Você sabia que o YouTube recebe 1 bilhão de visitas de usuários únicos a cada mês? Ou, que 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas todo mês através do site? Isso corresponde a quase uma hora para cada habitante do planeta!

como usar o youtubeA cada minuto é feito o envio de mais de 100 horas de vídeo para o YouTube, fazendo dele uma rede mais poderosa do que a TV a cabo para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. Se o seu alvo demográfico inclui-se nessa faixa, esta é uma notícia muito promissora para você. Se o seu público, todavia, for mais jovem ou mais velho do que isso, você ainda poderá alcançá-los utilizando o YouTube.

Existe uma maneira correta de como usar o YouTube para promover a sua empresa. Aqui vão algumas dicas para facilitar a utilização da rede para você.

Crie e personalize o seu canal.

A consistência da sua marca é algo muito importante. Embora possa parecer que não seja importante ter o nome do seu negócio, a sua logomarca, e as suas cores como parte do seu canal, isso faz uma tremenda diferença. Faça um trabalho demorado e caprichado para deixar tudo bem bonito. Muitas vezes, a primeira impressão é a única impressão que você terá a chance de fazer.

Utilize legendas quando puder.

Apele para os usuários com deficiência auditiva, fazendo uso de legendas em seu vídeo. Elas podem ser posicionadas no rodapé da tela, toda vez que alguém estiver falando, para ajudar aqueles incapazes de ouvir a entenderem a sua apresentação. Você não vai querer deixar ninguém de fora, depois de ter tido a sorte dessa pessoa ter-se interessado pela sua empresa.

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Evite a inclusão de anotações e comentários.

O YouTube permite que você posicione comentários diretamente sobre a tela durante a apresentação do seu vídeo, mas essa é uma ferramenta que você não deve utilizar. Trata-se de algo que distrai e chateia o espectador. É muito melhor deixar o seu conteúdo falar por si mesmo. Se o seu vídeo for bem escrito e produzido, você não precisará acrescentar nenhum comentário a ele.

Elimine os comentários negativos.

Habilite um moderador, encarregado de filtrar aquilo que os usuários poderão ou não comentar sobre o seu vídeo. O YouTube é um ambiente notório pela presença de gaiatos virtuais. Se alguém apresentar alguma queixa legítima, seja rápido em atendê-la. Porém, se o usuário estiver dizendo alguma gracinha apenas para divertir-se, simplesmente passe a borracha.

Conheça o seu público.

Realize pesquisas periódicas, para descobrir maneiras de melhorar o conteúdo incluído no seu canal. Preste atenção ao que as pessoas têm a dizer. Os seus clientes constituem uma das melhores ferramentas de pesquisa ao seu alcance.

Organize o seu conteúdo.

Torne mais fácil para as pessoas encontrarem os vídeos que elas estão procurando. Você pode organizá-los de acordo com o assunto ou o ano em que foram filmados. Isso facilita o acesso rápido à informação desejada pelo consumidor.

Posicione links em múltiplos lugares, apontando para a sua conta no YouTube.

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A promoção cruzada auxilia-o a espalhar a sua mensagem de maneira mais rápida e efetiva. Aproveite o YouTube ao máximo, inserindo vídeos em toda parte onde você receba tráfego para o seu negócio – o seu blog, o seu website e outras páginas de mídia social.

Utilize ferramentas analíticas para acompanhar o seu progresso.

É importante saber quais vídeos estão acertando no alvo. Utilize as ferramentas gratuitas do YouTube para avaliar onde as coisas estão dando certo, e onde é necessário melhorar para obter melhores resultados.

Mantenha o foco na consistência.

Não se acomode. Assegure-se de que você esteja gastando quantidades iguais de tempo com os seus diversos conteúdos espalhados pelo seu blog e por suas contas em redes sociais. Quanto mais exposição você for capaz de atrair para o seu negócio, melhor. Afinal de contas, é tudo uma questão de saturação. As pessoas não podem deixar de notar uma companhia, se esta estiver embaixo dos seus narizes o tempo todo.

O YouTube é mais do que simplesmente um local para o compartilhamento de vídeos. Ele é uma ferramenta que você pode utilizar para lançar e manter o seu negócio visível. Se um vídeo é criado para explicar um novo produto ou serviço, ou usado pelas pessoas para compartilhar o nome da sua empresa com amigos e parentes, uma coisa é certa. Depois de adquirir o hábito de usar o YouTube, você ficará viciado. Você vai-se perguntar por que nunca pensou em criar vídeos para promover o seu negócio antes.

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Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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