Contratar uma consultoria especializada vale a pena para sua empresa?Hoje é bastante comum vermos as empresas cada vez mais terem auxílio de consultorias financeiras e outros profissionais externos para ajudar a organizar melhor os negócios.

Isso vem ocorrendo porque elas têm dificuldade de encontrar os pontos que podem ser melhorados ou precisam de uma visão diferente, de alguém de fora.

Mas será que vale a pena contratar essa consultoria? Continue lendo e descubra!

Por que é importante contratar uma consultoria

A consultoria pode ser de grande valia porque as finanças da empresa envolvem muito mais do que contas e pagar e receber. Ela influencia em todo o planejamento estratégico. Com isso, é possível gerir melhor o negócio, conhecendo exatamente o que se tem para trabalhar, o mercado e como tomar as melhores decisões.

Mesmo que já exista uma equipe interna, a consultoria só tem a agregar, já que traz novos conhecimentos e diagnósticos que antes não eram feitos. Ela busca trazer resultados em um menor espaço de tempo e deve trabalhar em parceria com todas as áreas da empresa.

Não tenha medo de ter um consultor

Um dos grandes receios das empresas em contar com esse tipo de serviço é achar que o consultor tomará as decisões e realizará ações sem que haja autorização ou conhecimento dos responsáveis. Porém, não é assim que funciona.

O consultor mostrará os caminhos e ajudará na tomada de decisão, uma vez que isso continuará sendo responsabilidade dos diretores e colaboradores da empresa.

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Com uma visão de fora, o profissional poderá apontar novos caminhos e assim direcionar como a empresa pode agir em determinadas situações para conseguir um melhor resultado e em um menor espaço de tempo.

Cuidados ao contratar uma consultoria financeira

Apesar de uma consultoria trazer diversos resultados positivos para uma empresa ao auxiliar na gestão e encontrar os melhores caminhos, deve-se ter alguns cuidados na hora de contratar esse serviço.

É sempre indicado buscar referências sobre qualquer serviço ou empresa que for contratar, por isso verifique quais são os trabalhos realizados anteriormente por ela. Se possível, converse com os profissionais que já foram auxiliados pela consultoria para ouvir como foi o trabalho e a contribuição que ela trouxe para o negócio.

Os profissionais que auxiliarão a sua empresa também precisam ser analisados. Verificar a formação e a experiência de cada um é importante, pois a empresa até pode ter uma boa reputação, porém encaminhar para lhe auxiliar apenas os profissionais menos experientes. Então, antes de fechar o negócio, saiba quem trabalhará nessa parceria.

O tempo médio para a execução do trabalho também precisa ser acordado. Isso inclui não apenas o prazo para início e fim do projeto, como também quantas horas por dia e quais dias um consultor estará na sua empresa. É muito importante alinhar isso para ter todo um planejamento e fazer a parceria dar certo.

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Enfim, adotando os cuidados necessários antes de contratar uma consultoria financeira é possível colher bons frutos em um tempo reduzido, tendo uma nova visão do negócio.

Gostou das dicas e não sabe se precisa de uma consultoria financeira ainda? Leia nosso post Como saber se minha empresa está dando lucro e tire suas dúvidas agora mesmo!

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