Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Investir na saúde financeira da sua empresa é o meio mais eficaz de garantir sucesso. Ela deve possuir os recursos necessários para continuar operando e crescendo. Aprenda a fazer um Controle Financeiro Assertivo!

Digamos que seu negócio está atuando no mercado há algum tempo… Certamente, a sua equipe já percebeu que o mar não anda para peixe.

Entre crises financeiras e políticas, houve um aumento concreto do número de desempregados no país, gerando redução no índice de confiança do consumidor, conforme O Globo. E, consequentemente, queda nas vendas no varejo de todo o país.

Não bastasse esse cenário geral, tivemos ainda dois eventos de grande impacto negativo nos últimos anos: a Copa do Mundo e a greve dos caminhoneiros.

A primeira é normalmente celebrada como uma boa oportunidade para incrementar as vendas de produtos verde-amarelos. Mas, essa expectativa não foi concretizada.

Salvo setores específicos, o varejo amargou uma queda de até 25% no volume de vendas nos dias de jogo da seleção Brasileira.

Já o segundo evento, a greve dos caminhoneiros, alcançou a façanha de literalmente parar o país… Por mais de uma semana!

O funcionamento das lojas físicas foi afetado, assim com a entrega dos produtos comercializados por estabelecimentos de e-commerce.

Não bastasse o prejuízo localizado, a nova tabela de fretes exigida pelo movimento é uma sombra que ameaça vir a pesar nos valores praticados para entrega de mercadorias vendidas na Internet. Trata-se de mais um fator ao qual os varejistas online precisam estar atentos.

Para nadar contra essa maré, planejamento e boa gestão de recursos são as palavras de ordem!

Um bom controle das despesas fixas da sua empresa é o primeiro passo para começar a desenhar o seu planejamento.

E, um planejamento bem feito, vai ser um farol para te ajudar a atravessar esse momento e manter os olhos no horizonte, pensando no longo prazo.

Para o ambiente digital, por vezes é mais difícil ter um controle exato dos seus gastos fixos com a manutenção do negócio.

Procure considerar as despesas com a hospedagem da sua página e com o seu quadro de funcionários, assim como as despesas para a manutenção do seu estoque físico.

A partir daí, um segundo passo necessário consiste no cálculo de uma estimativa de entradas. Em outras palavras, na elaboração de uma projeção de vendas para o período (mensal, semestral, anual).

Para isso, você vai precisar considerar o seu histórico de vendas – informação facilmente acessível em seu sistema ERP.

Caso a sua empresa ainda não utilize um sistema de gestão online, esse levantamento pode ser realizado manualmente. Você faz isso através do levantamento das vendas realizadas no mesmo período em anos anteriores.

A partir da média de vendas encontrada para o período, a sua gestão de vendas deverá trabalhar com as expectativas do mercado, para projetar crescimento ou retração das vendas e determinar as metas de vendas.

E é justamente na hora de colocar em prática esse planejamento que a sua gestão vai precisar colocar em prática um controle financeiro assertivo.

Mas o que é um “controle financeiro assertivo”?

A palavra “assertivo” possui duas interpretações que nos interessam neste contexto, de um planejamento estratégico que permita driblar a crise.

A primeira delas está vinculada à ideia de algo certo, correto, certeiro.

Ora, ao tratarmos de controle financeiro, é evidente que os dados utilizados como referencial para as suas projeções – tanto de gastos, como de vendas – precisam ser exatas e seguras – logo, assertivas.

Qual a melhor forma de conseguir levantar esses números e formar uma base de dados? hoje, ainda é investir em um sistema de gestão online, se você quer dados de confiança. Isso porque esta ferramenta permite conectar todos os dados em uma única plataforma.

Dados referentes às vendas, aos contatos com fornecedores, às contas a pagar, à emissão de documentos fiscais e assim por diante.

Já a segunda ideia atrelada à palavra “assertivo” caminha ao encontro de algo que é afirmativo, daquele que age e toma atitudes reais – o contrário de passivo.

No mercado, qualquer empresa que pretenda conquistar uma maior fatia de mercado precisa ser “assertiva” nesse sentido: é preciso agir.

E um controle financeiro efetivo deve ser igualmente assertivo, no sentido de fornecer parâmetros para a ação concreta da sua equipe.

Controle financeiroComo realizar um controle financeiro (mais) assertivo na sua empresa?

Com alguns passos bem simples a sua empresa pode já começar a pôr em prática um controle financeiro (mais) assertivo. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • Mapeamento dos custos fixos da empresa:

Identificar os gastos fixos para a manutenção da empresa permite estimar qual a entrada mínima necessária para a sustentabilidade da sua empresa. Da mesma forma, o mapeamento dos gastos fixos ajuda a identificar quais os custos indispensáveis. Certamente, também, quais representam um capital que poderia ser melhor direcionado.

  • Controle rigoroso das contas a pagar e a receber:

Acompanhar as movimentações de pagamentos permitirá que a sua empresa elabore um calendário financeiro. Com as datas de maior alta e baixa, segundo pagamentos devidos e recebidos. Essa informação poderá ser ativamente empregada na hora de determinar as melhores datas para novos investimentos.

  • Acompanhamento do retorno dos investimentos realizados:

Não basta investir em uma nova plataforma ou um novo design para o seu e-commerce. Ou em novas estratégias de marketing e ficar torcendo.

Para garantir o melhor retorno possível, é preciso acompanhar quanta receita foi gerada a partir desses investimentos. Então, é esse acompanhamento que vai determinar a manutenção ou não dos investimentos, assim como os rumos possíveis para investimentos.

Um sistema de gestão empresarial online é um serviço oferecido na nuvem, que vai ajudar a sua empresa a pôr em prática esses três passos apresentados, e ainda muito outros igualmente necessários, como o controle e planejamento de estoques ou ainda o acompanhamento do fluxo de caixa da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não trabalhar com uma gestão modernizada, pode ser a hora de considerar esse investimento.

Afinal, enfrentar a crise é o tipo de batalha que vai exigir da sua empresa toda a assertividade. E só um sistema integrado poderá oferecê-la.

Conte pra nós: a sua empresa já realiza um controle financeiro? Qual ferramenta é utilizada para ajudar nesse controle?

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Plano de negócio para clínicas

Flávio Barcellos

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!