captação de clientes na internetNa sociedade de consumo na qual vivemos, principalmente nas grandes cidades, a principal ferramenta ao alcance do empreendedor para expandir a sua base de clientes é a publicidade. Todos já ouviram a frase feita, “A propaganda é a alma do negócio,” e esse é um conceito que continuará válido enquanto perdurarem as leis do mercado. Não obstante a validade permanente da publicidade, os veículos utilizados na sua disseminação vêm passando por uma revolução radical no curso das duas últimas décadas.Ainda que o rádio e a televisão, jornais e revistas, devam continuar no futuro próximo a ter um papel importante como mídias de publicidade, é inegável que esses veículos vêm perdendo um espaço enorme para o fenômeno do momento, representado pela ascensão da Internet. Dependendo do segmento do público que você busca atingir, a Web é nitidamente o canal preferencial para alcançá-los. A perda de audiência de redes de TV que ocupavam um espaço nobre no passado, bem como a crise financeira atravessada por jornais e revistas de tiragem expressiva há pouco tempo atrás, é um tema exaustivamente debatido nos dias de hoje.

Antes de optar por esta ou aquela mídia na hora de por a sua campanha nas ruas, portanto, recomenda-se que o empreendedor encomende uma Pesquisa de Mercado a consultores experientes, destinada a identificar a mídia mais acessada pelo segmento alvo da sua investida.

Leia mais:   Gestão de crise em PMEs: 5 passos para driblar as dificuldades

Na maioria dos casos, uma presença na Internet deverá ser recomendada por essa pesquisa. Além de ser uma mídia em flagrante ascensão junto a todos os estratos da sociedade, a Web traz o irrecusável atrativo de envolver custos infinitamente mais baixos do que aqueles incidentes sobre a publicidade tradicional. Enquanto a exibição do seu anúncio no rádio, na TV, nos jornais e nas revistas é pontual, localizado, com data e hora marcada, o seu site é exibido na Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, ininterruptamente. Muitos têm comparado o site comercial a um vendedor que não dorme e nem tira férias.

Temos visto com frequência anúncios que prometem-lhe “colocar o seu site no ar em 5 minutos” a preços bastante atraentes, mas ter um site no ar é apenas um primeiro passo no sentido de utilizá-lo como um instrumento efetivo de vendas. Depois de publicada, a sua página precisa ser notada pelos internautas, os mesmos precisam ser convencidos a comprar os produtos e serviços ali oferecidos e, se possível, estimulados a voltar outras vezes para comprar mais.

Em virtude justamente de seus custos de publicação e hospedagem muito baixos, a competição pela atenção do internauta é acirradíssima na Internet, e a capacidade de uma página ostentar mais visitantes do que as suas concorrentes é hoje objeto de teses de mestrado, e mesmo de cátedras específicas nas universidades. A mera habilidade de atrair visitantes aos milhares, ou mesmo aos milhões, têm feito fortunas no universo da Web, e tem havido um esforço concentrado de reduzir essa habilidade a uma ciência, que possa ser estudada e ensinada.

Leia mais:   Benchmarking x Pesquisa de Concorrentes x Espionagem

Em suma, para que a sua página tenha uma utilidade prática no sentido de angariar novos clientes e maximizar as suas vendas, você precisará investir um mínimo de recursos na contratação de profissionais especializados, capazes de fazer o seu site não apenas atrair visitantes e fazê-los comprar uma vez, mas convencê-los a voltarem outras vezes, e comprarem de novo.

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?