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Há um velho ditado que diz: a pressa é inimiga da perfeição. Uma das situações em que a autenticidade desse dito popular se revela, de forma mais cruel, é na hora de vender alguma coisa. Principalmente, uma empresa. Saber como vender uma empresa começa com paciência.

Quem tem pressa, vende barato e, portanto, acaba ficando no prejuízo. Digamos que a sua empresa não esteja passando pela sua melhor fase. Então, depois de analisar friamente a situação, você conclua que a melhor opção seja mesmo vendê-la.

Você faz um estudo preliminar e descobre que o negócio, no qual você investiu tantos recursos e tanto do seu tempo, está na realidade valendo muito pouco dinheiro. Se você demorou a tomar essa decisão, esperou até o último momento, não haverá outra alternativa, senão, conformar-se com as suas perdas.

Seriam essas perdas inevitáveis? Será que você não deixou passar a oportunidade de obter uma avaliação mais positiva para o seu negócio, na hora de vendê-lo? Isso iria possibilitar-lhe uma saída mais graciosa da indústria que você decidiu abandonar, seja em caráter temporário ou definitivo. Mas será que era realmente impossível obter um resultado melhor?

como vender uma empresa

Qual o fator chave para aprender como vender uma empresa?

O fator chave no problema descrito acima é o tempo. Quando surge a necessidade definitiva de se vender uma empresa problemática, o tempo, decididamente não está ao seu favor. E quanto mais cedo essa decisão for tomada, melhor.

Ao antecipar ao máximo essa decisão, você ganhará um precioso tempo para por a casa em ordem. Assim, poderá obter uma avaliação muito mais positiva do seu negócio no momento exato de vendê-lo.

Mas você irá dizer, a empresa está muito ruim, o que você quer dizer com “por a casa em ordem”? A não ser que você esteja despejando a sua empresa em alguma espécie de ferro-velho, há uma infinidade de coisas que poderão ser feitas no sentido de se “arrumar a casa”.

Em muitos aspectos, uma empresa é muito semelhante a um imóvel ou a um veículo. Você desejará fazer uma pequena reforma no primeiro, ou uma revisão no segundo, antes de vendê-los. A não ser que pretenda conformar-se com os preços reservados pelo mercado a uma casa em ruínas, ou a uma lata velha com os pneus carecas.

Como vender uma empresa em mal estado

Como vender uma empresa com péssimo aspecto?

Procure devolver à sua empresa um “ar de normalidade”, antes de tentar negociá-la. Todo esforço é válido na hora de torná-la mais atraente aos olhos de compradores potenciais. Enxugue o seu quadro de funcionários, se ele não for mais compatível com a fase de ouro que o seu negócio viveu no passado. Faça um esforço para entregar um armazém com as prateleiras razoavelmente abastecidas. Assim, não dará a impressão, aos interessados, de que estão fazendo compras em uma liquidação.

Mas, o melhor sintoma de um “ar de normalidade” é, sem dúvida, quando você apresenta a qualquer avaliador um controle financeiro. Este, preenchido por um fluxo de caixa mínimo, indicando que, apesar das dificuldades, a empresa avaliada não está morta. E que o capital continua girando em suas veias.

Enfim, nunca é demais insistir nesse ponto: se você vai mesmo vender o seu negócio, antecipe essa decisão o máximo que puder. Entretanto, não deixe de consultar um profissional competente para orientá-lo sobre as muitas maneiras de otimizar a avaliação da sua empresa. Certamente, o profissional certo irá ajudá-lo a “arrumar a casa” antes de começar a receber a visita dos compradores potenciais. Assim, garantindo receber o melhor preço possível.

Veja os casos de sucesso das Consultorias da ProLucro neste link.

 

Marco Fernandes

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