Pequenas empresas e as vantagens da terceirizaçãoA consultoria é uma atividade que se estende por todas as áreas do conhecimento humano. Qualquer pessoa que em uma dada situação aconselha outra tendo como base um conhecimento previamente adquirido está praticando consultoria. Uma avó que ensina sua filha a cuidar da neta recém-nascida está praticando consultoria.

A consultoria é um processo de educação que se diferencia da educação clássica por ser feita em atendimento a uma necessidade específica, de uma pessoa ou empresa específica, em um período de tempo limitado e sobre uma área do conhecimento específica.

A consultoria profissional é quando a mesma é exercida de forma remunerada.

A peculiaridade da consultoria em pequenas empresas é que nela as necessidades e áreas do conhecimento não são, ou não deveriam ser, tão específicas quando comparadas à consultoria tradicional. Grandes e médias empresas invariavelmente estão em estágios de gestão mais avançados. Assim, identificam demandas pontuais e contratam consultorias especializadas, como as de gestão, direito, recursos humanos, tecnologia da informação e marketing, esta última quase sempre feita pelas agências de propaganda.

As pequenas empresas, ainda que com rara frequência, também contratam consultorias. Mesmo as que estão bem financeiramente têm uma história similar à que vamos contar, essa sim a mais comum:

  • Diante de um caixa constantemente apertado, o empresário conclui com facilidade que seu negócio precisa ser melhorado;
  • Lista vários problemas e conclui, desta vez sem tanta facilidade, que o problema principal é, por exemplo, dos controles que, por falharem muito, têm provocado atrasos e, por conseqüência, prejuízos;
  • Procura e contrata então uma empresa de informática que lhe oferece um sistema de controles perfeito para sua empresa. O sistema é implantado com todos os traumas naturais desse processo;
  • Após seis meses de funcionamento, ele constata facilmente que os controles melhoraram, mas seus problemas de caixa permanecem, agora agravados pela falta dos recursos investidos no novo sistema;
  • Com o mesmo problema e mais descapitalizado, não tem dúvidas, questiona o valor da consultoria: porque não me avisaram que isso não daria o retorno que eu queria?
  • Final da história: mais um empresário traumatizado com consultoria na hora que mais precisa dela.
Leia mais:   Plano de Negócio ou Estudo (Análise) de Viabilidade de Negócio?

Baixe agora o nosso eBook!Some-se a esta história as más experiências, quando consultores de ocasião ou mal preparados vendem serviços que não atendem às necessidades do cliente ou mesmo o prejudicam. Esta aí a origem das intermináveis definições e histórias pouco lisonjeiras sobre a profissão do consultor.

consultoriaAs consultorias tidas como fracassadas são mais comuns nas pequenas empresas. Além dos problemas citados, some-se o das expectativas. Enquanto uma grande empresa cria expectativas limitadas quanto aos resultados dos serviços contratados, a pequena empresa tem por norma exceder-se nessas expectativas, muitas vezes estimulada por um profissional pouco cuidadoso na etapa de venda do serviço. Com isso, mesmos serviços que geraram resultados superiores ao investimento são rotulados como fracassados. Esse é um dos maiores desafios da consultoria, não gerar expectativas irreais na fase de venda dos serviços.

Essa, dentre outras experiências, nos levou a concluir que:

“Consultoria em pequenas empresas é a consultoria do todo, ou seja, a consultoria generalista”

A analogia mais comum é com o clínico geral, aquele médico que entende de tudo em profundidade suficiente para dar uma geral no paciente, e só então, eventualmente, mandá-lo para um especialista finalizar o tratamento, o que acontece poucas vezes. Para tratar da população de forma geral é o profissional mais indicado. É a consultoria moldada para lidar com muitos problemas e poucos recursos. Somente este tipo de abordagem permite uma correta identificação e priorização dos principais problemas de uma pequena empresa e elaboração de um plano de ação com reais possibilidades de ser eficaz.

Leia mais:   Quais as melhores opções de negócio para eu investir?

De que adianta tratar de uma escandalosa dor na coluna se o coração, sem alardes, está quase infartando?

Assim, caro leitor, caso não tenha experiência com consultoria ou as que teve foram frustrantes, mude de tática. Busque um generalista.

Abraços,

Flávio Barcellos
Consultor e Diretor

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?