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Consultor Empresarial: o dia a dia na consultoria!

Essa é uma entrevista dada a alunos de administração da UNIUBE sobre o dia a dia de um Consultor Empresarial.

Mais especificamente à Ludmila Marques, habitante de São José do Goiabal, interior de Minas Gerais. A cidadezinha fica a quase 200 km de BH. Vejam vocês o que é o ensino a distância, chega em todos os cantos do planeta. E é isso que a ProLucro faz com sua consultoria online, por exemplo. Viva o futuro!

Então, quem quiser saber um pouco mais da nossa vida de Consultor Empresarial, esta é a melhor oportunidade! Confira a entrevista:

Consultor Empresarial Flávio Barcellos

1.Nome do Entrevistado:

Meu nome é Flávio Barcellos Guimarães, sou fundador da ProLucro Consultoria Empresarial.

2. Formação Acadêmica:

Engenheiro, formado em Viçosa-MG. Mas, como todo consultor, sou um autodidata. Hoje detenho sólidos conhecimentos em administração, economia, direito empresarial e mesmo psicologia. Lidar com pequenas empresas exige um conhecimento geral, integrado ou mesmo holístico. É o que eu expliquei em um artigo do nosso Blog da ProLucro, “Consultoria em Pequenas Empresas”.

3. Há quanto tempo você atua no mercado como consultor empresarial?

Eu atuo há 23 anos. Mas, a empresa fez 20 anos agora em 2018, ela é de 1998.

4. E o que a ProLucro faz, especificamente?

Bom, a ProLucro presta Consultoria, principalmente, para pequenas empresas e instituições públicas. Nosso foco é na Consultoria Online, barateando demais os custos e oferecendo a oportunidade de um serviço de qualidade para empresas distantes dos grandes centros. Nossos principais serviços são Avaliação de Empresa, Planejamento Estratégico e Plano de Negócio.

5. Quais motivações levaram você a escolher a consultoria empresarial como área de atuação?

Vários motivos:

  • Independência e autonomia em relação a terceiros, não ter chefe
  • Ter poucos ou nenhum funcionário, apenas outros consultores associados
  • A natureza do trabalho, que permite ser muito útil aos outros e não se repetir nunca
  • A realização profissional ao ver resultados concretos todos os dias

6. Quais os papéis principais desempenhados por um consultor empresarial no mercado?

A gente trabalha, principalmente, com Planejamentos Estratégicos, Planos de Negócios, Avaliações de Empresas… Mas, tudo isso, tem maiores propósitos por trás. Seria, resumidamente:

  • Melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional dos nossos clientes através de planos estratégicos empresariais
  • Melhorar os resultados financeiros e econômicos das empresas e dos sócios através de planos estratégicos empresariais
  • Auxiliar a abertura de novos negócios (sonhos!) através de planos de negócio (estudos de viabilidade)
  • Auxiliar a compra e venda de cotas de empresas através da avaliação de empresas (valuation)

7. Quais são as competências necessárias ao consultor para que ele possa ser reconhecido e bem quisto pelo mercado?

Certamente, o essencial é a capacidade técnica comprovada para executar os serviços que oferece ao mercado. O cliente quer resultados claros e objetivos. Essa capacidade é comprovada previamente, relatando experiências e casos de sucesso. Ou sendo indicado, também funciona. Todo trabalho que requer confiança, como a consultoria, em especial a consultoria online, acaba tendo bastante indicação.

Para alguns serviços, outras competências também são essenciais. Em trabalhos que envolvem resolução de conflitos ou lidar com equipes, são importantes, ainda, a capacidade de se comunicar bem, a empatia, segurança e ser justo e imparcial.

8. Quais benefícios a consultoria trouxe para a sua vida pessoal e profissional?

Eu vivo quase que exclusivamente de consultoria empresarial há mais de 20 anos. Como é minha fonte de renda principal, é ela que sustenta minha família e me permite construir, aos poucos, um patrimônio que irá me permitir aposentar.

Mas, vai muito além disso. Pois eu ainda tenho o mesmo prazer, do início da carreira, sempre que começo um serviço novo. Para o cliente, o meu trabalho é algo muito importante, no qual ela coloca muitas expectativas, além do seu suado dinheiro. Então, essa responsabilidade, sempre nova, com pessoas diferentes, é muito estimulante, gera muita adrenalina. De fato, eu adoro meu trabalho!

Por fim, há o reconhecimento dos clientes. Nem toda consultoria busca e atinge resultados excepcionais, pois podem tratar de assuntos secundários. Mas, as consultorias que buscam e atingem respostas fundamentais, são especialmente prazerosas. Nada, dinheiro nenhum, se compara ao prazer de ver um cliente absolutamente satisfeito. E isso acontece todos os meses, todos os anos.

9. Quais são os desafios que um consultor empresarial enfrenta no dia a dia da profissão?

Como qualquer atividade empresarial, ou mesmo profissional liberal, o primeiro desafio, diário e permanente, é vender serviços. E isso exige captar novos cientes todos os meses.

A consultoria empresarial clássica depende de indicações. É feita de forma presencial e tem as médias e grandes empresas como clientes quase exclusivos. A ProLucro resolveu tentar romper com esses paradigmas… e conseguiu! Hoje, 90% dos nossos novos clientes são captados pela Internet, sem indicação. Os serviços são feitos à distância (Consultoria Online) e são, basicamente, pequenas empresas.

Esse é o futuro. A consultoria a distância baixa custos e permite a qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer lugar, acessar consultoria de qualidade a preços acessíveis. Voltando aos benefícios, sinto-me muito satisfeito em trabalhar com Consultoria Online!

10. Hoje, quais são os problemas mais comuns que você, enquanto consultor, encontra nas organizações-clientes?

Sem dúvida, o principal, é tudo que envolve dinheiro. Ou a empresa está tendo prejuízo, ou tendo lucro, mas com problemas de caixa, ou quer ter um lucro maior, crescer.
Depois são os problemas do dia a dia, em especial os ligados à governança, que trazem desconforto pessoal aos sócios. Nesses casos, os planejamentos estratégicos elaborados por um Consultor Empresarial competente, são muito importantes.

11. Quais são os cuidados que o consultor deve ter no que tange ao relacionamento ético dele com a organização-cliente?

O primeiro é a confidencialidade, que é acordada já no contrato. Um consultor pode e deve ser responsabilizado, civil e criminalmente, se vazar informações da organização.

O segundo ponto é a transparência total com o contratante direto, em geral, os sócios. Mais do que só dizer o que realmente pensa, o consultor deve, por exemplo, assumir seus eventuais erros de forma imediata e clara. Só isso constrói uma relação de verdadeira confiança.

O terceiro ponto é o trato cuidadoso, carinhoso, com a equipe. A entrada de um consultor em qualquer organização significa: “mudanças estão chegando”. E a maioria das pessoas se assustam, se sentem ameaçadas com a possibilidade de mudanças, o que é natural. Mas, nem sempre elas podem deter o mesmo nível de informação que os sócios. E você não pode mentir. Enfim, é uma arte executar bem seu serviço, sem gerar estresse na organização. Pelo contrário, tendo ainda que motivar as pessoas. Em algumas situações, esse é um enorme desafio.

 

Flávio Barcellos

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