Como saber se minha empresa está dando lucro?
Para gerir bem as finanças de sua empresa é preciso estar atento a todos os aspectos operacionais desta, e um dos principais indicadores que deve ser observado é o lucro. Neste post você vai entender melhor o que é o lucro, qual a demonstração contábil que apresenta este conceito, bem como sua diferença para lucratividade e a importância de diferenciar o lucro do seu fluxo de caixa.
O que é o lucro
Tanto o lucro quanto o prejuízo são valores que podem ser encontrados na Demonstração do Resultado do Exercício ou DRE como é mais conhecida, e representam o resultado do confronto entre as receitas os custos e despesas do mês.
Quando uma empresa tem lucro houve uma sobra entre seu faturamento e o valor dos gastos necessários para a sua atividade, já no caso de prejuízo o valor dos custos e despesas foram maiores do que o faturamento, indicando que a empresa pode estar passando por problemas.
Aqui é preciso atenção e conhecimento de sua atividade, já que algumas empresas precisam estar atentas à sazonalidade, que são épocas do ano com maior ou menor faturamento como, por exemplo, Páscoa, Dia das Mães, Natal e outros feriados
Lucro e Fluxo de caixa
Outra questão importante é diferenciar o conceito contábil do financeiro, já que muitas das receitas e também das despesas não, necessariamente, ocorreram da forma financeira, uma vez que é comum que as empresas trabalhem com vendas e pagamentos a prazo.
Diferença entre lucro e lucratividade
Outro conceito importante e que deve ser entendido para uma boa gestão é o conceito de lucratividade. Para calcular a lucratividade de sua empresa basta dividir o lucro pelo faturamento, assim, se você tem um faturamento de R$80.000,00 mensais e um lucro final de R$10.000, a sua lucratividade é de 12,5%.
E como saber se este valor é bom ou ruim? É muito comum que sejam utilizadas empresas do mesmo setor para uma comparação de lucratividades e assim, é possível verificar se sua empresa está na média ou não. Além disso, como já foi dito, você deve ser lembrar que, não necessariamente, o lucro é revertido em caixa, então é preciso observar o percentual de suas vendas que foram feitas a prazo, assim como o valores a pagar.
Como gerir melhor seu lucro
Agora que você já sabe que a DRE é a demonstração que apresentará o seu resultado do período, que tal melhorar a sua gestão? Observe com cuidado quais são as despesas e custos do período e faça a comparação com outros períodos. Com esta análise você saberá quais são os valores que mais impactam no seu resultado e, além disso, aqueles que estão subindo muito.
Com isto, é possível substituir ou cortar algumas despesas, como é o caso do gasto com telefonia, procurando planos diferenciados ou outra operadora. Caso o imóvel utilizado pela empresa seja de aluguel, que tal renegociar o contrato ou procurar outro imóvel com um valor mais baixo? Outra forma de melhorar o seu resultado é conhecendo detalhadamente o custo de cada produto, e investido naqueles que tem um menor custo com um maior retorno.
Outro cuidado necessário é o equilíbrio entre os prazos de recebimento e pagamento, já que isto pode gerar problemas de caixa para a sua empresa.
Neste post você viu o que é o lucro e como ele pode ser identificado na DRE, também observou a diferença entre este conceito e o de lucratividade, assim como entendeu como poderá gerir melhor os seus resultados e as finanças de sua empresa. Se você tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar, não se esqueça de deixar nos comentários.
ABRIR UM NOVO NEGÓCIO
Plano de negócios
A ProLucro vai te auxiliar.
MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
CONSULTORIA ONLINE
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO
VAMOS LÁ!
ProLucro vai te auxiliar.
Compartilhe
Quer conversar com um consultor sem compromisso?
Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.