Quando se fala em Consultoria Empresarial, a primeira imagem que vem à mente de muitas pessoas é a de um serviço sofisticado, voltado principalmente para o atendimento de grandes corporações. Ou ainda pode-se imaginar que consultores realmente qualificados não irão perder o seu tempo com pequenas empresas, oferecendo os seus préstimos e serviços preferencialmente a empresas de grande porte, ou mesmo a autarquias governamentais e entidades de economia mista.

consultoria empresarial e a pequena empresaO fato é que qualquer organização, seja ela de porte gigantesco ou minúsculo, seja ela uma multinacional com ramificações em todo o planeta, ou uma simples firma individual ou familiar, qualquer organização, repetimos, pode beneficiar-se de uma Consultoria. E nesse aspecto, a pequena empresa leva uma enorme vantagem sobre organizações de maior porte, pois o trabalho desenvolvido pela Consultoria é de um caráter muito mais simples, as soluções são muito mais acessíveis, os resultados são obtidos em um tempo muito mais curto. Em outras palavras, os seus custos são muitíssimo menores.

Isso porque, na maioria das vezes, as mudanças introduzidas por uma Consultoria, seja qual for a indústria específica a que pertença o empreendimento, afetam principalmente a cultura e a mentalidade dos membros da organização. A Consultoria, muitas vezes ainda, inclui a introdução de novas tecnologias no ambiente de trabalho, as quais irão requerer necessariamente um treinamento das pessoas envolvidas em sua implantação. Daí, é só fazer as contas. Implantar novidades em uma organização com dezenas de milhares de empregados pode transformar-se em uma operação extremamente complexa, que leva meses ou mesmo anos para ser implementada. No universo mais reduzido de uma pequena empresa, a complexidade é infinitamente menor, e a maioria das Consultorias Empresariais contratadas por um pequeno negócio são dimensionadas em termos de dias e semanas, e não de meses e anos.

Leia mais:   Consultoria Online

Evidentemente, esse contraste em suas dimensões é refletido diretamente nos custos de uma Consultoria Empresarial. É de se esperar que qualquer projeto, mesmo limitado, implantado dentro do contexto de uma organização de grande porte implicará em custos significativos. Por outro lado, mesmo um projeto de alta sofisticação que traga profundas alterações à organização de um empreendimento poderá implicar em custos bastante reduzidos, quando essa empresa é constituída por um número igualmente reduzido de membros.

A maior vantagem da pequena empresa sobre o empreendimento de grande porte é a sua relativa elasticidade. Grandes empresas precisam de tempo para acomodarem-se às mínimas mudanças, e correm um risco muito maior de reagirem mal a quaisquer alterações. Um empreendimento de grande porte dispõe de várias armas para vencer aqueles concorrentes que não são tão grandes assim. O grande trunfo da pequena empresa, o qual permite-lhe levar uma vantagem relativa sobre os gigantes do mercado, é a sua capacidade de mudar radicalmente a sua estratégia, sem correr os mesmos riscos de uma empresa maior.

Quando se contrata uma Consultoria Empresarial, quase sempre os consultores vão elaborar um diagnóstico da empresa examinada, o qual certamente formulará uma lista de sugestões destinadas a corrigir as anomalias ali identificadas, através de mudanças em sua operação. Na hipótese de uma conjuntura mercadológica obrigar todos os concorrentes a uma adaptação urgente, os efeitos positivos de uma Consultoria Empresarial irão surgir de forma muito mais rápida na pequena empresa do que na organização de grande porte.

Leia mais:   Consultoria Empresarial: Pequeno Histórico

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?