Evidentemente, antes de tomar a decisão de buscar um aconselhamento técnico capaz de refletir-se de maneira direta no desempenho da sua empresa, algumas precauções fazem-se necessárias. Como em outras áreas do mercado, você nesse momento é um consumidor que deseja ter um mínimo de certeza de que obterá uma satisfação mínima do serviço que estará contratando.contratar consultoria empresarial

Ao contratar uma Consultoria Empresarial, portanto, você não desejará um serviço no qual esteja presente um abuso de frases feitas com pouca ou nenhuma relação com o real problema para o qual você busca solução, que baseie-se e propague “modismos de gestão” que não estejam amparados por uma sólida experiência recente de sucessos, e que mostrem-se incapazes em desenvolver planos que sejam executáveis pelo cliente. Dependendo do desencontro entre os conselhos de certos “consultores” e a habilidade dos executivos em realmente realizar as mudanças sugeridas, isso pode resultar em danos substanciais à empresa em questão. A presença de lacunas e inconsistências nesse aconselhamento poderá, inclusive, impedir ou dificultar resultados positivos no futuro.

O empreendedor cauteloso deve ainda considerar com desconfiança a promessa de lucros mirabolantes a curto prazo. Não devem-se esperar milagres de uma boa Consultoria Empresarial: os seus melhores resultados imediatos são a certeza do empreendedor saber onde está pisando, sentindo-se confiante para dar o passo seguinte. Você espera ainda aprender alguma coisa de útil no curso da Consultoria, e que não venham-lhe “afirmar o óbvio,” ou ainda não ter a desagradável impressão de que um determinado consultor não possui a experiência necessária para basear os seus conselhos.

Leia mais:   Instituições de Apoio à Pequena Empresa

Outra situação indesejável é a presença de poucas inovações e, em seu lugar, o oferecimento de estratégias e de planos genéricos e “enlatados” que mostrem-se irrelevantes aos problemas específicos do cliente. Causará também apreensão a sensação de ter a sua organização desmontada em um esforço de cortar custos, bem como a falta de clareza nos contratos quanto à descrição dos serviços, e uma falta de personalização dos critérios e do sigilo de relatórios específicos de pesquisa.

Mas, pode-se perguntar, como se precaver contra todas essas armadilhas? O leitor inteligente dirá, não sem razão, que tudo isso enumerado aí em cima é um tanto óbvio, e de pouco vale para garantir-nos a contratação de um serviço satisfatório. O fato é que, em muitos aspectos, uma Consultoria Empresarial é um serviço como qualquer outro. Para evitar surpresas desagradáveis, você desejará antes de tudo contratar uma firma de Consultoria de sólida reputação na praça, amparada por muitos anos de bons serviços prestados a uma legião de clientes satisfeitos. Como qualquer outro serviço, a boa Consultoria Empresarial vem-nos frequentemente na forma de uma recomendação formulada por alguém da nossa confiança ou, na falta disso, por meio de uma criteriosa e atenta análise dos eventuais concorrentes presentes no mercado.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?