapas deve ser desenvolvida com esmero, para o seu site não desperdiçar a oportunidade única de ter sido honrado com uma visita. As cores, imagens, e a mensagem da sua página precisam estar otimizadas para causar a melhor impressão possível ao visitante, e aumentar ao máximo as chances de que ele encante-se com o seus produtos ou serviços. Além disso, espera-se que a qualidade técnica do seu site proporcione um carregamento instantâneo da página, de modo que o visitante não perca a paciência e vá embora antes mesmo de ler a sua mensagem. Dependendo dos mecanismos instalados, ele poderá concluir uma compra automatizada, ou buscar um contato com os seus representantes, com vistas ao fechamento de um negócio mais tarde.

Leia mais:   O Marketing e o Plano de Marketing

Todos esses passos devem obedecer a técnicas consagradas, que têm poucas chances de ser bem sucedidas quando implementadas por amadores e curiosos. Para um desempenho otimizado da sua campanha de vendas pela Internet, dê sempre preferência a um consultor profissional.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?