ID-10049705

Ainda que as estatísticas de furtos em lojas variem conforme o local e o tipo de negócio, não há dúvidas de que esses furtos corroem os lucros das pequenas empresas ano após ano. Quando se trata de combater furtos em sua loja física, há várias coisas que você pode fazer para tornar-se proativo, e garantir que o seu estabelecimento não seja um alvo fácil de criminosos.

Disponibilize um excelente atendimento ao cliente.

Aquilo que é bom para vendas também é bom para manter ladrões potenciais à distância, portanto a sua primeira linha de defesa é suprir o melhor serviço possível de atendimento ao cliente em seu pavilhão de vendas. Fica mais difícil para os larápios saírem com os seus produtos, se você souber onde eles estão e oferecer-lhes assistência. Funcionários atentos às necessidades do cliente estarão também atentos a quaisquer problemas no interior da loja. Encoraje os seus vendedores a andarem pelo salão, em vez de ficarem plantados no mesmo lugar o dia inteiro.

Monitore as suas cabines.

Em butiques de vestuário algumas pessoas poderão ver-se tentadas a furtar ítens ocultando-os sob a sua própria roupa. Uma maneira simples de reduzir essa tentação é assegurar-se de que os consumidores sejam assistidos pela equipe de vendas ao provar o vestuário. Habitue a sua equipe de vendas a contar o número de ítens que são levados para dentro da cabine de provas, e checar se múltiplos ítens não foram pendurados em um único cabide. Uma vez dentro da cabine, o consumidor dispõe de plena privacidade para ocultar os ítens que deseja furtar, portanto assegure-se de que os seus empregados estejam cientes daquilo que entra e daquilo que sai.

Leia mais:   As Pequenas e Médias Empresas no Brasil e na China: Uma analise comparativa

Alinhe gôndolas e prateleiras para um fácil monitoramento.

Para ter sucesso em suas investidas, ladrões precisam encontrar um local privado onde não se veja o que eles estão fazendo. Um bom remédio para isto é limitar o número de locais em sua loja onde os consumidores não sejam visíveis aos seus atendentes. Alinhe suas gôndolas de modo que funcionários posicionados no caixa tenham uma clara linha de visão em relação aos compradores. Em cantos e áreas do fundo da loja, você pode pendurar espelhos convexos para minimizar o número de pontos cegos capazes de torná-lo vulnerável a furtos.

Exija o recibo em toda devolução de mercadorias.

Na maioria das vezes, o que os ladrões de lojas desejam não é o ítem furtado em si – mas o dinheiro que podem obter em troca dele. Eles podem furtar mercadorias da sua loja com o objetivo final de serem reembolsados ao devolvê-las. Ao exigir um recibo em todas as devoluções de mercadorias, você tornará mais difícil esse tipo de expediente.

Coloque mercadorias valiosas atrás do vidro.

Quanto menor o tamanho e mais caro for um ítem da sua loja, mais valioso ele será para o ladrão. Mercadorias valiosas como eletrônicos e ítens de joalheria devem ser exibidas em vitrines trancadas, sempre que possível. Se os consumidores desejarem vê-las mais de perto, um atendente poderá retirá-las para um exame assistido. Mantenha as chaves em um colar ou em um chaveiro o tempo todo. Se os seus funcionários deixarem a chave no mesmo lugar sobre o balcão ou em uma gaveta próxima ao caixa, por exemplo, isso será facilmente observado por um ladrão atento.

Leia mais:   Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: O Sucesso das Organizações

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?